Atualidade
SpeechCare, IDS e Aldeias Infantis SOS de Cabo Verde avançam com projeto ambicioso de educação inclusiva
SpeachCare e IDS vão formar 60 profissionais em Cabo Verde para ajudar, numa fase inicial, 18 crianças

A SpeechCare, o IDS e as Aldeias Infantis SOS de Cabo Verde iniciam este mês, nas ilhas de São Vicente e Santiago, um projeto de educação inclusiva. Numa primeira fase online e, depois, de forma presencial. A iniciativa vai formar cerca de 60 profissionais dos ramos educativo e de saúde na identificação de crianças com dificuldades de aprendizagem e no seu posterior acompanhamento. Além dos membros da Organização Não Governamental, o curso conta com funcionários de outras Organizações da Sociedade Civil e funcionários dos Ministérios de Educação e de Saúde de Cabo Verde, englobando professores, educadores, auxiliares, psicólogos e coordenadores de ação educativa.
Este projeto nasceu de um apelo feito pelas Aldeias Infantis SOS de Cabo Verde, no final de 2021, de atender às necessidades educativas especiais de 18 crianças e jovens. A SpeechCare e o IDS entraram em contato com as Aldeias e, logo nas primeiras reuniões, acordaram num projeto mais ambicioso. O objetivo era dar resposta, de forma consistente e com impacto de médio prazo, às necessidades educativas de um número exponencialmente maior de crianças, através do desenvolvimento de um programa especializado e abrangente de formação de profissionais, sob a coordenação de Nicole Agrela, Terapeuta da Fala da SpeechCare e Doutorada em Ciências da Cognição e da Linguagem.
A formação visa capacitar profissionais locais, que acompanham crianças em idade pré-escolar e escolar, nas escolas e autoridades públicas. Com um total de 20 horas, o programa foca-se na deteção precoce de crianças com dificuldades na aquisição das competências básicas de leitura e escrita, motivadas por dificuldades de fala, linguagem e comunicação. A realização de futuras edições, com o seu alargamento a mais entidades, permitirá um impacto social de médio-longo prazo, assim como o desenvolvimento de ferramentas de terapia da fala específicas para Cabo Verde.
As três entidades envolvidas agradecem à Câmara de Comércio do Luxemburgo e Cabo Verde e ao Tropics Group Lusófono pelo apoio à realização deste projeto. Para mais informações, consulte a página do projeto: https://www.speechcare.pt/speechcaresos .
A SpeechCare, fundada em 2008, é composta por uma equipa de 24 terapeutas da fala altamente especializados, trabalhando em contexto escolar em todo o território nacional, e em clínicas em Lisboa e no Porto. Tem protocolos com diversas instituições académicas nacionais e internacionais.
As Aldeias Infantis SOS de Cabo Verde têm a seu cargo mais de 200 crianças e jovens em Assomada e São Domingos, gerindo duas Casas de Acolhimento em Santa Cruz e no Tarrafal de Santigo, além de um Centro Social no Mindelo.
O IDS – Instituto de Desenvolvimento Social – é uma Escola Profissional inspirada na solidariedade e na inovação, com a missão de preparar os alunos para o mercado de trabalho, através de uma diversificada oferta formativa gratuita. Os cursos profissionais destinam-se a jovens que tenham concluído o 9º ano de escolaridade e contemplam áreas tão diversificadas como Intérprete Ator/Atriz, Técnico de Apoio à Gestão Desportiva, Técnico de Serviços Jurídicos e Animador Sociocultural.
Imagem: DR.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca