Connect with us

Atualidade

Solistas da Metropolitana contam “Estórias com Música”, de 23 a 26 de março

Published

on

Uma coisa é ler uma estória, outra é escutá-la. E quem não gosta de ouvir uma estória bem contada? É por isso que, lendas e narrativas, sempre as houve e haverá. Servem para transmitir saberes, preservar costumes, romper a imaginação e acrescentar mundos à existência. São, também, uma maneira de sonhar. Por vezes, parece que a música nos conta estórias. Foram estas experiências que inspiraram os Solistas da Metropolitana de Lisboa a apresentar, nesta temporada, uma série de concertos de música de câmara, em que as letras se juntam às colcheias.

Assim, no projeto “Estórias com Música”, pelos Solistas da Metropolitana, será apresentado o “Era uma vez uma conversa” [Sessões para escolas], no próximo dia 23 de março, às 10h30 e às 14h30, no Teatro Luís de Camões.

Interpretarão:

François-Joseph Gossec – Lento, do Quarteto Op. 15, Nº 4

Giuseppe Maria Cambini – Minuetto graciozo, do Quarteto Nº 4

Simoni Dall Croubelis – Andantino e angloise, do Quarteto em Ré Maior

Mario Tedesco – Andante e minuetto, do Quarteto Nº 4

Alain Louvier – Bach

Richard Philips – 3 Peças

Jean-René Combes-Damiens – A Fábula da Libélula

Christel Rayneau – 4 Estações no Jardim.

Com Janete Santos na flauta, narração e comentários;Ana Pereira, no violino; Joana Cipriano na viola; e Ana Cláudia Serrão, no violoncelo.

De igual modo, o “A História do Soldado” [Sessões para escolas], dia 24 de março, às 10h30 e 14h30, no Teatro Luís de Camões.

Interpretarão:

Igor Stravinsky – A História do Soldado (libreto de C. F. Ramuz).

Com José Teixeira na narração; Nuno Silva no clarinete; Lurdes Carneiro no fagote; Sérgio Charrinho no trompete; Rui Fernandes no trombone; Fernando Llopis na percussão; José Pereira no violino; e Vladimir Kouznetsov no contrabaixo.

Outra “estória” será a “O Carnaval dos Animais” [Sessões para famílias], dia 25 de março, às 11h30 e 16h30, no Teatro Luís de Camões, e dia 26 de março, às 16h00, na Igreja do Castelo, em Sesimbra (entrada livre).

Interpretarão:

Georges Bizet – Jogos de Crianças (transc. de G. Davies)

Camille Saint-Saëns – O Carnaval dos Animais (transc. de D. Bussik)

Com Nuno Inácio na flauta, narração e comentários; Carla Pereira no oboé; Jorge Camacho no clarinete; Rafaela Oliveira no fagote; e Jérôme Arnouf na trompa.

Por fim, o “Álbum para Crianças” [Sessões para famílias], dia 25 de março, às 16h00, na Igreja do Castelo (Sesimbra), com entrada livre, e dia 26 de março, às 11h30 e às 16h30, no Teatro Luís de Camões.

Interpretarão:

Piotr Ilyich Tchaikovsky – Álbum para Crianças (transc. para quarteto de cordas de L. Sauter).

Com Rui Campos Leitão na narração e comentários; Anzhela Akopyan e Daniela Radu nos violinos; Andrei Ratnikov na viola; e Tiago Mirra no violoncelo.

Imagem: OML.

Atualidade

Barcelos inaugura iluminações de Natal a 29 de novembro

Published

on

A cidade de Barcelos volta a vestir-se de cor e luz para as festas natalícias. Este ano, as iluminações são inauguradas no próximo dia 29, pelas 19 horas, mas antes, pelas 18h30, há um concerto com os “The Classic”, no Largo da Porta Nova, criando o ambiente perfeito para a contagem decrescente da “Magia de Natal”.

Destacadas, o ano passado, pela imprensa nacional, como uma das mais espetaculares ornamentações da época festiva, a Câmara Municipal volta a apostar na iluminação e decoração da cidade como grande motivo, não só da animação e diversão temática, como de atratividade à cidade, potenciando a economia local, nomeadamente o comércio tradicional.

Ao todo, o Município dá um colorido especial a ruas, praças e largos, privilegiando também alguns dos monumentos mais icónicos do Centro Histórico de Barcelos, entre os quais, a Ponte Medieval sobre o rio Cávado, a Casa da Azenha, o Paço dos Condes, os Paços do Concelho, a Torre Medieval e o Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz. 

As iluminações incidem sobre cerca de 50 locais distintos, dos quais onze ruas, dez largos e praças, seis rotundas e sete monumentos, a que se somam a Frente Ribeirinha, o Campo da Feira e o Parque da Cidade, um investimento que ronda os 170 mil euros.

Animação de Natal com dezenas de pontos de atração e divertimento

Além das iluminações de Natal, o mês de dezembro será preenchido com um diversificado e intenso programa de atividades, algumas delas que serão mesmo grandes novidades, casos do Túnel interativo “Castelo Mágico”, na Avenida da Liberdade, e o Túnel interativo no Campo 5 de Outubro. Além disso, o Mercado de Natal, este ano, desloca-se para a Alameda das Barrocas e terá Praça de Alimentação e Casa do Pai Natal.

Outra das novidades é a “Christmas with Friends”, festa temática com a participação de DJ’s.

Além disso, destacam-se concertos de Natal na cidade: na Igreja da Misericórdia (dia 6), no Templo do Senhor da Cruz (dia 15) e no Salão Nobre dos Paços do Concelho (dia 21).

Da restante programação, merece destaque a animação de rua com muitos mais motivos para que se deixe cativar pela Magia de Natal de Barcelos. Volta a haver o Carrossel Parisiense, desta feita no Largo Dr. José Novais, Trenó do Pai Natal, Charrete de Natal, Bola Interativa e Pinheiro ornamentado com 30 metros de altura, no Largo da Porta Nova. A tudo isto somam-se as exposições de presépios, com particular destaque para o Presépio a Sete Artes, patente na Sala Gótica dos Paços do Concelho, concertos musicais, recitais, espetáculos de dança, teatro e outras performances, desfile natalício motard, sessões de contos, workshops, programas educativos, concurso “Barcelos Doce”, e comboio de Natal pelas ruas da cidade.

E, quem quiser levar uma recordação temática, pode deslocar-se ao outro lado da ponte, em Barcelinhos, onde encontrará um espaço próprio para tirar fotografias.

Concertos Musicais e Rota de Presépios nas Freguesias

Voltando a descentralizar as atividades culturais natalícias, abrangendo o maior número de pessoas possível, a programação de Natal volta a contemplar concertos musicais em quatro freguesias: Chorente (dia 1), Alvito S. Martinho (dia 7), Rio Covo Santa Eulália (dia 14) e Durrães (dia 15).

E face ao sucesso do ano passado, volta a ser realizada a Rota dos Presépios, com visita aos presépios de diversas freguesias do concelho.

Imagem: CMB.

Continue Reading

Atualidade

“Valença Fortaleza de Chocolate” está a chegar

Published

on

A “Valença Fortaleza de Chocolate” está de regresso, entre 29 de novembro e 8 de dezembro, recheada de doces tentações, com a marca Chocolate.

Showcookings, oficinas de chocokids, delícias de chocolate e muita animação itinerante permanente prometem transformar Valença no destino mais doce da Península Ibérica, este Natal.

Dez dias para encantar e deliciar os visitantes numa feira mostra dedicada, em exclusivo, à degustação e compra de produtos à base de chocolate, apresentados de tantas formas.

O certame regressa, num formato cheio de novidades, como feira/mostra com a presença de doceiros, pasteleiros, produtores de chocolate e chocolatiers portugueses e espanhóis.

Cascatas, fondues, crepes, waffles, farturas, brigadeiros, trufas, bombons, torrões, espetadas de fruta, bombocas, ginjinhas e tantos outros produtos para se encantar, deliciar e perder de amores em Valença, sempre com a marca Chocolate.

O certame abre sexta-Feira, 29 de novembro, às 16h00 e estará aberto até às 20h00. Entre sábado, 30 de novembro e domingo 8 de dezembro podem visitar a feira entre as 10h00 e as 20h00.

Praça da República, Largo do Governo Militar, Baluarte do Faro e Largo do Bom Jesus serão os espaços da zona histórica que vão acolher o evento.

“Fortaleza de Chocolate” insere-se na programação de Natal promovida pela Câmara Municipal que arranca, em Valença, a 29 de novembro e prolonga-se até às festividades dos Reis, a 5 de janeiro.

Imagem: CMV.

Continue Reading

Atualidade

Plano de Pormenor do novo Centro Hospitalar de Barcelos já está em discussão pública

Published

on

Entrou, esta terça-feira, em discussão pública o Plano de Pormenor do novo Centro Hospitalar de Barcelos, cujo objetivo primordial é criar as condições de ordenamento territorial que viabilizem a criação deste importante equipamento de saúde.

O Plano agora em discussão pública – Plano Pormenor 1 – diz respeito à área nascente da UOPG – Unidade Operativa de Planeamento e Gestão – desde a Estrada Regional 204 (ER 204) até à linha que define a diretriz da futura via alternativa àquela estrada.

Os interessados podem consultar toda a documentação, que diz respeito a este processo, no site oficial do Município ou, presencialmente, na DPGU – Casa do Rio, tendo até 31 de dezembro para o fazer.

De acordo com o Regulamento do PDM, esta Unidade Operativa tem por objetivo “proporcionar a implantação do Centro Hospitalar e respetivas acessibilidades, fazendo a articulação da rotunda da “fonte cibernética” com a rotunda do estádio e o estabelecimento de um “corredor verde”, elemento que deverá integrar o futuro parque urbano da cidade. O terreno restante, incluindo o que possa sobrar da implantação do Centro Hospitalar, será urbanizado na categoria de “espaço central III”, a nascente do corredor verde, e na categoria de “espaço residencial nível I”, a poente do corredor verde.

A elaboração do Plano de Pormenor do Centro Hospitalar de Barcelos orientou-se por grandes princípios gerais, o primeiro dos quais é  “definir o desenho urbano estruturante desta área tendo em atenção as acessibilidades, as características da envolvente do território, as necessidades de afetação de áreas destinadas a espaços verdes e de utilização coletiva, a equipamentos de utilização coletiva e arruamentos, com vista ao desenvolvimento urbano qualificado e articulado como um equipamento estruturante na cidade de Barcelos”. O segundo princípio visa “estabelecer, para além do cumprimento dos parâmetros de edificabilidade prevista pelo PDM, as demais disposições normativas consideradas necessárias para a adequada ocupação e transformação destes espaços”. Finalmente, o objetivo final é “assegurar a cativação da área necessária para a construção de um Centro Hospitalar e respetivos acessos, estimada em cerca de 10 hectares, através da sua consideração com áreas de cedência devidas pelas operações urbanísticas que concretizarão o Plano de Pormenor.

Caracterização da Área do Plano

A área disciplinada pelo Plano de Pormenor do Centro Hospitalar de Barcelos, com uma área de cerca de 31 ha (46% total da UOPG), é uma área praticamente não edificada contígua à malha urbana da zona norte da cidade de Barcelos. Distribui-se por duas freguesias, Abade de Neiva e União de Freguesias de Barcelos, Vila Boa e Vila Frescainha (S. Martinho e S. Pedro).

As características físicas do terreno adequam-se aos objetivos pretendidos, visto que este possui área suficiente para a instalação do Centro Hospitalar e respetivas acessibilidades, apresenta um declive máximo na ordem dos 4% e nele não se verifica sombreamento natural ou edificado.

Execução do Plano

O principal objetivo do presente plano é o de estabelecer um correto ordenamento urbanístico da área envolvente do recinto destinado ao novo Centro Hospitalar de Barcelos (equipamento da responsabilidade do Ministério da Saúde), procurando na medida do possível integrar a obtenção dos terrenos necessários à implantação daquele equipamento estruturante nos mecanismos de cedências gratuitas aplicáveis às operações urbanísticas a desenvolver pelos particulares envolvidos.

Foto: DR.

Continue Reading

Mais lidas