Connect with us

Atualidade

Sintra: Sete detidos em operação conjunta

Mais ocorrências

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Sintra, no dia 22 de fevereiro, levou a cabo uma operação conjunta com a Polícia Judiciária, que resultou na detenção de sete indivíduos, com idades entre os 19 e os 30 anos de idade, por serem suspeitos da prática de crimes de roubo, burlas informáticas e contrafação de cartões bancários.

A operação teve origem em dois inquéritos distintos, mas com alvos em comum pelo que foi coordenada uma operação conjunta para a realização de mandados de busca domiciliária e mandados de detenção na mesma data.

Os três detidos pela PSP foram indiciados pela prática de cinco crimes de roubo, um crime de abuso de cartão de garantia, dispositivo e dados de pagamento e um crime de falsidade informática.

No decorrer das buscas domiciliárias, foram apreendidos diversos artigos de interesse para os autos diretamente relacionados com os roubos e, ainda, uma caçadeira de canos serrados a qual constava como furtada, um sabre com 48.5 cm de lâmina, um bastão extensível em metal e 14 cartuchos de 12 mm, dos quais dois já se encontravam deflagrados [ndr: foto de destaque].

Os arguidos, detidos já com antecedentes criminais por crimes idênticos, foram presentes no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Oeste, Núcleo de Sintra, para 1º Interrogatório Judicial, tendo sido aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.

Os quatro detidos pela Polícia Judiciária foram indiciados pela prática de vários crimes de abuso de cartão de garantia ou de cartão, dispositivo ou dados de pagamento, falsidade informática e branqueamento foram igualmente presentes a primeiro interrogatório judicial no DIAP de Lisboa tendo sido, igualmente, aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.

Mais ocorrências

A 2ª Divisão Policial, no dia 27 de fevereiro, a PSP acolheu, nas instalações da esquadra do Campo Grande, um canídeo localizado por uma transeunte na zona de Alvalade.

De imediato, os Polícias efetuaram diligências com intuito de apurar a identificação do animal, bem como do respetivo dono, recorrendo a leitor de microchip. O canídeo encontrava-se devidamente registado, sendo possível apurar que a dona residia na zona da Pontinha.

Cerca de 30 minutos após o alerta, compareceu na esquadra a dona do canídeo, que atestou a sua identidade e apresentou a documentação do mesmo, informando que o animal havia desaparecido na sua zona de residência.

A PSP dispõe de leitores de microchip que permitem apurar a identificação de animais perdidos, procurando desta forma melhor servir a comunidade.

A Divisão de Segurança a Transportes Públicos, no dia 27 de fevereiro, pelas 17h40, na freguesia do Lumiar, procedeu à detenção de uma mulher, com 56 anos, por ser suspeita da prática do crime de desobediência.

Os Polícias, de serviço na estação do Campo Grande do Metropolitano de Lisboa, avistaram a suspeita no interior daquela estação, a efetuar a venda de cachecóis.

Após ser abordada, foi questionada se teria licença para exercer aquela atividade comercial ou se efetuou apresentação de mera comunicação ao “Balcão empreendedor”, respondendo aquela negativamente.

Uma vez solicitado documento de identificação, para elaboração do auto de contraordenação e informada sobre os procedimentos para a venda ambulante, bem como que o material iria ser apreendido, a suspeita alterou o respetivo comportamento, ficando agressiva e visivelmente transtornada, recusando entregar os bens apreendidos.

Perante tal comportamento, a suspeita foi advertida, por diversas vezes, para cessar tal conduta, não acatando a ordem dada pelos Polícias, motivo pelo qual lhe foi dada voz de detenção.

Foi levantado o respetivo auto de contraordenação por venda ambulante e apreendidos 37 cachecóis.

A detida foi notificada para comparecer em Tribunal.

Foto: PSP.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

“Via Alternativa” traz Hip-Hop e Drum’n’Bass ao centro histórico de Viana do Castelo

Publicado

on

No próximo dia 22 de junho, sábado, Viana do Castelo vai receber o “Via Alternativa”, um encontro músico-cultural único que terá lugar na Praça da República e promete uma experiência inovadora, reunindo duas culturas vibrantes, o Hip-Hop e o Drum’n’Bass.

Das 14h30 às 03h00 da manhã, a Praça da República será palco de uma série de atividades emocionantes, incluindo workshops de produção, conferências e sessões de autógrafos, batalhas de rap, concertos de hip-hop e DJ Set de Drum&Bass.

Nos Workshops de Produção a proposta é para que o público aprenda as técnicas e segredos da produção musical com profissionais da área. Nas Conferências e Sessões de Autógrafos, a ideia passa por permitir ao público a interação com os artistas, conseguindo autógrafos exclusivos.

Nas Batalhas de Rap, o convite é para que participe ou assista a intensas batalhas de rap que destacarão talentos emergentes. Já nos Concertos de Hip-Hop e DJ Set de Drum&Bass, desfrute de atuações ao vivo que combinarão ritmos e estilos de maneira única.

As inscrições para participar nas batalhas de rap estão abertas até ao dia 16 de junho no site oficial da Câmara Municipal de Viana do Castelo. Inscrições aqui: https://www.cm-viana-castelo.pt/via-alternativa-batalhas/

O programa arranca pelas 14h30, com Conferência HipHop, Workshops de Produção HipHop e Sessão de Autógrafos no 1º Piso dos Antigos Paços do Concelho.
O programa inclui uma conferência esclarecedora sobre a cultura HipHop e o Drum&Bass, seguida de workshops envolventes sobre técnicas de produção.

Das 16h30 às 19h00 acontecem as Eliminatórias das Batalhas. A partir das 21h15, atuação de Di Ponti, artista vianense que promete contagiar o público ao som do seu mais recente trabalho.

Às 22h10, arranca a Semifinal, seguida de Final das Batalhas. Às 23h10, atuação de NTS, o rei do improviso RAP em Portugal, que atua pela primeira vez em Viana do Castelo.

Pelas 00h15, Levi Roses DJ Set (Drum&Bass), seguido de FatCap DJ Set (Drum&Bass), à 1h30, DJ e produtor natural de Viana do Castelo que irá fechar esta primeira edição do Via Alternativa.

Imagem: CMVC.

Continuar a ler

Atualidade

PSP recolhe cegonha ferida em Leiria

Publicado

on

O Comando Distrital de Leiria da PSP, através da Esquadra de Marrazes, recolheu, ao final da tarde de terça-feira, uma cegonha que se encontrava ferida.

A cegonha foi avistada a deambular num terreno agrícola, na localidade de Sismarias, Marrazes, por uma cidadã que, depois de se aproximar da ave, verificou que esta apresentava um ferimento na asa direita, o que, possivelmente, a impediria de voar, motivo pelo qual decidiu dar o alerta para o Centro de Comando e Controlo da Polícia de Segurança Pública de Leiria.

Depois da recolha, a cegonha foi transportada por uma equipa da Brigada de Proteção Ambiental (BriPA) da PSP de Leiria para o Centro de Interpretação das Serras de Aire e Candeeiros, em Porto de Mós, de onde seguirá para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Montejunto para que possa ser reabilitada e posteriormente colocada novamente em liberdade.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Surfista biamputado e campeão mundial de triatlo visita Lagos

Brasileiro Pauê perdeu as duas pernas aos 18 anos, numa linha de comboio. Fará uma palestra gratuita e workshop na praia de Porto de Mós no dia 17 de junho

Publicado

on

No dia 8 de junho de 2000, o brasileiro Pauê sofreu um grave acidente numa linha de comboio desativada em São Vicente, Brasil. Era um percurso que fazia quase diariamente. Tinha, na altura, 18 anos e perdeu as duas pernas. Hoje, com 41 anos, é um exemplo de superação e o único surfista biamputado do mundo, tendo sido campeão mundial de triatlo (natação, ciclismo e corrida). Licenciado em Fisioterapia, já realizou mais de 2000 palestras, nas quais relata o seu percurso, fazendo uma correlação com o dia a dia das pessoas, levando mensagens de otimismo, motivação, adaptação, determinação, coragem, gestão de dificuldades e superação.

Na próxima segunda-feira, 17 de junho, pelas 10h00, estará em Lagos, na praia de Porto de Mós, para uma palestra aberta ao público e workshop de surf. O objetivo é contar a sua história a alunos de várias escolas de surf do concelho, assim como à população em geral, e explicar como o surf salvou a sua vida e foi determinante no processo de recuperação e reintegração social. A ação, organizada pela autarquia lacobrigense, é aberta ao público de todas as idades e visa reforçar a ligação de Lagos à modalidade surf e à importância dos temas da inclusão social, desporto jovem e superação.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas