Connect with us

Atualidade

Sintra é palco do melhor cinema do LEFFEST

Publicado

on

La Caja”, “Unclenching the Fists”, “Gato Preto, Gato Branco”, “Happy Hour – Hora Feliz” e “Abraça-me com Força” são os filmes que o Centro Cultural Olga Cadaval irá exibir no dia 18 de novembro, inseridos na programação do LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival.

Inseridos na Seleção Oficial – Em Competição do festival, “La Caja”, de Lorenzo Vigas, e “Unclenching the Fists”, de Kira Kovalenko, serão apresentados pelas 10h00 e 12h00, respetivamente.

Em “La Caja”, um jovem mexicano, viaja para recolher os restos mortais do pai, encontrado numa vala comum na paisagem deserta do norte do México. No regresso a casa, um encontro inesperado com Mário (Hernán Mendoza), um homem semelhante ao seu pai, devolve esperança ao jovem, que insiste em não o abandonar. O encontro será o início de uma aventura envolta em dilemas morais, dando forma a uma denúncia política das condições em que decorrem as práticas laborais na América Latina.

Já em “Unclenching the Fists”, Ada, uma das muitas vítimas do cerco escolar de 2004 em Beslan, levado a cabo por chechenos que exigiam a retirada da Rússia do seu país, é mantida numa redoma sob o controlo excessivo do pai Zaur.

Durante a tarde, pelas 15h00, o LEFFEST celebra a Cultura Rom com o filme “Gato Preto, Gato Branco”, de Emir Kusturica.

Esta é a história de um grupo de ciganos que vive junto ao rio Danúbio. Matko, o Cigano, vive de pequenos negócios obscuros com os russos. O seu primeiro trabalho é desviar um comboio que transporta gasolina de Belgrado para a Turquia. Para conseguir montar a operação, pede dinheiro a Dadan, o padrinho da comunidade. A sabotagem corre mal e, agora, Matko não tem dinheiro para pagar a sua dívida – a solução é aceitar o casamento entre o seu filho e a irmã do padrinho.

Happy Hour – Hora Feliz”, de Ryûsuke Hamaguchi, regressa a Sintra às 18h00, enquadrado nas Homenagens e Retrospetivas realizadas ao cineasta.

Akari, Sakurako, Fumi e Jun, quatro amigas de longa data, acreditam poder confiar umas nas outras. Quando Jun se divorcia e desaparece inexplicavelmente, as restantes – que até aí se julgavam felizes nos seus casamentos – começam a questionar as suas próprias vidas.

Por fim, será apresentado, pelas 21h30, “Abraça-me com Força”, de Mathieu Amalric, inserido na Seleção Oficial – Fora de Competição.

Adaptação da peça de teatro “Je Reviens de loin”, de Claudine Galea, “Abraça-me com Força” apresenta-nos a misteriosa de Clarisse, uma mulher que aparenta estar a debater-se com a ideia de abandonar o marido e os filhos. O que terá levado Clarisse a deixar a família? O que terá acontecido com a família depois desse momento? Estamos perante memórias, projeções ou vivências? O filme adensa todas estas dúvidas numa vertiginosa estrutura narrativa mergulhada num abismo de espectros, efeitos telescópicos, ecos, sobreposições, flashbacks e flashfowards. Envolto em melancolia, “Abraça-me com Força” desvela-se num melodrama sobre a perda, cuja natureza incompreensível e, por vezes, alucinante, encontra na imaginação e na memória a única possibilidade de luto, de compreensão e de superação.

O melhor da sétima arte está em Sintra com o LEFFEST – Lisbon & Sintra Film, até 21 de novembro, este ano com destaque pela celebração da Cultura Rom em todas as suas expressões artísticas.

Foto: DR.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas