Atualidade
Sintra apresenta programas direcionados à comunidade educativa

A Câmara Municipal de Sintra apresentou os programas e iniciativas municipais dirigidas às escolas da rede pública na reunião do Conselho Municipal de Educação de Sintra, realizada esta terça-feira.
A reunião teve lugar no Centro Cultural Olga Cadaval e contou com a presença do presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, que começou por assinalar que “é impossível falar em educação do presente e do futuro sem que os principais agentes vivam em estabilidade e serenidade e possam dedicar-se na plenitude das suas competências ao ensino, sendo por certo que esse é um trabalho essencial para o nosso país”.
“É na educação e no património cultural que o fundamento da nacionalidade se encontra e deve perdurar, é aquilo que nos distingue de outros países e comunidades, por isso a prioridade desta autarquia em criar projetos e iniciativas que desenvolvam uma educação cada vez mais sólida e enriquecedora”, referiu Basílio Horta”.
Para o presente ano letivo a autarquia preparou um conjunto de programas dirigidos à comunidade educativa na área da prática educativa e das competências socioemocionais, assentes em sete eixos: qualificação e inovação; cidadania e participação; inclusão; ciência, ambiente e sustentabilidade; saúde, desporto e bem-estar; cultura e artes.
O primeiro eixo, qualidade e inovação, tem como objetivo combater o abandono escolar e a saída precoce do sistema educativo, e para realizar esta medida serão tomadas medidas de apoio à diversidade da oferta formativa e divulgação da oferta educativa, através da Mostra de Oferta Educativa do concelho. Ao mesmo tempo a Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra, o Centro Qualifica do Município de Sintra, a Escola Segunda Oportunidade e o Curso de Projetos de Excelência de Sintra, são outras iniciativas municipais.
No âmbito da cidadania e participação, as sessões da Assembleia Municipal Jovem estarão de regresso, após a sua interrupção devido à pandemia por COVID-19. Simultaneamente, ao longo do ano será desenvolvido o projeto da Academia de Líderes Ubunto, o Programa de Capacitação das Associações de Estudantes do Ensino Secundário de Sintra, o Programa de Voluntariado Sintra Jovem, o Fórum das Juventudes de Sintra e atividades na rede de equipamentos lúdicos municipais.
No que concerne à inclusão, será dado apoio às práticas educativas com caráter inovador e à implementação de centros de aprendizagem, de forma a criar condições para a concretização de uma escola cada vez mais inclusiva e equitativa. No que diz respeito a esta temática, será ainda dado seguimento aos Projetos Sintra Inclui+ e Sala XS.
Nas áreas da ciência, ambiente e sustentabilidade, as iniciativas Sintra Edugreen Steam, Projeto Eco-Escolas, Sintra Ambiquiz, Kids Dive, Peixes Nativos, Escola da Floresta Bloom, Forest Flow e Mãos na Serra, continuarão a ser desenvolvidas junto da comunidade escolar. Já o Programa Cientista regressa a Sintra e será desenvolvido em cinco estabelecimentos de ensino da rede pública do concelho, ao mesmo tempo que será concedido apoio à promoção das ciências experimentais e educação aeroespacial.
Dentro das iniciativas relativas à saúde, desporto e bem-estar, além do apoio da autarquia ao desporto escolar, será dado seguimento ao Projeto Sintra Cresce Saudável, com formação de professores e desenvolvido as iniciativas “Aprende os 3C’s – Salva uma Vida”, “O Teu Clube vai à Tua Escola”, “Super Quinas”, o Programa de Desenvolvimento da Natação e o Plano Municipal de Promoção da Utilização da Bicicleta.
O último eixo diz respeito à cultura e artes, no qual a autarquia de Sintra tem apostado numa oferta pedagógica alargada, com a realização de diversas atividades gratuitas nas suas Bibliotecas e Museus Municipais, que visam a valorização do livro, da leitura e do património.
Adicionalmente, serão levadas a cabo outras iniciativas ao longo deste ano letivo, nomeadamente “O Museu Mora Aqui e Agora e o Futuro Que Lá Mora”, “D. Fernando vai à Escola”, Reino de Natal 2023, Orquestras Escolares de Sintra, animação do livro e da leitura, “SIgn On! Concurso de Talentos de Canto”, e ainda o desenvolvimento de atividades relativas ao cinema e à produção teatrais.
O Conselho Municipal de Educação de Sintra é um órgão consultivo, que tem como objetivo promover, a nível municipal, a participação de várias entidades representativas da comunidade educativa, em questões de âmbito da política educativa de Sintra.
Foto: CMS.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca