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Serial Killers: Fascínio e Repulsa moldados pela Cultura Popular

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Dos sombrios becos de Whitechapel, onde Jack, o Estripador, aterrorizou Londres, até às mentes perturbadas de figuras como Ted Bundy e Jeffrey Dahmer, serial killers têm deixado uma macabra e duradoura marca nas crónicas criminais. Os seus atos cruéis, histórias sombrias e comportamento aparentemente incompreensível têm hipnotizado e revoltado o público em todo o mundo. Devo admitir, como criadora de um podcast de true crime, que me sinto compelida a explorar este obscuro fascínio, não apenas pela forma como molda as histórias que contamos, mas também pelo seu impacto na perceção do crime pela minha audiência.

Este fenómeno do fascínio pelos serial killers é como um íman irresistível que nos atrai. Muitos de nós, ávidos por desvendar mistérios, passam horas em frente aos ecrãs, devorando documentários, mergulhando em livros e debatendo acaloradamente os detalhes sórdidos dos crimes cometidos por estes indivíduos. É uma atração ambivalente, onde a repulsa e o medo coexistem com uma curiosidade intensa. É precisamente nesse turbilhão de emoções que reside o ponto de partida desta análise.

A busca pelo entendimento do inimaginável é uma das razões que nos impelem a explorar estes recantos sombrios da psicologia humana. Serial killers, de alguma forma, desafiam as nossas perceções convencionais sobre o que significa ser humano. Como pode alguém cometer atos tão cruéis e desumanos de forma tão sistemática? Esta questão conduz-nos a uma viagem profunda na psicologia dos assassinos em série, nas suas motivações desprezíveis e nas mentes que aparentemente habitam em abismos sem fim. Trata-se quase de uma tentativa desesperada de trazer alguma ordem ao caos.

A representação dos serial killers na cultura popular desempenha, inegavelmente, um papel crucial. Filmes, séries de TV, livros e podcasts muitas vezes pintam esses criminosos como anti-heróis complexos, romantizando e glorificando os seus atos. Este retrato distorcido pode, inadvertidamente, levar alguns a admirar ou até mesmo idolatrar esses assassinos, o que, cada vez mais, tem vindo a tornar-se um fenómeno profundamente alarmante. No entanto, é imperativo lembrar que as verdadeiras narrativas trágicas pertencem às vítimas e não aos agressores.

Este fenómeno transcende o mero entretenimento. Ele molda a nossa compreensão do crime e da justiça, mas devemos manter em mente que a realidade é, muitas vezes, muito diferente do que é retratado nos filmes e séries. Os casos de serial killers podem tornar-se estudos de caso para profissionais das áreas de psicologia, criminologia e investigação criminal, como foi brilhantemente retratado na série “Mindhunter” da Netflix. No entanto, também podem distorcer a nossa perceção da realidade, fazendo-nos acreditar que o perigo espreita a cada esquina, o que não corresponde à verdade, especialmente no nosso país, onde os casos de serial killing são raros.

Portanto, é essencial que as pessoas, especialmente os jovens, entendam a diferença entre o fascínio saudável pelo crime verdadeiro e a glorificação dos criminosos. Devemos abordar esta fascinação com responsabilidade, usando-a como uma oportunidade para aprender mais sobre a natureza humana, o funcionamento do sistema de justiça e a importância de proteger os mais vulneráveis na nossa sociedade.

Serial killers continuarão a ser figuras proeminentes na cultura popular, mas é imprescindível lembrar que são assassinos que causaram inimaginável sofrimento. O nosso fascínio por eles deve ser uma busca pela compreensão, não uma celebração do mal. Ao mantermos este equilíbrio, podemos assegurar que a nossa sociedade continua a aprender e a evoluir, em vez de se perder nas sombras do crime e da violência.

Por: Diana Domingues (Criadora de Conteúdos).

Imagem: ORIGAMI CORPORATE.

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Câmara de Barcelos inaugura troço urbano da Ecovia

Centenas de pessoas participaram na caminhada

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“A inauguração deste troço urbano da Ecovia do Cávado, em Barcelos, representa um marco muito significativo no desenvolvimento sustentável da cidade, um marco que inicia uma nova relação entre os munícipes e o ambiente natural”. Foi assim que o Presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, se expressou no ato inaugural do Troço Urbano da Ecovia do Cávado, que se desenvolve num percurso de 2.300 metros, entre a Ponte Ferroviária e o lugar de Souto dos Burros, na margem esquerda do rio.

Perante centenas de pessoas, que se reuniram no átrio da sede da Junta de Barcelinhos (e que depois participaram na caminhada pela ecovia), Mário Constantino Lopes vincou a sua satisfação por “cumprir mais um compromisso eleitoral”, salientando que “esta obra faz parte de um plano muito mais alargado de valorização do Rio Cávado e da dinamização das suas Frentes Ribeirinhas”. O autarca evidenciou que o objetivo do Município é, através do desenvolvimento do MasterPlan, “aproximar as pessoas do rio, potenciar a fruição das margens e dos futuros parques fluviais, incentivar o recreio, o lazer, o convívio e a atividade física”, tendo, para esse efeito comprado já os terrenos dos Norton e dos Vessadas. No horizonte, estão os projetos que farão ligar este troço urbano da ecovia aos concelhos de Esposende e de Braga.

O presidente aproveitou a ocasião para agradecer o trabalho e a colaboração de várias entidades e pessoas, entre os quais o autor do projeto, a APA – Agência Portuguesa do Ambiente e os serviços municipais.

Ministro José Manuel Fernandes saúda trabalho da Câmara Municipal

Convidado para presidir à inauguração oficial da ecovia urbana de Barcelos, o ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, deixou palavras elogiosas ao “trabalho que o presidente da Câmara tem feito à frente dos destinos do concelho”, sublinhando a “ação competente e a visão do Município no desenvolvimento do concelho”, através da potenciação dos recursos naturais do território. O governante acentuou o trabalho que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) tem efetuado, apelando à rapidez processual e à desburocratização de procedimentos.

Fazendo alusão aos recursos naturais, ao ambiente e à agricultura, José Manuel Fernandes vincou a importância desta trilogia no desenvolvimento sustentado da economia, da potenciação dos recursos paisagísticos e do aproveitamento para atividades de lazer e desporto ao ar livre.

Antes destas intervenções, o Presidente da Junta de Barcelinhos, José Rui Peixoto, deu as boas-vindas a todos os participantes, e fez questão de agradecer ao município pela execução de uma obra tão importante, não só para Barcelinhos como para todo o Concelho.

Logo após o autor do projeto, arquiteto Bruno Costa, apresentou as especificidades da ecovia de Barcelos, sendo complementado pelo presidente da APA – Agência Portuguesa do Ambiente, Eng. Pimenta Machado, que salientou a importância de, no médio prazo, a ecovia fazer a “ligação do mar até ao Gerês”. Sublinhado que o trabalho que a Câmara de Barcelos está a fazer é muito importante para “voltar a cidade para o rio”, aquele responsável deixou a promessa de que a APA está e vai continuar a colaborar com o Município de Barcelos, no projeto de requalificação das frentes ribeirinhas e parques fluviais.

Troço Urbano da Ecovia do Cávado

Desenvolve-se entre a Ponte de Ferro (a montante da ponte medieval) e o lugar do Souto dos Burros, num troço de 2.300 metros. A obra teve um custo de 1 milhão e 278 mil euros, sendo financiada pelo FEDER no valor de 827 mil euros.

O troço agora inaugurado desenvolve-se na margem esquerda do rio e insere-se no projeto “Ecovia do Rio Cávado entre Fornelos e Pousa”, que depois de concluído terá numa extensão de mais de 22 quilómetros. Faz parte de um projeto mais global que após estar completamente executado ligará o litoral (Esposende) ao Parque nacional da Peneda Gerês.

Este tipo de intervenções visam a promoção de estratégias de baixo teor de carbono para todos os tipos de territórios, nomeadamente as zonas urbanas, incluindo a promoção da mobilidade urbana multimodal sustentável e medidas de adaptação relevantes para uma mobilidade sustentável.

Foto: CMB.

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Barcelos recebe gala dos Prémios do Teatro Amador Europeu

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A gala dedicada às artes cénicas promete trazer o melhor do teatro amador europeu a Portugal. A entrega dos galardões decorre este sábado, 29 de março, pelas 21h30, no Theatro Gil Vicente, em Barcelos, e contará, com o espetáculo de teatro internacional, a ‘A Felicidade Roubada’ da companhia Malanka Theater, vinda da Ucrânia, além da festa dos premiados em três categorias: Melhor Texto Original, Melhor Projeto Artístico e Melhores Causas Teatrais.

As estatuetas do busto de Gil Vicente, esculpidas pelo conhecido artista barcelense Joaquim Esteves, serão atribuídas pelo Teatro de Balugas, naquela que será a primeira edição dos prémios, afirmando o diretor da companhia, Cândido Sobreiro, que “esta cerimónia foi especialmente criada para celebrar a originalidade, a criatividade e o compromisso no teatro amador na Europa”.

Os bilhetes estão à venda em https://gilvicente.bol.pt/ ou na bilheteira do teatro em Barcelos.

Imagem: DR.

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Cascais e Sintra: Quatro detidos pelos crimes de ofensas à integridade física qualificada e dois por tráfico de estupefacientes

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O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Cascais, no dia 19 de março, pelas 07h00, na sequência de uma investigação relacionada com a prática de um crime de ofensas à integridade física qualificada, nos concelhos de Cascais e Sintra, deu cumprimento a cinco Mandados de Busca e apreensão domiciliária e deteve através de Mandados de Detenção fora de flagrante delito emitidos por Autoridade Judiciária, quatro homens, com idades compreendidas entre 17 e 19 anos de idade.

A investigação realizada pela PSP abrangeu um inquérito, dirigido pelo Ministério Público de Cascais, da Comarca de Lisboa Oeste, referente a um crime de ofensas à integridade física qualificada e de um crime de gravações e fotografias ilícitas, praticados no dia 20 de dezembro, junto de um estabelecimento de ensino, no concelho de Cascais.

As ofensas provocadas e que revelaram especial censurabilidade e perversidade, tiveram como vítima um jovem menor de 14 anos, por este ter partilhado um story no seu perfil de uma rede social, que era acompanhada com uma música com letra de teor negativo entre residentes de bairros do concelho.

A vítima foi agredida com socos na face, pontapés na barriga e vários pontapés por todo o corpo, atingindo-o principalmente na cabeça, face e tronco, fazendo com que o mesmo perdesse a consciência. Um dos suspeitos, com recurso ao seu telemóvel gravou um vídeo do episódio de todas as agressões provocadas à vítima.

Na sequência das agressões, a vítima foi transportada de urgência para o Hospital de Cascais, onde ficou internado, sendo depois transferido para o Hospital São Francisco Xavier, onde foi sujeito a cirurgia ao nariz.

Os suspeitos provocaram, ainda, à vítima vários hematomas e equimoses, especialmente na face, bem como uma fratura dos ossos próprios do nariz e da apófise frontal esquerda, várias fraturas no maxilar esquerdo e fratura dos dois dentes frontais.

Das buscas domiciliárias realizadas, apreenderam-se seis telemóveis e uma catana de grandes dimensões, com 46 cm de lâmina. Do exame pericial aos telemóveis apreendidos, logrou-se recolher o vídeo do episódio de todas as agressões provocadas à vítima.

No decurso das buscas efetivadas, procedeu-se ainda à detenção de dois homens de 29 e 49 anos, por serem suspeitos da prática do crime de tráfico de estupefacientes, os quais tinham na sua posse 358,34 doses individuais de haxixe; e 149,20 doses individuais de cocaína.

“Com as detenções realizadas, a PSP visou não só a obtenção de meios de prova, mas não menos importante, devolver e fomentar o sentimento de tranquilidade e segurança pública ao Concelho de Cascais”, referiu a força policial.

Os detidos foram presentes em 1.º interrogatório judicial de arguido detido no Tribunal de Instrução Criminal de Cascais, sendo aplicada a medida de coação de prisão preventiva a dois deles e de proibições e imposições aos outros dois.

No que concerne aos detidos por tráfico de estupefacientes, os mesmos ficaram com a medida de coação de apresentações periódicas.

Foto: PSP.

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