Connect with us

Atualidade

Qualifica 2023 em contagem decrescente: espera-se que 30 mil estudantes visitem a Exponor para criarem futuro

Publicado

on

Sabendo que grande parte das profissões que vão existir daqui a dez anos ainda não foram inventadas, “Create the Future” vai servir de mote para a 14ª edição da Qualifica – Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego, a decorrer entre 1 e 4 de março, na Exponor. Nestes 4 dias, a organização espera receber cerca de 30 mil estudantes, de norte a sul do país, para um contacto direto com o futuro, as novas profissões e as exigências dos ecossistemas escolar e profissional.

“As novas tendências do ensino e do emprego aparecem fortemente marcadas pela tecnologia e inovação, a Qualifica, este ano, regista também a crescente importância da internacionalização, tanto do ensino como das carreiras, do empreendedorismo, bem como do e-learning e novos modelos de trabalho”, afirma Amélia Estevão, diretora de marketing da Exponor.

A 14ª edição da Qualifica vai contar com mais de 140 expositores, divididos por várias áreas, que representarão o panorama atual do país, das quais destacamos: “Espaço Ensino”, “Arena Create the Future” e o “Espaço Institucional”. O “Espaço Ensino” recebe, ano após ano, um dos maiores destaques da Qualifica, uma vez que arrecada a missão de apresentar a oferta formativa aos seus visitantes. Deste leque fazem parte variadas opções de norte a sul do país, entre escolas e centros profissionais, Cursos Superiores, Mestrados e Pós-Graduações. A internacionalização do ensino também está muito evidente este ano e, para Amélia Estevão, não há dúvidas que “a geração atual se move por um forte espírito aventureiro e globalizado, que desafia os jovens a estudar e trabalhar no estrangeiro. Tendencialmente, a aventura fora de Portugal começa após o secundário e temos esta tendência bem evidente na feira, através da presença de agências educativas que apoiam todo o processo de partida”.  É o caso da Agência Nacional Erasmus, EF Education First, Information Planet e Next Level, entre outras entidades presentes.

A “Arena Create the Future” alia-se ao tema da Feira para proporcionar momentos dinâmicos e experiências. Neste espaço, a promessa é a de criação de memórias, através de atividades que promovam o talento, sempre em aliança com a projeção das empresas envolventes. Fotografia e vídeo, design, dança e atividades desportivas são algumas das ofertas que demonstram que refletir sobre o futuro pode ser divertido.

Outra das áreas da Feira é o “Espaço Institucional”, que se destina à participação de entidades oficiais e institucionais que na génese do seu trabalho apresentam um esforço no que toca à educação e qualificação. Na 14ª edição, confirma-se a presença da Direção Geral de Educação (DGE), Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), Turismo de Portugal e Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), entre outras.

A Qualifica não se destina apenas ao público mais jovem. Familiares, educadores e professores merecem também destaque numa edição que debate os esforços do futuro. Assim, vão realizar-se atividades em simultâneo, fomentando a reflexão sobre um tema tão importante na sociedade, sob iniciativa da Associação Empresarial de Portugal (AEP), um dos principais parceiros da Exponor. Neste contexto, vai realizar-se, no dia 1 de março, uma Conferência subordinada ao tema “Que talentos para as empresas de hoje e do amanhã – Reskilling and Upskilling“. Paralelo à Feira, mas em linha com o seu mote, este seminário vai refletir sobre o impacto da tecnologia, como o Big Data ou a Inteligência Artificial (IA), no mercado de trabalho, alertando empresas e trabalhadores para esta tendência. “Cross Border Forum: O papel das regiões transfronteiriças na promoção de emprego” será o segundo momento organizado pela AEP, a realizar-se no dia 2 de março, e a programação estende-se por variados momentos de Talks e debates sobre o universo da empregabilidade.

Numa Feira em que se cria futuro, a vertente digital não fica excluída. Desde a última edição que a Qualifica se adaptou ao universo tecnológico, através da nova plataforma online E+E Qualifica. Enquanto complemento ao formato físico, esta otimiza a presença dos expositores e a experiência dos visitantes, antes, durante e após o evento. Através desta plataforma, é possível antecipar a navegação e explorar os expositores. Os visitantes podem ainda comunicar com as entidades de interesse, ou assistir aos seus vídeos e entrevistas.

Depois do sucesso em 2022, em que a Qualifica bateu o próprio recorde, ao receber 25 mil visitantes de todo o país, espera-se a nova superação com 30 mil pessoas, em 4 dias de feira, na Exponor. Estes números demonstram o interesse e a preocupação das gerações mais jovens na construção das suas carreiras.

Qualifica:

1 a 4 de março de 2023

Horário:

Das 10h00 às 18h00

Bilheteira:

Normal – 4€

Visitas de Estudo: Gratuito mediante inscrição da escola

Entrada gratuita a menores de 16 anos.

Imagem: EXPONOR.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Loures: Homem de 62 anos detido por tráfico de estupefaciente

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 9 de maio, pelas 20h30, na união de freguesias Santo Adrião e Olival Basto, procedeu à detenção de um homem de 62 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.

No decorrer de um policiamento de prevenção e visibilidade, os polícias abordaram uma viatura e seus ocupantes para efeitos de fiscalização.

Durante a abordagem, foi localizado na posse de um dos ocupantes, uma bolsa com vários sacos contendo produto suspeito de ser estupefaciente, que se veio a confirmar tratar-se de 341 doses individuais de heroína.

O detido recolheu ás celas de detenção do COMETLIS, tendo sido presente perante Autoridade Judiciária para 1.º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por suspeita da prática do crime de furto no interior de estabelecimento comercial

Publicado

on

No dia 14 de maio, pelas 12h10, na rua Quinta do Bispo de Angola – Meadela, em Viana do Castelo, foi detido um homem, de 33 anos de idade, operário da construção civil e residente na Ponte da Barca.

Polícias do efetivo da Esquadra de Viana do Castelo, na sequência de informações dando conta da prática de um furto no interior de um estabelecimento comercial, localizado na avenida dos Combatentes da Grande Guerra, na cidade de Viana do Castelo, ali se deslocaram.

No decurso das medidas de polícia desenvolvidas, na rua supramencionada, elemento policial da Esquadra de Trânsito, efetuou a interceção do acima identificado, que, momentos antes, através de astúcia, se havia introduzido no interior do referido estabelecimento comercial e subtraído diversas peças de ourivesaria. De referir ainda que o suspeito, havia tentado proceder à venda dos artigos furtados junto de um estabelecimento comercial localizado nas imediações da artéria onde veio a ser intercetado e detido.

Os bens subtraídos foram todos recuperados e reconhecidos pela responsável da loja. A proprietária do estabelecimento formalizou queixa junto de departamento policial.

O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Vila do Conde: Três detenções por furto

Publicado

on

No dia 13 de maio, pelas 20h05, na Rua Aristides Sousa Mendes, em Vila do Conde, a Divisão Policial de Vila do Conde procedeu à detenção de três homens, entre os 30 e os 40 anos de idade, desempregados e residentes em Braga, Porto e Viana do Castelo, pelo crime de furto.

Após denúncia de uma bicicleta furtada pelas 18h45, e com base na indicação e na descrição de três suspeitos e de uma viatura envolvida, a PSP encetou diligências no sentido de identificar e intercetar os mesmos, vindo a localizar a viatura suspeita pelas 20h00 num posto de combustível com os suspeitos no interior da mesma.

Após terem sido abordados, para além da bicicleta furtada, foi ainda constatada a existência de diversos artigos que os suspeitos não justificaram a sua posse, suspeitando-se de uns serem furtados e outros de servirem para a prática de furtos, nomeadamente: 2 rebarbadoras; 2 berbequins; 2 parafusadoras, 1 trotinete; 5 kispos do Clube de Futebol do Rio Ave; 4 telemóveis; ferramentas e acessórios diversos; e 4 garrafões de 25 litros vazios e um funil.

No decorrer da s diligências policiais foi possível apurar que as matrículas apostas no veículo não correspondiam ao mesmo e no interior estavam as corretas, sendo que estas correspondiam à viatura referenciada como envolvida em diversos furtos anteriores, pelo que se procedeu à apreensão da mesma.

Os detidos encontram-se a ser presentes no Juízo de Instrução Criminal de Matosinhos para 1º interrogatório judicial visando a aplicação de eventuais medidas de coação.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas