Connect with us

Atualidade

Qual a importância da informação no âmbito do financiamento bancário de empresas?

Novo Curso Executivo da Católica Porto Business School

Publicado

on

“Conhecer para melhor decidir” – assim se define o mote da nova formação executiva da Católica Porto Business School, pensada para capacitar os participantes das ferramentas essenciais para um melhor entendimento relativo aos produtos bancários e à forma de decisão dos bancos no processo de concessão de crédito das empresas.

Embora se tenham verificado nas últimas décadas alterações profundas na atividade financeira, o financiamento bancário ainda é a principal fonte de financiamento das empresas nacionais. Esta realidade torna-se mais significativa quando pensamos nas micro e PME, e nas suas tradicionais dificuldades de diversificação das fontes de financiamento através de dívida (mercado de capitais) e capital de risco.

O economista Paulo Alcarva, diretor do curso executivo em Financiamento Bancário de Empresas, lançado pela Católica Porto Business School, explica: “pretende-se, também, fazer o enquadramento do crédito com o sistema bancário português, o qual está integrado no espaço do projeto faseado de construção de uma União Bancária, promovendo uma perspetiva global do negócio no quadro legal e regulatório que condiciona a atividade creditícia”. O economista acrescenta, ainda, que “o programa pretende capacitar os participantes com competências e conhecimentos técnicos de forma a ajustar as necessidades de financiamento das empresas à oferta existente e ao contexto ‘condicionado’ dos bancos na concessão de crédito, por forma a encontrar os instrumentos financeiros mais adequados”.

Ao longo do curso serão abordados temas como os princípios fundamentais do crédito bancário, enquadrados por uma abordagem contratual, por forma a fazer-se com transparência e literacia a transposição das fichas técnicas do financiamento para a formalização do contrato; foco nas operações, com o detalhe dos instrumentos de financiamento segmentados por tipologia de necessidades das organizações, desde as soluções mais convencionais às estruturas menos padronizadas e, ainda, será abordado o enquadramento do crédito com o sistema bancário português, o qual está integrado no espaço do projeto faseado de construção de uma União Bancária, promovendo uma perspetiva global do negócio no quadro legal e regulatório que condiciona a atividade creditícia.

Lecionado em formato presencial, o curso terá uma duração de 80 horas e terá início em setembro. Há, também, a possibilidade de o aluno realizar o curso em acesso remoto se essa for a opção da sua preferência.

Para mais informações consulte:

https://www.catolicabs.porto.ucp.pt/pt/curso-detalhes/financiamento-bancario-empesas/9361

Foto: DR.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas