Connect with us

Atualidade

PSP implementa programa “Saúde em Segurança”, no Comando Distrital de Aveiro

Publicado

on

Na área da saúde, especialmente onde se prestam serviços essenciais de socorro e de emergência, um ambiente seguro potencializa o bom funcionamento desses serviços, resultando em benefício para os profissionais de saúde e, consequentemente, para toda a comunidade que por estes é servida.

Desta forma, impôs-se a necessidade de promover uma iniciativa conjunta entre as áreas governativas da Administração Interna e da Saúde, havendo, por isso, também um oficial da Polícia de Segurança Pública (PSP) integrado no Ministério da Saúde, com a finalidade de assegurar amplas condições de segurança a todo o universo do Sistema Nacional de Saúde (SNS), nomeadamente, pela adoção de metodologias de prevenção primária e secundária dos fatores de risco existentes.

Assim, a Polícia de Segurança Pública (PSP) implementou o Programa “Saúde em Segurança”, um programa de policiamento de proximidade, orientado para o setor da saúde, cuja criação foi preconizada no Plano de Ação para a Prevenção da Violência no Setor da Saúde (PAPVSS).

Este programa visa alcançar os seguintes objetivos:

. Prevenir e monitorizar a ocorrência de episódios de violência no SNS;

. Promover uma cultura de segurança no SNS;

. Fomentar a criação de parcerias ao nível regional e local;

. Promover formação para polícias, bem como para profissionais de saúde;

. Incrementar a visibilidade policial junto dos centros hospitalares.

“Tendo em conta que cerca de 86% da violência registada é cometida pelos utentes e seus familiares ou acompanhantes, considera-se que a presença policial, em formato de saturamento do policiamento, em alguns momentos, poderá contribuir para a redução e prevenção de ocorrências”, refere a PSP.

Deste modo, para cumprimento dos objetivos do referido Programa, o mesmo foi dividido em três fases:

· Formação – no mês de março foi ministrada formação aos Pontos Oficiais de Contacto (POC) da PSP, sensibilizando para o fenómeno da violência sobre os profissionais de saúde.

· Implementação – os POC do Comando Distrital de Aveiro reuniram, durante o mês de abril, com os Pontos Focais do SNS, no sentido de ser estabelecida a necessária articulação institucional, tendo sido abordadas questão de segurança, recomendações e avaliações de risco às instalações.

· Operacionalização – o Comando Distrital de Aveiro reforçou o policiamento de visibilidade junto dos centros hospitalares, hospitais e unidades locais de saúde, além de ter promovido, e de continuar a promover durante todo o ano, ações de sensibilização em contexto hospitalar aos profissionais de saúde, incidindo sobre questões de prevenção da violência.

“O Comando Distrital de Aveiro contribui, também assim, para a diminuição da violência sobre os profissionais de saúde”, conclui.

Foto: PSP.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental

De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

Publicado

on

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.

O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.

A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.

Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.

Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.

O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.

Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.

A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.

No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.

O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.

A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.

A diligência decorreu sem incidentes.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas