Connect with us

Atualidade

PSP e Airbnb colaboram na luta contra a criminalidade online

Publicado

on

A Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Airbnb sensibilizam para a questão das burlas e aconselham os hóspedes sobre o que devem ter em atenção no momento de reservar uma viagem.

Estudos realizados para a Airbnb, em Espanha [1] e no Reino Unido [2], revelam que as tentativas de burla relacionadas com as férias estão entre as fraudes mais comuns, seguidas de roubo de dados de cartões de crédito e phishing. A Airbnb estabeleceu uma parceria com a Polícia de Segurança Pública (PSP) para aumentar a sensibilização para as burlas e manter as pessoas seguras online no momento de reservar as suas férias.

A PSP e a Airbnb elaboraram recomendações para ajudar os consumidores a ficarem em segurança:

1

Indicações ⚠️

Não clique em links recebidos por e-mail ou SMS que não lhe transmitem confiança. Podem conter links para websites falsos que imitam o design da Airbnb numa tentativa de roubar informação pessoal ou infetar dispositivos.

Conselhos 💡

Utilize a aplicação Airbnb ou entre diretamente no website (www.airbnb.pt) antes de pesquisar ou reservar uma estadia. Descubra como detetar se um e-mail ou website pertencem realmente à Airbnb, em https://www.airbnb.pt/help/article/971/como-%C3%A9-que-posso-saber-se-um-email-ou-site-%C3%A9-realmente-da-airbnb?_set_bev_on_new_domain=1652196787_ZmNjODFjNWIzMDYw .

2

Indicações ⚠️

Evite as ofertas pouco realistas. Os burlões podem aliciar com ofertas “demasiado boas para serem verdadeiras”, que por vezes parecem urgentes.

Conselhos 💡

Não se sinta pressionado a pagar por algo que não lhe parece correto, é melhor terminar imediatamente a comunicação.

3

Indicações ⚠️

Tenha atenção ao fazer a reserva. Se encontrou um anúncio online que mostra poucas fotos e de má qualidade, ou tiver uma descrição mal escrita, com erros ortográficos, pode não ser genuíno.

Conselhos 💡

Não se precipite: use uma plataforma de confiança como a Airbnb para efetuar a sua reserva e leia, detalhadamente, os perfis dos anúncios e dos anfitriões, incluindo as críticas e classificações deixadas por outros hóspedes. Pode contactar o anfitrião com quaisquer perguntas antes de reservar, utilizando a ferramenta de mensagens seguras da Airbnb. Descubra mais conselhos para reservar uma viagem em https://www.airbnb.pt/help/article/380/reservar-uma-viagem-o-que-deve-fazer-se-estiver-a-come%C3%A7ar?_set_bev_on_new_domain=1652196787_ZmNjODFjNWIzMDYw .

4

Indicações ⚠️

Comunique, reserve e pague somente na Airbnb. Os burlões podem pedir-lhe um depósito ou transferência bancária, ou fornecer uma fatura em PDF ou em papel, o que o expõe a um maior risco de fraude.

Conselhos 💡

Sempre que comunicar, reservar e pagar através da Airbnb, estará protegido pelos processos seguros, políticas de reembolso e assistência da Airbnb, assim como por outras garantias. Os termos de serviço da Airbnb proíbem os utilizadores de fazer ou aceitar pagamentos por reservas fora da plataforma. Se alguém lhe pedir para sair da plataforma ou para os contactar diretamente através de telemóvel ou e-mail para prosseguir com a reserva, deve informar imediatamente a Airbnb.

5

Indicações ⚠️

Mantenha a sua conta segura. Os burlões são bem-sucedidos porque apanham os utilizadores quando menos esperam, e uma palavra-passe comprometida pode permitir a um burlão o acesso a várias contas online.

Conselhos 💡

Tomar precauções simples, tais como ter uma palavra-passe segura, utilizar detalhes de login únicos em diferentes contas e manter os seus dispositivos atualizados, pode ajudá-lo a manter-se protegido de burlões. Saiba mais sobre como manter a sua conta Airbnb segura em https://www.airbnb.pt/help/article/501/ajude-a-proteger-a-sua-conta?_set_bev_on_new_domain=1652196787_ZmNjODFjNWIzMDYw .

6

Indicações ⚠️

Denuncie as burlas.

Para a PSP, é fundamental conhecer as burlas, tentadas ou concretizadas

Conselhos 💡

Denunciar as burlas numa Esquadra da PSP e trazer todos os comprovativos de comunicações, físicas ou virtuais, constitui uma etapa vital para responsabilizar os autores e evitar a repetição do fenómeno.

O regresso do apetite pelas viagens pode ser visto como uma oportunidade para os burlões, especialmente nos destinos mais procurados pelos portugueses.

Os Baby Boomers são a geração considerada mais exposta a fraudes, mas as gerações mais jovens são as menos preparadas para lidar com elas

Embora mais de três quartos dos inquiridos acreditem que as burlas são cada vez mais convincentes, a suscetibilidade às burlas é diferente entre gerações. A maioria dos inquiridos aponta que os Baby Boomers são os que têm maior probabilidade de cair numa burla, enquanto quase metade (40%) da Geração Z e Millennials acredita que não [3] cairia numa fraude. Apesar disso, um quarto da Geração Z e um terço dos Millennials referiram que já foram burlados, em comparação com menos de um quarto dos Baby Boomers.

Diferentes grupos etários também têm conhecimentos variados quando se trata de tomar medidas contra os burlões. A Geração Z é a menos preparada para lidar com fraudes, com 41% a dizer que não saberiam onde obter ajuda se fossem burlados. No entanto, oito em cada 10 Baby Boomers (83%) dizem verificar todos os detalhes antes de fazer a reserva e procuram ver se notam algo suspeito ao fazer um pagamento, em comparação com três quartos da Geração Z, e mais de metade dos Baby Boomers afirma que saberia onde procurar ajuda no caso de ser burlado.

“Desde websites aparentemente genuínos a ofertas ‘demasiado boas para serem verdadeiras’, os criminosos usam uma variedade de métodos para enganar as pessoas e fazer com que elas entreguem o seu dinheiro e informação, por isso aconselhamos os viajantes a serem mais diligentes ao fazerem a reserva das suas férias de verão. Quem acreditar ter sido vítima de uma burla, não deve hesitar em denunciá-lo numa esquadra da PSP. Quando apresentarem uma queixa, recomendamos que sejam incluídas no relatório quaisquer informações que possam facilitar a investigação pelos nossos agentes, tais como recibos de pagamento, capturas de ecrã do anúncio ou quaisquer dados de contacto da pessoa que possa estar a tentar levar a cabo a burla”, diz a PSP.

Mónica Casañas, diretora geral da Airbnb Marketing Services SL, disse que “com o progresso da tecnologia, os burlões estão a tornar-se mais sofisticados e qualquer pessoa online pode estar em risco. Embora a Airbnb recorra a defesas sofisticadas para manter afastadas pessoas mal-intencionadas e proteja a sua comunidade com programas gratuitos como o AirCover, é possível ser apanhado por burlões online. É por isso que o nosso trabalho com a PSP para equipar as pessoas com as ferramentas necessárias para se manterem seguras no momento de fazer uma reserva é tão importante. “

A Airbnb dispõe de uma série de recursos para ajudar os hóspedes a evitar burlas online, fornece informações sobre a importância de comunicar e pagar apenas através da plataforma e ajuda a reconhecer potenciais burlas. Em caso de dúvida, a equipa global de atendimento ao cliente da Airbnb está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para ajudar em quaisquer questões, e pode ser contactada por telefone, através do Centro de Ajuda e no Twitter em @AirbnbHelp.

A plataforma também lançou a AirCover para ajudar a proteger os hóspedes e anfitriões e facilitar o contacto dos utilizadores com um operador de suporte e resolver rapidamente os problemas. A AirCover para hóspedes está sempre incluída e é sempre gratuita, e representa a maior melhoria no serviço ao cliente da Airbnb numa década, com a sua Garantia de Proteção de Reserva, de Check-in e de Autenticidade de Reserva. Por sua vez, a AirCover para anfitriões oferece proteção integral, incluindo um seguro de responsabilidade civil para os anfitriões de 1 milhão de dólares, um seguro de responsabilidade civil para as experiências de 1 milhão de dólares e uma proteção de danos para os anfitriões também de 1 milhão de dólares, com nova cobertura para danos causados por animais de estimação, limpeza profunda e mais.

Referências

1. Salvo especificação em contrário, os dados deste documento referem-se ao período de 1 de janeiro a 31 de março de 2022 de forma global (em comparação com o mesmo período de 2019).

2. Apenas ou nunca.

Sobre a PSP

A PSP é uma polícia integral, forte, humana e coesa, ao serviço do cidadão desde 1867.

É uma força de segurança, uniformizada e armada, com natureza de serviço público e dotada de autonomia administrativa, que tem por missão assegurar a legalidade democrática, garantir a segurança interna e os direitos dos cidadãos, nos termos da Constituição e da lei.

Ciente da sua missão, a PSP está permanente em busca do ponto de equilíbrio nos desafios existentes no plano da segurança interna, nomeadamente: liberdade versus segurança; e ordem pública versus direitos, liberdades e garantias.

Encarando a segurança como um fator imprescindível da liberdade, a PSP define como prioridade garantir a liberdade de circulação dos cidadãos em todo o território nacional, bem como no ciberespaço e proporcionar aos cidadãos uma sensação de segurança.

Compreendendo que o cidadão ocupa um papel central no sistema de segurança interna, a PSP tem adotado uma crescente visibilidade e uma política de proximidade junto dos cidadãos, estimulando a participação destes nas ações de prevenção da criminalidade e incentivando-os a serem uma parte ativa na promoção da sua própria segurança através da adoção de comportamentos seguros, conscientes e informados.

Sobre a Airbnb

A Airbnb nasceu em 2007, quando dois dos seus fundadores acolheram três hóspedes no seu apartamento de São Francisco. Tem crescido significativamente desde então e conta agora com mais de 4 milhões de anfitriões que partilharam o seu alojamento com mais de mil milhões de viajantes em quase todos os países do mundo. Todos os dias, os anfitriões oferecem estadias fora do comum e experiências únicas que permitem aos viajantes descobrir o mundo de uma forma mais autêntica e conectada.

Foto: DR.

Atualidade

Câmara de Barcelos inaugura troço urbano da Ecovia

Centenas de pessoas participaram na caminhada

Publicado

on

“A inauguração deste troço urbano da Ecovia do Cávado, em Barcelos, representa um marco muito significativo no desenvolvimento sustentável da cidade, um marco que inicia uma nova relação entre os munícipes e o ambiente natural”. Foi assim que o Presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, se expressou no ato inaugural do Troço Urbano da Ecovia do Cávado, que se desenvolve num percurso de 2.300 metros, entre a Ponte Ferroviária e o lugar de Souto dos Burros, na margem esquerda do rio.

Perante centenas de pessoas, que se reuniram no átrio da sede da Junta de Barcelinhos (e que depois participaram na caminhada pela ecovia), Mário Constantino Lopes vincou a sua satisfação por “cumprir mais um compromisso eleitoral”, salientando que “esta obra faz parte de um plano muito mais alargado de valorização do Rio Cávado e da dinamização das suas Frentes Ribeirinhas”. O autarca evidenciou que o objetivo do Município é, através do desenvolvimento do MasterPlan, “aproximar as pessoas do rio, potenciar a fruição das margens e dos futuros parques fluviais, incentivar o recreio, o lazer, o convívio e a atividade física”, tendo, para esse efeito comprado já os terrenos dos Norton e dos Vessadas. No horizonte, estão os projetos que farão ligar este troço urbano da ecovia aos concelhos de Esposende e de Braga.

O presidente aproveitou a ocasião para agradecer o trabalho e a colaboração de várias entidades e pessoas, entre os quais o autor do projeto, a APA – Agência Portuguesa do Ambiente e os serviços municipais.

Ministro José Manuel Fernandes saúda trabalho da Câmara Municipal

Convidado para presidir à inauguração oficial da ecovia urbana de Barcelos, o ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, deixou palavras elogiosas ao “trabalho que o presidente da Câmara tem feito à frente dos destinos do concelho”, sublinhando a “ação competente e a visão do Município no desenvolvimento do concelho”, através da potenciação dos recursos naturais do território. O governante acentuou o trabalho que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) tem efetuado, apelando à rapidez processual e à desburocratização de procedimentos.

Fazendo alusão aos recursos naturais, ao ambiente e à agricultura, José Manuel Fernandes vincou a importância desta trilogia no desenvolvimento sustentado da economia, da potenciação dos recursos paisagísticos e do aproveitamento para atividades de lazer e desporto ao ar livre.

Antes destas intervenções, o Presidente da Junta de Barcelinhos, José Rui Peixoto, deu as boas-vindas a todos os participantes, e fez questão de agradecer ao município pela execução de uma obra tão importante, não só para Barcelinhos como para todo o Concelho.

Logo após o autor do projeto, arquiteto Bruno Costa, apresentou as especificidades da ecovia de Barcelos, sendo complementado pelo presidente da APA – Agência Portuguesa do Ambiente, Eng. Pimenta Machado, que salientou a importância de, no médio prazo, a ecovia fazer a “ligação do mar até ao Gerês”. Sublinhado que o trabalho que a Câmara de Barcelos está a fazer é muito importante para “voltar a cidade para o rio”, aquele responsável deixou a promessa de que a APA está e vai continuar a colaborar com o Município de Barcelos, no projeto de requalificação das frentes ribeirinhas e parques fluviais.

Troço Urbano da Ecovia do Cávado

Desenvolve-se entre a Ponte de Ferro (a montante da ponte medieval) e o lugar do Souto dos Burros, num troço de 2.300 metros. A obra teve um custo de 1 milhão e 278 mil euros, sendo financiada pelo FEDER no valor de 827 mil euros.

O troço agora inaugurado desenvolve-se na margem esquerda do rio e insere-se no projeto “Ecovia do Rio Cávado entre Fornelos e Pousa”, que depois de concluído terá numa extensão de mais de 22 quilómetros. Faz parte de um projeto mais global que após estar completamente executado ligará o litoral (Esposende) ao Parque nacional da Peneda Gerês.

Este tipo de intervenções visam a promoção de estratégias de baixo teor de carbono para todos os tipos de territórios, nomeadamente as zonas urbanas, incluindo a promoção da mobilidade urbana multimodal sustentável e medidas de adaptação relevantes para uma mobilidade sustentável.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos recebe gala dos Prémios do Teatro Amador Europeu

Publicado

on

A gala dedicada às artes cénicas promete trazer o melhor do teatro amador europeu a Portugal. A entrega dos galardões decorre este sábado, 29 de março, pelas 21h30, no Theatro Gil Vicente, em Barcelos, e contará, com o espetáculo de teatro internacional, a ‘A Felicidade Roubada’ da companhia Malanka Theater, vinda da Ucrânia, além da festa dos premiados em três categorias: Melhor Texto Original, Melhor Projeto Artístico e Melhores Causas Teatrais.

As estatuetas do busto de Gil Vicente, esculpidas pelo conhecido artista barcelense Joaquim Esteves, serão atribuídas pelo Teatro de Balugas, naquela que será a primeira edição dos prémios, afirmando o diretor da companhia, Cândido Sobreiro, que “esta cerimónia foi especialmente criada para celebrar a originalidade, a criatividade e o compromisso no teatro amador na Europa”.

Os bilhetes estão à venda em https://gilvicente.bol.pt/ ou na bilheteira do teatro em Barcelos.

Imagem: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Cascais e Sintra: Quatro detidos pelos crimes de ofensas à integridade física qualificada e dois por tráfico de estupefacientes

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Cascais, no dia 19 de março, pelas 07h00, na sequência de uma investigação relacionada com a prática de um crime de ofensas à integridade física qualificada, nos concelhos de Cascais e Sintra, deu cumprimento a cinco Mandados de Busca e apreensão domiciliária e deteve através de Mandados de Detenção fora de flagrante delito emitidos por Autoridade Judiciária, quatro homens, com idades compreendidas entre 17 e 19 anos de idade.

A investigação realizada pela PSP abrangeu um inquérito, dirigido pelo Ministério Público de Cascais, da Comarca de Lisboa Oeste, referente a um crime de ofensas à integridade física qualificada e de um crime de gravações e fotografias ilícitas, praticados no dia 20 de dezembro, junto de um estabelecimento de ensino, no concelho de Cascais.

As ofensas provocadas e que revelaram especial censurabilidade e perversidade, tiveram como vítima um jovem menor de 14 anos, por este ter partilhado um story no seu perfil de uma rede social, que era acompanhada com uma música com letra de teor negativo entre residentes de bairros do concelho.

A vítima foi agredida com socos na face, pontapés na barriga e vários pontapés por todo o corpo, atingindo-o principalmente na cabeça, face e tronco, fazendo com que o mesmo perdesse a consciência. Um dos suspeitos, com recurso ao seu telemóvel gravou um vídeo do episódio de todas as agressões provocadas à vítima.

Na sequência das agressões, a vítima foi transportada de urgência para o Hospital de Cascais, onde ficou internado, sendo depois transferido para o Hospital São Francisco Xavier, onde foi sujeito a cirurgia ao nariz.

Os suspeitos provocaram, ainda, à vítima vários hematomas e equimoses, especialmente na face, bem como uma fratura dos ossos próprios do nariz e da apófise frontal esquerda, várias fraturas no maxilar esquerdo e fratura dos dois dentes frontais.

Das buscas domiciliárias realizadas, apreenderam-se seis telemóveis e uma catana de grandes dimensões, com 46 cm de lâmina. Do exame pericial aos telemóveis apreendidos, logrou-se recolher o vídeo do episódio de todas as agressões provocadas à vítima.

No decurso das buscas efetivadas, procedeu-se ainda à detenção de dois homens de 29 e 49 anos, por serem suspeitos da prática do crime de tráfico de estupefacientes, os quais tinham na sua posse 358,34 doses individuais de haxixe; e 149,20 doses individuais de cocaína.

“Com as detenções realizadas, a PSP visou não só a obtenção de meios de prova, mas não menos importante, devolver e fomentar o sentimento de tranquilidade e segurança pública ao Concelho de Cascais”, referiu a força policial.

Os detidos foram presentes em 1.º interrogatório judicial de arguido detido no Tribunal de Instrução Criminal de Cascais, sendo aplicada a medida de coação de prisão preventiva a dois deles e de proibições e imposições aos outros dois.

No que concerne aos detidos por tráfico de estupefacientes, os mesmos ficaram com a medida de coação de apresentações periódicas.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas