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PSP e Airbnb colaboram na luta contra a criminalidade online

A Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Airbnb sensibilizam para a questão das burlas e aconselham os hóspedes sobre o que devem ter em atenção no momento de reservar uma viagem.
Estudos realizados para a Airbnb, em Espanha [1] e no Reino Unido [2], revelam que as tentativas de burla relacionadas com as férias estão entre as fraudes mais comuns, seguidas de roubo de dados de cartões de crédito e phishing. A Airbnb estabeleceu uma parceria com a Polícia de Segurança Pública (PSP) para aumentar a sensibilização para as burlas e manter as pessoas seguras online no momento de reservar as suas férias.
A PSP e a Airbnb elaboraram recomendações para ajudar os consumidores a ficarem em segurança:
1
Indicações ⚠️
Não clique em links recebidos por e-mail ou SMS que não lhe transmitem confiança. Podem conter links para websites falsos que imitam o design da Airbnb numa tentativa de roubar informação pessoal ou infetar dispositivos.
Conselhos 💡
Utilize a aplicação Airbnb ou entre diretamente no website (www.airbnb.pt) antes de pesquisar ou reservar uma estadia. Descubra como detetar se um e-mail ou website pertencem realmente à Airbnb, em https://www.airbnb.pt/help/article/971/como-%C3%A9-que-posso-saber-se-um-email-ou-site-%C3%A9-realmente-da-airbnb?_set_bev_on_new_domain=1652196787_ZmNjODFjNWIzMDYw .
2
Indicações ⚠️
Evite as ofertas pouco realistas. Os burlões podem aliciar com ofertas “demasiado boas para serem verdadeiras”, que por vezes parecem urgentes.
Conselhos 💡
Não se sinta pressionado a pagar por algo que não lhe parece correto, é melhor terminar imediatamente a comunicação.
3
Indicações ⚠️
Tenha atenção ao fazer a reserva. Se encontrou um anúncio online que mostra poucas fotos e de má qualidade, ou tiver uma descrição mal escrita, com erros ortográficos, pode não ser genuíno.
Conselhos 💡
Não se precipite: use uma plataforma de confiança como a Airbnb para efetuar a sua reserva e leia, detalhadamente, os perfis dos anúncios e dos anfitriões, incluindo as críticas e classificações deixadas por outros hóspedes. Pode contactar o anfitrião com quaisquer perguntas antes de reservar, utilizando a ferramenta de mensagens seguras da Airbnb. Descubra mais conselhos para reservar uma viagem em https://www.airbnb.pt/help/article/380/reservar-uma-viagem-o-que-deve-fazer-se-estiver-a-come%C3%A7ar?_set_bev_on_new_domain=1652196787_ZmNjODFjNWIzMDYw .
4
Indicações ⚠️
Comunique, reserve e pague somente na Airbnb. Os burlões podem pedir-lhe um depósito ou transferência bancária, ou fornecer uma fatura em PDF ou em papel, o que o expõe a um maior risco de fraude.
Conselhos 💡
Sempre que comunicar, reservar e pagar através da Airbnb, estará protegido pelos processos seguros, políticas de reembolso e assistência da Airbnb, assim como por outras garantias. Os termos de serviço da Airbnb proíbem os utilizadores de fazer ou aceitar pagamentos por reservas fora da plataforma. Se alguém lhe pedir para sair da plataforma ou para os contactar diretamente através de telemóvel ou e-mail para prosseguir com a reserva, deve informar imediatamente a Airbnb.
5
Indicações ⚠️
Mantenha a sua conta segura. Os burlões são bem-sucedidos porque apanham os utilizadores quando menos esperam, e uma palavra-passe comprometida pode permitir a um burlão o acesso a várias contas online.
Conselhos 💡
Tomar precauções simples, tais como ter uma palavra-passe segura, utilizar detalhes de login únicos em diferentes contas e manter os seus dispositivos atualizados, pode ajudá-lo a manter-se protegido de burlões. Saiba mais sobre como manter a sua conta Airbnb segura em https://www.airbnb.pt/help/article/501/ajude-a-proteger-a-sua-conta?_set_bev_on_new_domain=1652196787_ZmNjODFjNWIzMDYw .
6
Indicações ⚠️
Denuncie as burlas.
Para a PSP, é fundamental conhecer as burlas, tentadas ou concretizadas
Conselhos 💡
Denunciar as burlas numa Esquadra da PSP e trazer todos os comprovativos de comunicações, físicas ou virtuais, constitui uma etapa vital para responsabilizar os autores e evitar a repetição do fenómeno.
O regresso do apetite pelas viagens pode ser visto como uma oportunidade para os burlões, especialmente nos destinos mais procurados pelos portugueses.
Os Baby Boomers são a geração considerada mais exposta a fraudes, mas as gerações mais jovens são as menos preparadas para lidar com elas
Embora mais de três quartos dos inquiridos acreditem que as burlas são cada vez mais convincentes, a suscetibilidade às burlas é diferente entre gerações. A maioria dos inquiridos aponta que os Baby Boomers são os que têm maior probabilidade de cair numa burla, enquanto quase metade (40%) da Geração Z e Millennials acredita que não [3] cairia numa fraude. Apesar disso, um quarto da Geração Z e um terço dos Millennials referiram que já foram burlados, em comparação com menos de um quarto dos Baby Boomers.
Diferentes grupos etários também têm conhecimentos variados quando se trata de tomar medidas contra os burlões. A Geração Z é a menos preparada para lidar com fraudes, com 41% a dizer que não saberiam onde obter ajuda se fossem burlados. No entanto, oito em cada 10 Baby Boomers (83%) dizem verificar todos os detalhes antes de fazer a reserva e procuram ver se notam algo suspeito ao fazer um pagamento, em comparação com três quartos da Geração Z, e mais de metade dos Baby Boomers afirma que saberia onde procurar ajuda no caso de ser burlado.
“Desde websites aparentemente genuínos a ofertas ‘demasiado boas para serem verdadeiras’, os criminosos usam uma variedade de métodos para enganar as pessoas e fazer com que elas entreguem o seu dinheiro e informação, por isso aconselhamos os viajantes a serem mais diligentes ao fazerem a reserva das suas férias de verão. Quem acreditar ter sido vítima de uma burla, não deve hesitar em denunciá-lo numa esquadra da PSP. Quando apresentarem uma queixa, recomendamos que sejam incluídas no relatório quaisquer informações que possam facilitar a investigação pelos nossos agentes, tais como recibos de pagamento, capturas de ecrã do anúncio ou quaisquer dados de contacto da pessoa que possa estar a tentar levar a cabo a burla”, diz a PSP.
Mónica Casañas, diretora geral da Airbnb Marketing Services SL, disse que “com o progresso da tecnologia, os burlões estão a tornar-se mais sofisticados e qualquer pessoa online pode estar em risco. Embora a Airbnb recorra a defesas sofisticadas para manter afastadas pessoas mal-intencionadas e proteja a sua comunidade com programas gratuitos como o AirCover, é possível ser apanhado por burlões online. É por isso que o nosso trabalho com a PSP para equipar as pessoas com as ferramentas necessárias para se manterem seguras no momento de fazer uma reserva é tão importante. “
A Airbnb dispõe de uma série de recursos para ajudar os hóspedes a evitar burlas online, fornece informações sobre a importância de comunicar e pagar apenas através da plataforma e ajuda a reconhecer potenciais burlas. Em caso de dúvida, a equipa global de atendimento ao cliente da Airbnb está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para ajudar em quaisquer questões, e pode ser contactada por telefone, através do Centro de Ajuda e no Twitter em @AirbnbHelp.
A plataforma também lançou a AirCover para ajudar a proteger os hóspedes e anfitriões e facilitar o contacto dos utilizadores com um operador de suporte e resolver rapidamente os problemas. A AirCover para hóspedes está sempre incluída e é sempre gratuita, e representa a maior melhoria no serviço ao cliente da Airbnb numa década, com a sua Garantia de Proteção de Reserva, de Check-in e de Autenticidade de Reserva. Por sua vez, a AirCover para anfitriões oferece proteção integral, incluindo um seguro de responsabilidade civil para os anfitriões de 1 milhão de dólares, um seguro de responsabilidade civil para as experiências de 1 milhão de dólares e uma proteção de danos para os anfitriões também de 1 milhão de dólares, com nova cobertura para danos causados por animais de estimação, limpeza profunda e mais.
Referências
1. Salvo especificação em contrário, os dados deste documento referem-se ao período de 1 de janeiro a 31 de março de 2022 de forma global (em comparação com o mesmo período de 2019).
2. Apenas ou nunca.
Sobre a PSP
A PSP é uma polícia integral, forte, humana e coesa, ao serviço do cidadão desde 1867.
É uma força de segurança, uniformizada e armada, com natureza de serviço público e dotada de autonomia administrativa, que tem por missão assegurar a legalidade democrática, garantir a segurança interna e os direitos dos cidadãos, nos termos da Constituição e da lei.
Ciente da sua missão, a PSP está permanente em busca do ponto de equilíbrio nos desafios existentes no plano da segurança interna, nomeadamente: liberdade versus segurança; e ordem pública versus direitos, liberdades e garantias.
Encarando a segurança como um fator imprescindível da liberdade, a PSP define como prioridade garantir a liberdade de circulação dos cidadãos em todo o território nacional, bem como no ciberespaço e proporcionar aos cidadãos uma sensação de segurança.
Compreendendo que o cidadão ocupa um papel central no sistema de segurança interna, a PSP tem adotado uma crescente visibilidade e uma política de proximidade junto dos cidadãos, estimulando a participação destes nas ações de prevenção da criminalidade e incentivando-os a serem uma parte ativa na promoção da sua própria segurança através da adoção de comportamentos seguros, conscientes e informados.
Sobre a Airbnb
A Airbnb nasceu em 2007, quando dois dos seus fundadores acolheram três hóspedes no seu apartamento de São Francisco. Tem crescido significativamente desde então e conta agora com mais de 4 milhões de anfitriões que partilharam o seu alojamento com mais de mil milhões de viajantes em quase todos os países do mundo. Todos os dias, os anfitriões oferecem estadias fora do comum e experiências únicas que permitem aos viajantes descobrir o mundo de uma forma mais autêntica e conectada.
Foto: DR.
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Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
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Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
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Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
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