Connect with us

Atualidade

PSP e Airbnb colaboram na luta contra a criminalidade online

Publicado

on

A Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Airbnb sensibilizam para a questão das burlas e aconselham os hóspedes sobre o que devem ter em atenção no momento de reservar uma viagem.

Estudos realizados para a Airbnb, em Espanha [1] e no Reino Unido [2], revelam que as tentativas de burla relacionadas com as férias estão entre as fraudes mais comuns, seguidas de roubo de dados de cartões de crédito e phishing. A Airbnb estabeleceu uma parceria com a Polícia de Segurança Pública (PSP) para aumentar a sensibilização para as burlas e manter as pessoas seguras online no momento de reservar as suas férias.

A PSP e a Airbnb elaboraram recomendações para ajudar os consumidores a ficarem em segurança:

1

Indicações ⚠️

Não clique em links recebidos por e-mail ou SMS que não lhe transmitem confiança. Podem conter links para websites falsos que imitam o design da Airbnb numa tentativa de roubar informação pessoal ou infetar dispositivos.

Conselhos 💡

Utilize a aplicação Airbnb ou entre diretamente no website (www.airbnb.pt) antes de pesquisar ou reservar uma estadia. Descubra como detetar se um e-mail ou website pertencem realmente à Airbnb, em https://www.airbnb.pt/help/article/971/como-%C3%A9-que-posso-saber-se-um-email-ou-site-%C3%A9-realmente-da-airbnb?_set_bev_on_new_domain=1652196787_ZmNjODFjNWIzMDYw .

2

Indicações ⚠️

Evite as ofertas pouco realistas. Os burlões podem aliciar com ofertas “demasiado boas para serem verdadeiras”, que por vezes parecem urgentes.

Conselhos 💡

Não se sinta pressionado a pagar por algo que não lhe parece correto, é melhor terminar imediatamente a comunicação.

3

Indicações ⚠️

Tenha atenção ao fazer a reserva. Se encontrou um anúncio online que mostra poucas fotos e de má qualidade, ou tiver uma descrição mal escrita, com erros ortográficos, pode não ser genuíno.

Conselhos 💡

Não se precipite: use uma plataforma de confiança como a Airbnb para efetuar a sua reserva e leia, detalhadamente, os perfis dos anúncios e dos anfitriões, incluindo as críticas e classificações deixadas por outros hóspedes. Pode contactar o anfitrião com quaisquer perguntas antes de reservar, utilizando a ferramenta de mensagens seguras da Airbnb. Descubra mais conselhos para reservar uma viagem em https://www.airbnb.pt/help/article/380/reservar-uma-viagem-o-que-deve-fazer-se-estiver-a-come%C3%A7ar?_set_bev_on_new_domain=1652196787_ZmNjODFjNWIzMDYw .

4

Indicações ⚠️

Comunique, reserve e pague somente na Airbnb. Os burlões podem pedir-lhe um depósito ou transferência bancária, ou fornecer uma fatura em PDF ou em papel, o que o expõe a um maior risco de fraude.

Conselhos 💡

Sempre que comunicar, reservar e pagar através da Airbnb, estará protegido pelos processos seguros, políticas de reembolso e assistência da Airbnb, assim como por outras garantias. Os termos de serviço da Airbnb proíbem os utilizadores de fazer ou aceitar pagamentos por reservas fora da plataforma. Se alguém lhe pedir para sair da plataforma ou para os contactar diretamente através de telemóvel ou e-mail para prosseguir com a reserva, deve informar imediatamente a Airbnb.

5

Indicações ⚠️

Mantenha a sua conta segura. Os burlões são bem-sucedidos porque apanham os utilizadores quando menos esperam, e uma palavra-passe comprometida pode permitir a um burlão o acesso a várias contas online.

Conselhos 💡

Tomar precauções simples, tais como ter uma palavra-passe segura, utilizar detalhes de login únicos em diferentes contas e manter os seus dispositivos atualizados, pode ajudá-lo a manter-se protegido de burlões. Saiba mais sobre como manter a sua conta Airbnb segura em https://www.airbnb.pt/help/article/501/ajude-a-proteger-a-sua-conta?_set_bev_on_new_domain=1652196787_ZmNjODFjNWIzMDYw .

6

Indicações ⚠️

Denuncie as burlas.

Para a PSP, é fundamental conhecer as burlas, tentadas ou concretizadas

Conselhos 💡

Denunciar as burlas numa Esquadra da PSP e trazer todos os comprovativos de comunicações, físicas ou virtuais, constitui uma etapa vital para responsabilizar os autores e evitar a repetição do fenómeno.

O regresso do apetite pelas viagens pode ser visto como uma oportunidade para os burlões, especialmente nos destinos mais procurados pelos portugueses.

Os Baby Boomers são a geração considerada mais exposta a fraudes, mas as gerações mais jovens são as menos preparadas para lidar com elas

Embora mais de três quartos dos inquiridos acreditem que as burlas são cada vez mais convincentes, a suscetibilidade às burlas é diferente entre gerações. A maioria dos inquiridos aponta que os Baby Boomers são os que têm maior probabilidade de cair numa burla, enquanto quase metade (40%) da Geração Z e Millennials acredita que não [3] cairia numa fraude. Apesar disso, um quarto da Geração Z e um terço dos Millennials referiram que já foram burlados, em comparação com menos de um quarto dos Baby Boomers.

Diferentes grupos etários também têm conhecimentos variados quando se trata de tomar medidas contra os burlões. A Geração Z é a menos preparada para lidar com fraudes, com 41% a dizer que não saberiam onde obter ajuda se fossem burlados. No entanto, oito em cada 10 Baby Boomers (83%) dizem verificar todos os detalhes antes de fazer a reserva e procuram ver se notam algo suspeito ao fazer um pagamento, em comparação com três quartos da Geração Z, e mais de metade dos Baby Boomers afirma que saberia onde procurar ajuda no caso de ser burlado.

“Desde websites aparentemente genuínos a ofertas ‘demasiado boas para serem verdadeiras’, os criminosos usam uma variedade de métodos para enganar as pessoas e fazer com que elas entreguem o seu dinheiro e informação, por isso aconselhamos os viajantes a serem mais diligentes ao fazerem a reserva das suas férias de verão. Quem acreditar ter sido vítima de uma burla, não deve hesitar em denunciá-lo numa esquadra da PSP. Quando apresentarem uma queixa, recomendamos que sejam incluídas no relatório quaisquer informações que possam facilitar a investigação pelos nossos agentes, tais como recibos de pagamento, capturas de ecrã do anúncio ou quaisquer dados de contacto da pessoa que possa estar a tentar levar a cabo a burla”, diz a PSP.

Mónica Casañas, diretora geral da Airbnb Marketing Services SL, disse que “com o progresso da tecnologia, os burlões estão a tornar-se mais sofisticados e qualquer pessoa online pode estar em risco. Embora a Airbnb recorra a defesas sofisticadas para manter afastadas pessoas mal-intencionadas e proteja a sua comunidade com programas gratuitos como o AirCover, é possível ser apanhado por burlões online. É por isso que o nosso trabalho com a PSP para equipar as pessoas com as ferramentas necessárias para se manterem seguras no momento de fazer uma reserva é tão importante. “

A Airbnb dispõe de uma série de recursos para ajudar os hóspedes a evitar burlas online, fornece informações sobre a importância de comunicar e pagar apenas através da plataforma e ajuda a reconhecer potenciais burlas. Em caso de dúvida, a equipa global de atendimento ao cliente da Airbnb está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para ajudar em quaisquer questões, e pode ser contactada por telefone, através do Centro de Ajuda e no Twitter em @AirbnbHelp.

A plataforma também lançou a AirCover para ajudar a proteger os hóspedes e anfitriões e facilitar o contacto dos utilizadores com um operador de suporte e resolver rapidamente os problemas. A AirCover para hóspedes está sempre incluída e é sempre gratuita, e representa a maior melhoria no serviço ao cliente da Airbnb numa década, com a sua Garantia de Proteção de Reserva, de Check-in e de Autenticidade de Reserva. Por sua vez, a AirCover para anfitriões oferece proteção integral, incluindo um seguro de responsabilidade civil para os anfitriões de 1 milhão de dólares, um seguro de responsabilidade civil para as experiências de 1 milhão de dólares e uma proteção de danos para os anfitriões também de 1 milhão de dólares, com nova cobertura para danos causados por animais de estimação, limpeza profunda e mais.

Referências

1. Salvo especificação em contrário, os dados deste documento referem-se ao período de 1 de janeiro a 31 de março de 2022 de forma global (em comparação com o mesmo período de 2019).

2. Apenas ou nunca.

Sobre a PSP

A PSP é uma polícia integral, forte, humana e coesa, ao serviço do cidadão desde 1867.

É uma força de segurança, uniformizada e armada, com natureza de serviço público e dotada de autonomia administrativa, que tem por missão assegurar a legalidade democrática, garantir a segurança interna e os direitos dos cidadãos, nos termos da Constituição e da lei.

Ciente da sua missão, a PSP está permanente em busca do ponto de equilíbrio nos desafios existentes no plano da segurança interna, nomeadamente: liberdade versus segurança; e ordem pública versus direitos, liberdades e garantias.

Encarando a segurança como um fator imprescindível da liberdade, a PSP define como prioridade garantir a liberdade de circulação dos cidadãos em todo o território nacional, bem como no ciberespaço e proporcionar aos cidadãos uma sensação de segurança.

Compreendendo que o cidadão ocupa um papel central no sistema de segurança interna, a PSP tem adotado uma crescente visibilidade e uma política de proximidade junto dos cidadãos, estimulando a participação destes nas ações de prevenção da criminalidade e incentivando-os a serem uma parte ativa na promoção da sua própria segurança através da adoção de comportamentos seguros, conscientes e informados.

Sobre a Airbnb

A Airbnb nasceu em 2007, quando dois dos seus fundadores acolheram três hóspedes no seu apartamento de São Francisco. Tem crescido significativamente desde então e conta agora com mais de 4 milhões de anfitriões que partilharam o seu alojamento com mais de mil milhões de viajantes em quase todos os países do mundo. Todos os dias, os anfitriões oferecem estadias fora do comum e experiências únicas que permitem aos viajantes descobrir o mundo de uma forma mais autêntica e conectada.

Foto: DR.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

PSP de Santa Cruz (Madeira) apreende cerca de 100 artigos furtados

Publicado

on

A PSP apreendeu, no dia de ontem, de cerca de 100 artigos de bijuteria, em cor prateada e dourada, os quais apresentam fortes indícios de terem sido furtados.

A ocorrência teve lugar na cidade de Santa Cruz, após a patrulha policial ter sido acionada para uma tentativa de furto em residência, na zona do Caniço. Após percorrer algumas artérias nas zonas adjacentes, foi possível localizar dois suspeitos desta prática, uma mulher de 47 anos de idade e um homem de 38 anos de idade.

Na sua interceção, os mesmos detinham na sua posse os seguintes objetos: 13 relógios de pulso de diversas marcas; 12 colares; 30 anéis, 09 dos quais em cor dourada, com pedras; 32 brincos; 08 broches e alfinetes de Senhora em diversas cores e com pedras; 06 braceletes; 01 peça de bijuteria em formato do Galo de Barcelos, em cor dourada; 02 sinos em cor dourada; 01 alfinete de gravata; diversas moedas de colecionador, nomeadamente: “Batalha de Ourique 1139-1140”; “ Arte Namban 1543-1639”; “Colombo e Portugal”; “Elizabeth II”; e “Tratado de Tordesilhas”.

Apesar de nenhum destes artigos pertencerem à residência que foi alvo de tentativa de furto, os mesmos foram questionados quanto à sua proveniência, não tendo justificado a sua posse. 

Por existirem fortes suspeitas da prática do crime de furto os objetos foram apreendidos, seguindo-se agora a investigação para apurar os seus legítimos proprietários.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

“Méduse” chega ao MUSCARIUM#11 – Festival de Artes Performativas em Sintra

Depois de passar pelo Festival d’Avignon

Publicado

on

O coletivo francês Les Bâtards Dorés estará em Portugal, pela primeira vez, para apresentar o espetáculo “Méduse”, no âmbito do MUSCARIUM#11 – Festival de Artes Performativas em Sintra, organizado pelo teatromosca.

Duplamente premiado no Festival Impatience, em Paris, (Prémio do Júri e do Público) e apresentado, em 2018, no prestigiado Festival d’Avignon, onde foi considerado um dos espetáculos-sensação daquela edição, “Méduse” reabre o processo referente ao naufrágio da Medusa – um dos desastres marítimos mais infames do século XIX. A tragédia atraiu atenção internacional, não apenas pela sua importância política, mas também pelo sofrimento humano e significativa perda de vidas que envolveu. O episódio foi igualmente perpetuado na célebre obra “A Balsa da Medusa”, de Théodore Géricault.

Em “Méduse”, o coletivo francês encena um julgamento que dista 200 anos deste naufrágio: um duelo verbal onde se procura encontrar culpados, uma resposta, uma explicação para os acontecimentos e questiona se será possível formular um julgamento sem se ter vivido a experiência. A partir desse questionamento, a dramaturgia desmorona-se para dar lugar à performance e à experimentação. Longe da História e das suas versões oficiais, Les Bâtards Dorésmergulharão com o público no abismo.

Ainda dentro do MUSCARIUM#11, este jovem coletivo francês também mergulhará no início do processo de criação do espetáculo “Matadouro” em coprodução com o teatromosca, com banda sonora original de The Legendary Tigerman e estreia marcada para 2026. Afirmando a aposta na internacionalização, o teatromosca estará, do mesmo modo, a trabalhar na coprodução que une a companhia de dança finlandesa Kekäläinen & Company, a companhia de dança da Galiza, Colectivo Glovo, e a companhia de teatro Leirena Teatro, de Leiria, “Conversas com Formigas”, que estreará igualmente em 2026.

Celebrando a francofonia, a décima primeira edição do MUSCARIUM contará ainda com mais dois espetáculos de companhias francesas, “éMOI”, de Tiphaine Guitton, pela Petite Compagnie, e “L’Invention du Printemps“, pela La Tête Noire – La Compagnie.

Em 2025, o festival estende-se até à Alliance Française de Lisboa, onde decorrerá um encontro dedicado à criação teatral contemporânea francesa e onde poderá ser visitada a exposição “Micro-Folie”, uma experiência digital que junta mais de cinco mil obras de arte de diferentes instituições culturais.

O MUSCARIUM#11 decorrerá de 1 a 21 de setembro, em vários espaços do concelho de Sintra e reunirá artistas e companhias como a Imaginar do Gigante, MUSGO Produção Cultural, Krisálida, Mia Meneses,María de Vicente e Tristany Munduque apresentará um concerto-performance único na emblemática Sala da Música do Palácio de Monserrate.

A programação completa do MUSCARIUM#11 poderá ser consultada em www.teatromosca.com e inclui espetáculos de teatro, dança, música, performance, debates, lançamentos de livros, conversas e encontros entre públicos e artistas. Destaque para o debate sobre o futuro da cultura em Sintra, no âmbito das eleições autárquicas 2025 e que terá a presença dos principais candidatos e candidatas à presidência da Câmara Municipal de Sintra.

Os bilhetes para os espetáculos já se encontram à venda na BOL e locais habituais, com valores que variam entre os 5 € e 7 €. O concerto-performance de Tristany Mundu tem o valor único de 12 €. Os ensaios abertos, debates, lançamentos de livros, encontros e a festa de encerramento do festival são de entrada livre.

Imagem: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Torne-se amigo da Metropolitana de Lisboa na temporada 2025/2026

Publicado

on

A Metropolitana de Lisboa, criada em 1992, desenvolve um projeto único no contexto nacional e muito raro no panorama internacional. Assenta o seu valor numa atuação transversal, cruzando o ensino especializado com a prática da música. Uma orquestra (OML) e três escolas (Conservatório de Música, Escola Profissional e Academia Nacional Superior de Orquestra) dão corpo a este projeto musical de eleição, que tem vindo a formar centenas de músicos profissionais.

O quotidiano da Metropolitana caracteriza-se pela convivência de diferentes gerações num mesmo edifício (a sua sede, instalada no edifício da antiga Standard Eléctrica, em Lisboa), com a energia inerente à intensa partilha musical entre alunos, professores, músicos profissionais e funcionários administrativos.

Para que este projeto possa consolidar-se e crescer, não basta a atividade que todos eles desenvolvem. A música que fazemos tem como destinatário o público. Sem ele, a nossa missão ficaria incompleta; com ele, ainda podemos fazer mais.

Junte-se aos Amigos da Metropolitana, um grupo de associados que, através do seu contributo e da sua presença, é chamado a participar ativamente na vida da instituição.

Imagem: ML.

Continuar a ler

Mais lidas