Atualidade
PSP desmantela banca de droga no bairro do Alvito, em Alcântara
Mais ocorrências na zona do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia 26 de abril, procedeu ao desmantelamento de uma banca de droga que operava no bairro do Alvito, em Alcântara – Lisboa.
No total, foram detidos, em flagrante delito, 5 homens, com idades compreendidas entre os 30 e os 54 anos, pelo crime de tráfico de estupefacientes.
Através de uma investigação que corria termos na DIC – Lisboa desde março de 2021, e com a emissão dos respetivos Mandados de Busca Domiciliária, a PSP planeou uma operação com o intuito de deter todos os intervenientes e responsáveis de uma estrutura, cuja única finalidade é a venda de produto estupefaciente, na vertente de venda direta ao consumidor.
A operação decorreu na zona do bairro do Alvito, onde se desmantelou a banca de venda ao consumidor, e também na zona do Seixal e em Corroios – Setúbal.
No decurso da operação foi possível deter toda a estrutura deste grupo de traficantes e apreender o respetivo produto estupefaciente. Para além disto foi ainda possível apreender uma elevada quantia monetária, três veículos, duas armas de fogo e ainda munições de diversos calibres.
No total, foram apreendidas 4 748 doses individuais de cocaína; 4 735 doses individuais de haxixe; 1 024 doses individuais de heroína; 14 doses individuais de liamba, 7 479 euros em numerário; 2 armas de fogo; diversas munições de diferentes calibres; 1 viatura ligeira; 2 motociclos; 6 telefones; e, ainda, vários utensílios utilizados para o corte, produção, embalamento e distribuição do referido estupefaciente.
Com esta detenção a PSP “acredita ter desmantelado o principal grupo que se dedicava ao tráfico de droga na zona do Alvito, o que trará certamente um acrescento do sentimento de segurança da população aí residente uma vez que este tipo de fenómeno deixará de existir no interior do seu bairro”, salienta.
Os detidos foram constituídos arguidos e sujeitos a termo de identidade e residência, tendo sido presentes em Tribunal, para primeiro interrogatório de arguido detido, sendo-lhes aplicada a quatro (4) deles a medida de coação de prisão preventiva e a um (1) a medida de coação de termo de identidade e residência.
Ocorrências do Comando Metropolitano de Lisboa
A Divisão de Segurança Aeroportuária, no dia 27 de abril, pelas 13h00, procedeu à detenção de um homem, de 34 anos, por em ato de fiscalização rodoviária verificou-se estar a conduzir uma viatura quando esta se encontrava apreendida, por falta de seguro de responsabilidade civil, incorrendo num crime de desobediência.
Ao condutor foi dada voz de detenção, foi constituído arguido e prestou termo de identidade e residência, sendo depois presente em 1º interrogatório judicial, na Instância Local Criminal de Lisboa – Secção de Pequena Criminalidade, no Campus de Justiça.
A Divisão de Segurança a Transportes Públicos, no dia 24 de abril, pelas 20h30, na freguesia de Campolide, procedeu à detenção de um homem, de 33 anos, por existir sob o mesmo um Mandado de Detenção.
Os Policias de serviço, aquando do patrulhamento na estação ferroviária de Campolide, avistaram o suspeito a fumar na plataforma de embarque, sendo possível sentir um odor bastante forte e característico de produto estupefaciente, motivo o qual despoletou a respetiva abordagem.
Foi solicitado documento de identificação para averiguar se pendia algum ilícito criminal sob o mesmo, apurando-se que tinha um Mandado de Detenção, por um crime de consumo de estupefaciente, para pagamento de 240€ (duzentos e quarenta euros), convertidos em 26 (vinte e seis) dias de prisão subsidiária.
O arguido fez o pagamento voluntário da quantia estipulada, tendo o mesmo sido restituído à liberdade.
No dia 24 de abril, pelas 18h44, na freguesia das Aguas Livres, procedeu à detenção de um homem de 23 anos, por permanência ilegal no país.
Os Polícias, de serviço na Estação Ferroviária de Santa Cruz/Damaia, avistaram o suspeito a atravessar a linha férrea, motivo esse que levou à sua intersecção e abordagem proactiva.
Foi solicitado documento de identificação para se proceder ao levantamento do respetivo Auto de contraordenação tendo este apresentado o seu passaporte e afirmando que estaria em Território Nacional há 4 anos, questionado se estaria a regularizar a sua situação em território nacional o mesmo respondeu negativamente.
O detido recolheu às salas de detenção do Comando Metropolitano de Lisboa, o qual foi presente em 1º interrogatório judicial no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Oeste – Juízo Local Criminal da Amadora.
Foto: PSP.
Atualidade
Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental
De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.
O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.
A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.
Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.
Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.
Atualidade
Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.
O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.
Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.
A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.
No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.
O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
Foto: PSP.
Atualidade
Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.
A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.
A diligência decorreu sem incidentes.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca