Connect with us

Atualidade

PSP celebra o 138º aniversário do Comando Distrital da Guarda

Publicado

on

A Polícia de Segurança Pública (PSP) assinala, no dia 22 de outubro, o 138º aniversário do Comando Distrital da Guarda.

Em 22 de Outubro de 1884, 15 cidadãos que tinham servido em Unidades do Exército, comandados pelo Comissário Pignatelly, constituíram o Primeiro Corpo de Polícia Civil da cidade da Guarda.

Atualmente, a área de responsabilidade territorial do Comando Distrital da Guarda engloba a cidade da Guarda, que é a mais alta do país, com 1.056 metros de altitude máxima, sendo, também, a capital de distrito com 40.155 habitantes, e a cidade de Gouveia, com 12.221 habitantes, segundo os dados preliminares dos Censos 2021.

Da atividade operacional levada a cabo no ano de 2021, no Comando da Guarda, salienta-se:

– A detenção de 115 cidadãos na sequência de vários ilícitos criminais, dos quais se destacam:

. 70 por condução de veículo com taxa de álcool igual/superior a 1,2g/l;

. 14 por tráfico de estupefacientes;

. 9 por crimes de furto e roubo;

. 6 por crimes de violência doméstica.

– A realização de 1.227 ações de prevenção e sensibilização junto de alunos, idosos e comerciantes e 128 ações de sensibilização de prevenção criminal.

– No âmbito da investigação criminal foram, ainda, concluídos 482 inquéritos criminais, constituídos arguidos 206 suspeitos pela prática de vários crimes, foram cumpridas 1035 diligências processuais, 541 notificações judiciais e executados 63 mandados de detenção.

– Na área da segurança rodoviária foram detetadas 2.377 infrações e realizadas 526 operações de fiscalização. Foram ainda fiscalizados 14.763 condutores, dos quais 8.536 foram submetidos a testes de alcoolemia.

– No exercício das competências exclusivas da PSP em matéria de armas e explosivos, o Núcleo de Armas e Explosivos da Guarda realizou 52 ações de fiscalização e 12 ações de formação, destacando-se ainda:

. 127 armas e 5477 munições peritadas;

. 360 armas recebidas a favor do estado; e

. 2208 processos de licenciamento (19 autorizações de compra e emprego de explosivos, 4 licenças de fogo de artifício e 2185 processos de licenciamento no âmbito da lei das armas).

Este ano, no âmbito das comemorações do aniversário do Comando Distrital da guarda, encontram-se expostas ao público, e disponíveis para visita gratuita até dia 31 de outubro, as exposições: “Rostos com Voz”, no La Vie Guarda Shopping Center, e “Em tempo de máscaras quem fala são os olhos”, no Museu da Guarda.

Também a propósito das comemorações, no dia 20 de outubro, a Banda Sinfónica da PSP realizará um Concerto no Teatro Municipal da Guarda e dois concertos de “Palmo & Meio”, destinados a crianças, no Lactário Dr. Proença e Jardim de Infância de Alfarazes, na cidade da Guarda.

O concerto da Banda Sinfónica da PSP é aberto ao público e gratuito e, quem quiser assistir, basta dirigir-se à bilheteira do Teatro Municipal da Guarda a fim de levantar o número de bilhetes pretendido.

Por fim, no dia 25 de outubro, data da cerimónia comemorativa do 138º aniversário do Comando, para assinalar o final da efeméride, será inaugurada a “Rua dos Quadrilheiros”. Criados no séc. XIV pelo Rei D. Fernando I, foram os primeiros Polícias responsáveis pela segurança urbana e que constituem a génese da PSP. Este momento contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa.

Imagens: PSP.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas