Connect with us

Atualidade

PSP assinala o 156º Aniversário do Comando Metropolitano do Porto

Publicado

on

A Polícia de Segurança Pública (PSP) assinalou, ontem, o 156º aniversário do Comando Metropolitano do Porto (COMETPOR).

As suas origens remontam ao século XIV, quando D. Fernando, para vigiar o sossego público, criou um corpo de agentes policiais denominado “Corpo de Quadrilheiros”. Em 1808, é criada a Guarda Real da Polícia do Porto, tendo surgido, nesta altura, o primeiro documento estruturado sobre o policiamento da cidade.

Mais tarde, em 1865, é criada a Agência Policial do Porto, com a finalidade de garantir a segurança e a ordem na cidade. No dia 6 de agosto de 1867, D. Luís I institui a Polícia Cívica na Cidade do Porto, diretamente subordinada ao Governador Civil do Distrito. É nesta cidade que, em 1922, surge a primeira e inovadora Brigada de Sinaleiros do país.

Com uma área de responsabilidade territorial de 264.07 Km2, o COMETPOR assegura a proteção dos seus 908.158 cidadãos.

Sendo o COMETPOR um dos maiores Comandos desta polícia, é também responsável por alguns dos principais Estádios de Futebol, dos quais se destacam o Estádio do Dragão (Futebol Clube do Porto), Estádio do Bessa (Boavista FC), o Estádio dos Arcos (Rio Ave FC), o Estádio do Varzim (Varzim SC) e o Estádio do Mar (Leixões SC), pertencendo os três primeiros à Primeira Liga de Futebol.

Relativamente à operacionalidade, no ano de 2022, o Comando Metropolitano do Porto procedeu à detenção de um total de 3924 suspeitos, dos quais se destacam, entre outros ilícitos:

· Crimes rodoviários:

– 1014 detidos por falta de habilitação legal para conduzir;

– 715 detidos por condução de viaturas sob o efeito do álcool;

– 1087 detenções relacionadas com estupefaciente;

– 63 detenções por detenção ou tráfico de armas proibidas.

No âmbito do Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade (MIPP) foram efetuadas, no ano transato, 1699 ações de sensibilização para com a população idosa e crianças (Escola Segura) e, só no primeiro semestre de 2023, foram efetuadas 1131 ações. Destaque-se ainda que, no mesmo período temporal, a PSP realizou 1285 atendimentos a vítimas de violência doméstica.

A Divisa do Brasão de Armas do Comando Metropolitano do Porto, “TUDO POR TODOS” significa a entrega dos Polícias nas suas ações para que, independentemente de ideologias e credos, a todos atenda e por todos valha

Imagem: PSP.

Atualidade

Lisboa: Homem detido por tráfico de drogas em S. Domingos de Benfica

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3ª Divisão Policial, no dia 26 de novembro, na freguesia de São Domingos de Benfica, procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem de 22 anos, por ser suspeito da prática do crime de Tráfico de Produto Estupefaciente.

Os Polícias, que se encontravam em serviço de patrulhamento, junto ao Terminal de Sete Rios, verificaram dois indivíduos a produzir dois cigarros artesanais, os quais, ao aperceberem-se da presença policial, adotaram uma postura que revelava inquietação e nervosismo.

O comportamento evidenciado levou a que os suspeitos fossem abordados, tendo sido encontrado na posse de um dos indivíduos, um produto de cor castanho separado em duas embalagens, envoltas em plástico e com o logotipo “PAPAYADAWG”, que se veio a confirmar ser haxixe.

Da ação policial resultou a detenção do indivíduo que trazia consigo os artigos e apreensão de 371,7 doses individuais de Haxixe; e 173,60 euros em numerário.

O detido recolheu às celas de detenção do COMETLIS, e após ser sujeito a 1º interrogatório judicial, foi-lhe aplicada a medida de coação de Apresentações Periódicas.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Matosinhos: Homem de 38 anos detido por exploração ilícita de jogo de fortuna ou azar

Publicado

on

No dia 30 de novembro, pelas 22h30, na Rua Bairro Novo, na cidade de Matosinhos, Polícias da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial da Divisão de Matosinhos, procederam à detenção de um homem, de 38 anos de idade, empregado de balcão e residente em Matosinhos, pelo crime de exploração ilícita de jogo.

Os polícias, no decurso de uma ação no âmbito de fiscalização a estabelecimentos comerciais detetaram uma máquina de jogo eletrónica do tipo roleta. Esta máquina encontrava-se dissimulada através de publicidade com alusão a bebidas alcoólicas.

Os jogos de fortuna e azar, cujo resultado assenta exclusiva ou fundamentalmente na sorte e não da perícia do jogador. Estes apenas podem ser explorados nos locais devidamente autorizados para o efeito, o que em Portugal se aplica aos casinos.

O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Ponte de Lima: Três detenções no âmbito do combate à prática do crime de contrafação

Publicado

on

No dia de ontem, junto da Avenida 5 de Outubro, em Ponte de Lima, decorreu mais uma operação que teve como objetivo a prevenção criminal e a fiscalização de venda de artigos suspeitos de serem contrafeitos.

Da presente operação, desenvolvida através do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial, resultou a detenção de 03 homens, de 27, 39 e 41 anos de idade, no âmbito da fiscalização de venda de artigos suspeitos de serem contrafeitos.

A PSP apreendeu 495 artigos de calçado e vestuário desportivo suspeitos de serem contrafeitos.

Os detidos foram notificados para comparecerem junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas