Connect with us

Atualidade

PSP assinala o 140º Aniversário do Comando Distrital de Vila Real

Publicado

on

A Polícia de Segurança Pública (PSP) assinala, amanhã, o 140º aniversário do Comando Distrital de Vila Real, o qual foi criado em 1883 na sequência da já existente Polícia Cívica, formada no reinado do Rei D. Luís, inicialmente na cidade de Vila Real e, posteriormente, em 10 de julho de 1936, na cidade de Chaves.

A Polícia de Vila Real é responsável pela segurança de mais de 49 400 habitantes, e a sua área territorial compreende as cidades de Vila Real e de Chaves (47,26km2).

Relativamente à atividade operacional, no ano de 2022, o Comando Distrital de Vila Real efetivou a detenção de 231 suspeitos na sequência de vários ilícitos criminais, dos quais se destacam:

. 153 detidos por condução sob o efeito do álcool;

. 26 detidos por condução sem habilitação legal;

. 10 detenções por tráfico de estupefacientes;

. 46 mandados judiciais de detenção.

No âmbito do Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade (MIPP) foram efetuadas 59 ações de sensibilização junto da população idosa e 1488 contactos individuais de prevenção criminal.

Acrescem, também, as 123 ações realizadas pelas Equipas do Programa Escola Segura, às quais assistiram mais de 6800 alunos, professores e auxiliares de educação.

No campo da investigação criminal, foram iniciados 993 inquéritos crime e concluídos 947. Foram constituídos arguidos 226 suspeitos pela prática de vários crimes.

Registaram-se 1326 diligências processuais (cartas precatórias), sendo concluídas 1194. Foram ainda recebidos 2997 pedidos de entidades externas (notificações judiciais e outros), sendo concluídos 2588.

No que concerne à proteção ambiental, foram realizadas 286 ações, das quais 239 de vigilância, sensibilização e fiscalização no âmbito dos fogos florestais. Do total destas ações, resultaram 101 autos encaminhados às entidades competentes.

Na área da segurança rodoviária, foram realizadas 501 operações de fiscalização, tendo sido submetidos ao teste de alcoolemia 7 847 condutores.

No exercício das competências exclusivas da PSP em matéria de armas e explosivos, o Núcleo de Armas e Explosivos de Vila Real realizou 64 ações de fiscalização e 26 de formação, destacando-se, ainda:

. A apreensão de 279 armas, 5 060 munições e 18 408 substâncias explosivas;

. 100 armas e 606 munições sujeitas a exame pericial;

. 51 vistorias a armeiros e locais de fabrico, armazenamento e produção de explosivos;

. 210 processos de contraordenação iniciados e 166 concluídos.

Para melhorar a comunicação com os habitantes do distrito de Vila Real, dando a conhecer o trabalho da PSP e transmitindo alguns conselhos úteis nas mais diversas matérias, a PSP de Vila Real criou uma página na rede social Facebook no dia 01 de dezembro de 2022, contando, atualmente, com 930 seguidores.

Imagem: PSP.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas