Connect with us

Atualidade

PSP assinala 39º aniversário do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna

Publicado

on

A Polícia de Segurança Pública (PSP) assinalou, ontem, o 39º aniversário do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI).

Instalado no antigo Convento do Calvário, em Alcântara – Lisboa, o ISCPSI é um estabelecimento policial de ensino superior que ministra os Cursos de Formação de Oficiais de Polícia (CFOP). A frequência do CFOP confere, aos alunos que o terminam, o grau de mestre em Ciências Policiais e Segurança Interna.

Este edifício, que foi reconstruído após o terramoto de 1755, foi sucessivamente ocupado por diversos estabelecimentos escolares até que, em 1966, foi atribuído à Escola Prática de Polícia (EPP), sendo restaurado e submetido a obras de beneficiação.

Numa primeira fase foi adaptado à satisfação das necessidades da EPP e, posteriormente, às da Escola Superior de Polícia, tendo as novas instalações sido inauguradas no início do ano letivo de 1994-1995.

Em fevereiro de 1999, a Escola Superior de Polícia passou a chamar-se Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, de acordo com a Lei de Organização e Funcionamento da PSP.

Desde 1984, data do primeiro CFOP, até ao presente, já foram formados cerca de 800 oficiais da PSP.

Este ano, tem início o 40º CFOP, que irá formar até 32 novos oficiais de Polícia. A média anual de candidatos para a frequência do CFOP é de 773.

Ao abrigo de Acordos de Cooperação com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), no decorrer destes 39 anos, o ISCPSI formou também 46 Oficiais Cabo-Verdianos, 57 Oficiais Angolanos, 42 Oficiais Moçambicanos, 22 Oficiais São-Tomenses e 7 Oficiais Guineenses, para o desempenho de funções nos respetivos países.

Além das mais diversas ações de formação, estágios de aperfeiçoamento e atualização dirigidos aos Oficiais de Polícia, o ISCPSI coordena e colabora em vários projetos de investigação e desenvolvimento de interesse nacional, no âmbito da segurança Interna.

O lema do ISCPSI, que consta na divisa do seu símbolo heráldico, “Victoria discentium gloria docentium”, bem representativa dos valores deste estabelecimento de ensino, significa que “a vitória dos alunos é a glória dos professores”.

A cerimónia de comemoração desta efeméride, bem como o ato simbólico de imposição de platinas aos alunos, terá lugar no próximo dia 17 de outubro, no ISCPSI. É também nesse dia que tomará posse o novo Diretor do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, o Superintendente-chefe Luís Manuel Peça Farinha.

Imagem: PSP.

[Ndr: notícia corrigida no número de oficiais a formar, a 16.10.2023, pelas 13h10]

Atualidade

Loures: Homem de 62 anos detido por tráfico de estupefaciente

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 9 de maio, pelas 20h30, na união de freguesias Santo Adrião e Olival Basto, procedeu à detenção de um homem de 62 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.

No decorrer de um policiamento de prevenção e visibilidade, os polícias abordaram uma viatura e seus ocupantes para efeitos de fiscalização.

Durante a abordagem, foi localizado na posse de um dos ocupantes, uma bolsa com vários sacos contendo produto suspeito de ser estupefaciente, que se veio a confirmar tratar-se de 341 doses individuais de heroína.

O detido recolheu ás celas de detenção do COMETLIS, tendo sido presente perante Autoridade Judiciária para 1.º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por suspeita da prática do crime de furto no interior de estabelecimento comercial

Publicado

on

No dia 14 de maio, pelas 12h10, na rua Quinta do Bispo de Angola – Meadela, em Viana do Castelo, foi detido um homem, de 33 anos de idade, operário da construção civil e residente na Ponte da Barca.

Polícias do efetivo da Esquadra de Viana do Castelo, na sequência de informações dando conta da prática de um furto no interior de um estabelecimento comercial, localizado na avenida dos Combatentes da Grande Guerra, na cidade de Viana do Castelo, ali se deslocaram.

No decurso das medidas de polícia desenvolvidas, na rua supramencionada, elemento policial da Esquadra de Trânsito, efetuou a interceção do acima identificado, que, momentos antes, através de astúcia, se havia introduzido no interior do referido estabelecimento comercial e subtraído diversas peças de ourivesaria. De referir ainda que o suspeito, havia tentado proceder à venda dos artigos furtados junto de um estabelecimento comercial localizado nas imediações da artéria onde veio a ser intercetado e detido.

Os bens subtraídos foram todos recuperados e reconhecidos pela responsável da loja. A proprietária do estabelecimento formalizou queixa junto de departamento policial.

O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Vila do Conde: Três detenções por furto

Publicado

on

No dia 13 de maio, pelas 20h05, na Rua Aristides Sousa Mendes, em Vila do Conde, a Divisão Policial de Vila do Conde procedeu à detenção de três homens, entre os 30 e os 40 anos de idade, desempregados e residentes em Braga, Porto e Viana do Castelo, pelo crime de furto.

Após denúncia de uma bicicleta furtada pelas 18h45, e com base na indicação e na descrição de três suspeitos e de uma viatura envolvida, a PSP encetou diligências no sentido de identificar e intercetar os mesmos, vindo a localizar a viatura suspeita pelas 20h00 num posto de combustível com os suspeitos no interior da mesma.

Após terem sido abordados, para além da bicicleta furtada, foi ainda constatada a existência de diversos artigos que os suspeitos não justificaram a sua posse, suspeitando-se de uns serem furtados e outros de servirem para a prática de furtos, nomeadamente: 2 rebarbadoras; 2 berbequins; 2 parafusadoras, 1 trotinete; 5 kispos do Clube de Futebol do Rio Ave; 4 telemóveis; ferramentas e acessórios diversos; e 4 garrafões de 25 litros vazios e um funil.

No decorrer da s diligências policiais foi possível apurar que as matrículas apostas no veículo não correspondiam ao mesmo e no interior estavam as corretas, sendo que estas correspondiam à viatura referenciada como envolvida em diversos furtos anteriores, pelo que se procedeu à apreensão da mesma.

Os detidos encontram-se a ser presentes no Juízo de Instrução Criminal de Matosinhos para 1º interrogatório judicial visando a aplicação de eventuais medidas de coação.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas