Atualidade
Programação trimestral da LEGO® Fan Factory dedicada à LEGO® Technic™ e à LEGO® Speed Champions
Pé no acelerador? Partida! – Serão assim os meses de fevereiro a abril na Lego® Fan Factory do MAR Shopping Matosinhos

Rápidos e cheios de adrenalina, serão assim os meses de fevereiro a abril na LEGO® Fan Factory do MAR Shopping Matosinhos, a maior da Península Ibérica. O espaço, de entrada gratuita, e que continua a ser muito procurado pelas crianças, destaca, na sua programação trimestral, que alia brincadeira, criatividade e conteúdos pedagógicos, os temas LEGO® Technic™ e LEGO® Speed Champions. Construções de carros gigantes, máscaras das personagens e puzzles serão algumas das atividades destes universos em que as crianças poderão acelerar.
Os primeiros conjuntos LEGO® Technic™ de 1977 foram um empilhador, um trator e gruas para crianças que procuravam uma experiência de construção mais desafiante com uma nova gama de elementos LEGO®. Desde então, a marca de brinquedos dinamarquesa criou centenas de conjuntos com mecanismos diabolicamente complexos e modelos super-avançados. A LEGO® Technic™ é uma viagem pelos carros desportivos. Corridas de automóveis é também o mote da LEGO® Speed Champions, que inclui modelos da FERRARI, MCLAREN, PORSCHE, AUDI, BUGATTI, CHEVROLET, DODGE, FORD, JAGUAR, LAMBORGHINI e NISSAN.
Pé no acelerador? Go!
Como sempre, na programação, haverá também espaço para outras temáticas LEGO®, como LEGO® City – em que as crianças são convidadas a construir a sua própria cidade, com escolas, hospitais e até bombeiros e polícia; LEGO® DOTS, que alia a arte aos brinquedos à sua personalização com objetos com cores, brilhantes e estilos divertidos; e LEGO® Friends – onde os mais novos são convidados a transformarem-se em diferentes personagens, em vários cenários como praias ou mercados.
As atividades para comemorações de dias especiais são já uma rotina na LEGO® Fan Factory do MAR Shopping Matosinhos e, nos dias 13 de fevereiro, 3 e 20 de março e 3 e 16 de abril em que se assinalam os dias mundiais da Rádio, da Vida Selvagem, do Arco-Íris, respetivamente, há construções gigantes e especiais dedicadas às celebrações.
Entre fevereiro e abril, motivos não vão faltar para uma visita à LEGO® Fan Factory do MAR Shopping Matosinhos. Com acesso gratuito, e um horário ajustado e passível de revisões em períodos especiais, que pode ser consultado em www.marshopping.com ou diretamente na LEGO® Fan Factory, as crianças contam com a orientação de monitores especializados e com formação específica LEGO® Fan Factory, a quem cabe integrar as crianças que acedem ao espaço em grupos de características e idades similares. Destinada a crianças dos três aos 10 anos, a permanência máxima está limitada a duas horas e a um acesso diário.
Foto: LEGO.
Atualidade
Barcelos: Peregrinação a cavalo à N.ª S.ª Senhora Aparecida de Balugães
Iniciativa conta com 70 cavalos e 12 charretes

É uma iniciativa inédita. O Município de Barcelos, em parceria com Confraria da Nossa Senhora Aparecida, promove, no próximo domingo, 13 de abril, uma “Peregrinação a cavalo à N.ª S.ª Senhora Aparecida” de Balugães, pelos caminhos de São Tiago. Evento pioneiro no concelho de Barcelos, esta peregrinação equestre arranca junto ao Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, pelas 9h00 da manhã, estando prevista a chegada a Balugães, por volta das 13 horas. Vão participar nesta peregrinação 70 cavalos e 12 charretes.
Além do caráter religioso, esta iniciativa pretende promover o território de Barcelos, no meio equestre nacional.
A Peregrinação alicerça-se historicamente na passagem pela Casa da Recoleta, atual Albergue Municipal, onde se terá programado a primeira peregrinação à Senhora da Aparecida. Atentos a este quadro, onde se junta atividade equestre, história e tradição, esta iniciativa visa valorizar o “cluster” equestre em Barcelos e posicionar o território neste segmento a nível nacional.
Imagem: CMB.
Atualidade
Amadora: Detidos por vaga de roubos

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial da Amadora, no dia 2 de abril, pelas 07h40, na freguesia de Encosta do Sol, procedeu à detenção de dois homens de 24 e 26 anos, por serem suspeitos da prática de quatro crimes de roubo.
O modus operandi dos suspeitos baseava-se no seguimento das vítimas até às respetivas residências com o intuito de as invadir. Com recurso à violência deixavam as vítimas na impossibilidade de resistir, apoderavam-se de dinheiro e de ouro que depois vendiam em ourivesarias.
Os crimes ocorreram entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025 e foram declarados como prioritários, sendo alocadas equipas de investigação criminal em exclusivo nestas investigações. Em estreita e simbiótica coordenação com o Ministério Público da Amadora, foi possível recolher indícios da prática dos crimes pelos suspeitos que sustentaram a emissão de mandados de busca domiciliária. Dessas diligências foi possível apreender objetos roubados e vestuário com valor probatório e, de forma superveniente, apreender várias armas de fogo e estupefacientes.
Os detidos, ambos com antecedentes criminais vários, nomeadamente crimes violentos dirigidos à esfera patrimonial, foram presentes a 1.º Interrogatório Judicial tendo sido submetidos à medida de coação de Prisão Preventiva.
A prevenção e investigação deste tipo de fenómenos criminais são prioritárias em termos de intervenção policial, tendo em conta a violência com que são praticados, neste caso, contra vítimas especialmente vulneráveis sendo este tipo de detenções relevante para o fortalecimento do sentimento de segurança das populações, afirmando a confiança na PSP, enquanto instituição de referência dos cidadãos na área da segurança.
Foto: PSP.
Atualidade
Porto: Mais quatro detenções por contrafação

No dia 07 de abril, no Porto, a 1.ª Divisão Policial, numa operação de fiscalização e em colaboração com representantes legais de marcas registadas e protegidas, procedeu à detenção de quatro homens com idades compreendidas entre os 54 e os 68 anos de idade, por posse de artigos contrafeitos para venda.
Desta operação, foram apreendidos 18 kits (camisola + calção) e 600 artigos contrafeitos referentes a marcas registadas e protegidas pelo Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos.
Os detidos foram notificados para comparecer perante as Autoridades Judiciárias competentes.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca
-
Atualidade3 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação