Connect with us

Atualidade

Professora da Universidade do Minho na Academia Portuguesa da História

Manuela Martins convidada como académica de mérito, pelos seus estudos sobre o património de Braga

Publicado

on

Manuela Martins, professora catedrática do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, entrou para a Academia Portuguesa da História (APH), como académica de mérito, em reconhecimento do seu trabalho sobre o património de Braga. A cerimónia decorreu na sede da APH, em Lisboa. Esta entidade tem perto de 500 membros, incluindo, também da Universidade do Minho (UMinho), os professores José Viriato Capela (académico de número), Marta Lobo (académica correspondente) e Franquelim Neiva Soares (académico aposentado).

A entrada de Manuela Martins resultou de uma proposta entre pares, que reconhece o seu trabalho no estudo arqueológico da cidade romana de Bracara Augusta e na valorização do património histórico e cultural de Braga. “Estou feliz por distinguirem o meu percurso de quatro décadas de investigação e espero continuar a contribuir para a qualidade da arqueologia e da historiografia em Portugal”, referiu. A APH teve as suas origens em 1720, é considerada uma das principais academias científicas nacionais e é presidida pela historiadora Manuela Mendonça.

Momento da cerimónia (Foto: UMinho)

Maria Manuela dos Reis Martins nasceu em Silves, distrito de Faro. Licenciou-se em História pela Universidade de Lisboa e doutorou-se em Pré-História e História Antiga pela UMinho. Nesta academia coordena a Unidade de Arqueologia, investiga no Laboratório de Paisagens, Património e Território​ (Lab2PT) e é professora catedrática do Departamento de História, tendo sido também vice-reitora para a Cultura e Sociedade, membro do Conselho Cultural e dirigido quatro centros de investigação (CCHS, NARQ, CITCEM, Lab2PT).

Lecionou em universidades europeias e brasileiras, recebeu várias bolsas e prémios e integrou júris da Fundação para a Ciência e Tecnologia, do Conselho de Reitores, da Fundação Gulbenkian, da Direção-Geral do Património Cultural e da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior. Prestou serviços no âmbito do estudo, valorização e comunicação do património e foi diretora científica para o Salvamento de Bracara Augusta, liderando uma centena de intervenções arqueológicas. O seu currículo inclui cerca de 200 publicações científicas, 100 conferências proferidas e a coordenação de 40 eventos internacionais e de 15 projetos cofinanciados, 10 deles europeus.

Fotos: UMinho.

Atualidade

Barcelos: Inaugurado parque de estacionamento e jardim na freguesia de Góios

Publicado

on

A convite da Junta da União de Freguesias de Chorente, Góios, Courel, Pedra Furada e Gueral, o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino Lopes, esteve, no passado sábado (21 de setembro), na cerimónia de bênção e inauguração do parque de estacionamento e do jardim de Góios, empreitadas que implicaram um custo de 130 mil euros, tendo sido cofinanciados pela Câmara Municipal de Barcelos e pela Junta de Freguesia. A cerimónia contou, ainda, com a bênção de uma carrinha de nove lugares, 100% elétrica, que se destina a servir a comunidade, um investimento de 47 mil euros, dos quais 15 mil foram comparticipados pelo Município.

Os trabalhos desenvolvidos no espaço intervencionado permitiram que a área envolvente fosse convertida numa zona ampla, consolidando-a como parque de estacionamento e jardim de apoio à zona central da freguesia.

O Presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, manifestou o seu agrado por estar a inaugurar esta obra. “É um orgulho muito grande inaugurar este espaço, que veio dar mais e melhores condições e utilidade para toda a população. É um espaço requalificado no centro da freguesia, que serve de local de convívio e de socialização da população. Congrega, na zona central da freguesia, a igreja, a escola e o centro paroquial. Uma obra bem feita e um espaço aprazível que honra Barcelos”. Antes, já o Presidente da Junta de Freguesia, Nuno Evandro, tinha expressado a sua grande satisfação pela realização da obra. “Este é um espaço que resulta da cooperação entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia. Só conseguimos ser maiores se soubermos trabalhar em conjunto. É um orgulho presentear a população de Góios e a quem nos visita com um espaço bonito e apreciado que fazia falta à nossa freguesia”.

Por sua vez, após a cerimónia de bênção, o pároco de Góios, Álvaro Silva, também manifestou gratidão pela obra, agradecendo às entidades que financiaram a execução dos trabalhos.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Mais uma temporada do Programa “Diabetes em Movimento”

Arranca no dia 2 de outubro

Publicado

on

Arranca já no próximo dia 2 de outubro, o programa comunitário “Diabetes em Movimento”, destinado à prática de exercício físico para pessoas com diabetes tipo 2. Implementado pela Câmara Municipal de Barcelos em parceria com a Unidade Local de Saúde de Barcelos/Esposende, este programa tem coordenação nacional da Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e do Programa Nacional para a Diabetes.

No caso concreto do concelho de Barcelos, as sessões de exercício físico vão decorrer às segundas, quartas e sextas, das 9h às 10h30, no Pavilhão Desportivo de Adães, e serão dinamizadas por profissionais licenciados em exercício e educação física e por enfermeiros.

A participação é gratuita, mediante referenciação feita pelos médicos e enfermeiros das Unidades de Saúde Familiar e Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados, dos Centros de Saúde de Barcelos e Barcelinhos.

O programa “Diabetes em Movimento” tem intervenção multi-institucional, multidisciplinar e multicomponente, e representa um esforço articulado da comunidade para proporcionar uma solução concreta e efetiva de atividade física a esta população-alvo.

A diabetes é um dos principais problemas de saúde pública do nosso país (há cerca de 1 milhão de pessoas com esta doença crónica em Portugal) e a atividade física é um dos pilares do tratamento, pois melhora o controlo metabólico, reduz o risco cardiovascular e aumenta a funcionalidade e a qualidade de vida dos pacientes.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Lagos: Órgão de tubos da Igreja de Santa Maria restaurado

Publicado

on

O município de Lagos comparticipou os trabalhos de reparação, restauro e divulgação do órgão de tubos da Igreja de Santa Maria. A decisão de atribuição de um subsídio, no valor de 35 820,00€, foi tomada na última reunião de câmara, concretizando a disponibilidade anteriormente manifestada pela autarquia a esta iniciativa da paróquia e da Fábrica da Igreja de Santa Maria.

Contribuir para a preservação de um bem cultural único e raro na região, assim como para a dinamização do património musical que lhe está diretamente associado, foram os fundamentos invocados, os quais mereceram amplo consenso no seio do órgão executivo. A programação de iniciativas culturais, como visitas ou concertos, e da utilização para fins pedagógicos, no âmbito do ensino da música e do desenvolvimento de novas competências artísticas, são possibilidades que se abrem graças à intervenção realizada no órgão.

Segundo a recolha documental realizada, que deu origem à publicação – também ela apoiada – “Elementos para a história do Órgão da Igreja de Santa Maria de Lagos”, o instrumento foi construído em 1893 por uma renomada empresa alemã, tendo sido integrado no Coro Alto da Igreja de Santa Maria em data incerta, sabendo-se, contudo, que terá sido posterior ao incêndio que deflagrou naquele local de culto e às obras de reconstrução da Igreja que se seguiram, inauguradas em 1891.

Os trabalhos de restauro do órgão, cuja concretização era um sonho acalentado pela comunidade paroquial desde há cerca de duas décadas, foram realizados pelo Mestre Organeiro Dinarte Machado, tendo sido apresentados à comunidade católica local no passado dia 14 de agosto, durante as celebrações em contexto litúrgico, mas muito em breve serão também apresentados no âmbito de concertos dirigidos ao público apreciador de música, como é o caso doCONCERTO COM JAVIER ORTIGA que integra o XVII FESTIVAL DE ÓRGÃO DO ALGARVE, a realizar no dia 29 de novembro, pelas 21h00.

Foto: CML.

Continuar a ler

Mais lidas