Connect with us

Atualidade

Portugal é o país fiscalmente mais generoso para as empresas que fazem I&D

Estudo The Benchmark 2022 avalia incentivos fiscais à I&D

Publicado

on

Portugal é o país fiscalmente mais generoso para as empresas em termos de Investigação & Desenvolvimento (I&D) de entre os 24 analisados pela AYMING no seu estudo The Benchmark, versão 2022. Portugal é, portanto, mais interessante para as empresas do que países como Austrália, França ou EUA, na hora das empresas procurarem incentivos fiscais.

O The Benchmark 2022 oferece uma forma fácil de comparar os mais importantes incentivos fiscais à I&D a nível internacional, baseada em duas métricas-chave: Generosidade do Incentivo e Facilidade de Candidatura.

“A candidatura a um incentivo fiscal pode ser um processo complexo e demorado. Para ajudar neste processo, criámos o The Benchmark, um documento anual que compara os diferentes incentivos fiscais à I&D que existem um pouco por todo o mundo”, afirma Nuno Tomás, Diretor Geral da AYMING em Portugal. “Na nossa análise, Portugal aparece, mais uma vez, muito bem classificado, uma vez que é o país mais generoso, alavancado pela grande recuperação fiscal que as empresas podem obter através do SIFIDE. Em termos de facilidade de candidatura, o esquema fiscal português encontra-se a meio da tabela, algo que reforça a importância de conhecer bem a estrutura deste incentivo, de modo que as empresas consigam maximizar o aproveitamento da sua generosidade”, conclui.

Este documento coloca Portugal ao nível de países com um grande histórico no que diz respeito à aposta em I&D, especialmente em relação à Generosidade (fórmula que calcula o que as empresas receberiam de volta tendo em conta as especificidades de cada país), como é o caso do Canadá, Singapura, Colômbia e Alemanha. Já o grau de Facilidade de Candidatura é mais alto em países como a França, Reino Unido, Brasil, Polónia e EUA.

O SIFIDE – Sistema de Incentivos Fiscais à I&D Empresarial é um benefício fiscal que permite às empresas recuperar uma parte do investimento realizado em projetos de Investigação e Desenvolvimento, em sede de IRC, com um limite máximo de 82,5% das despesas efetuadas pela sua empresa em projetos de I&D. As candidaturas decorrem até ao fim do mês de maio, com a submissão do Modelo 22.

Foto: DR.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas