Connect with us

Atualidade

Porto: STCP com operação especial no Fim de Ano

Publicado

on

O fim do ano aproxima-se e a cidade do Porto, com a vasta oferta em termos de animação, nomeadamente na Av. Aliados, na Pç. República e nos Jardins do Palácio de Cristal, é a escolha por excelência para muitos celebrarem a entrada no Novo Ano.

Com o objetivo de garantir uma mobilidade eficiente aos seus clientes, a STCP preparou uma operação especial que permite viajar de autocarro, até próximo dos vários locais, de forma cómoda, segura e económica.

Assim:

. Ao serviço noturno já habitual (37 linhas), junta-se a antecipação da Rede de Madrugada (exceto linha 9M), com o quádruplo da oferta habitual e, em média, com viagens a cada 15 minutos e viaturas de maior capacidade, nos principais eixos da rede STCP para uma ligação rápida aos centros dos seis municípios servidos pela operadora;

. Para garantir uma ligação mais rápida e direta entre os centros das cidades do Porto e Gondomar, a linha 800 (Bolhão-Gondomar) será reforçada com mais autocarros e irá prolongar o serviço até ao final da madrugada, em complemento à linha 9M (Rot. AEP-Gondomar, via H.S. João), que tem parte significativa do seu percurso ao longo da Circunvalação;

. De modo a servir o público dos concertos a serem realizados nos Jardins do Palácio de Cristal, a linha 1M (Av. Aliados-Matosinhos, Praia) será desviada em Massarelos, via Rua da Restauração, até à Cordoaria;

. Na segunda-feira, dia 1 de janeiro de 2024, a rede da STCP operará de acordo com os horários habituais de “domingos e feriados”.

Paragens término agrupadas, na Baixa do Porto, a partir das 21 horas de dia 31 de dezembro (domingo)

Mediante a proveniência das linhas em operação, foram estabelecidos quatro locais de paragens término na Baixa do Porto, desativando nesta noite os términos nas proximidades:

. Cordoaria – Rua Dr. Ferreira da Silva: paragem única (CORD1) para as linhas provenientes de poente, via R. Restauração – 200, 501, 507, 601, 602, 1M, 12M e 13M;

. Bolhão – Rua do Bolhão: paragem única (BLRB3) para as linhas provenientes de norte, via R. Gonçalo Cristóvão – 502*, 600, 701, 702, 3M*, 4M e 5M;

* Após fecho da Pr. República devido ao lançamento do fogo de artifício, as linhas 502 e 3M ficarão encurtadas ao Largo do Priorado (Igreja de Cedofeita). Prevê-se que a 3M volte à Rua do Bolhão perto das 1h30.

. Mercado do Bolhão – Rua Sá da Bandeira: paragem única (MCBL3) para as linhas provenientes de nascente, via R. Fernandes Tomás – 305, 401, 700, 800, 801, 7M e 8M;

Nota adicional: dado a elevada procura das paragens Santa Catarina situadas na R. Formosa, todos os embarques das linhas 700, 800, 801, 7M e 8M serão efetuados na paragem SCAT1 (mais próxima à R. Santa Catarina), ficando desativada a paragem SCAT3.

. Batalha – Rua Alexandre Herculano: paragem única (paragem provisória extra junto à Garagem Atlântico) para as linhas provenientes de sul, via R. Mouzinho Silveira ou via R. Duque de Loulé – 400, 500, 901, 904, 905, 906, 10M e 11M.

Títulos de Transporte / Tarifário

Recomenda-se a compra antecipada do título de transporte para todas as viagens necessárias, na ida e regresso. O título Bilhete de Bordo pode ser adquirido à entrada dos autocarros (2,50€), em dinheiro ou através de MB WAY, válido para uma viagem na STCP. Nos autocarros de dois pisos da linha 500 o pagamento também pode ser feito com VISA.

Alerta-se, igualmente, que esta noite é também altura de atualização tarifária dos títulos de assinatura mensal, pelo que a compra antecipada da mensalidade de janeiro de 2024 é fundamental.

Títulos válidos na Rede STCP

– Títulos ocasionais Andante;

– Tarifa de Bilhete de Bordo (2,50€);

– Assinatura Andante que inclua as zonas a utilizar.

Carro elétrico

Nos dias 31 de dezembro e 1 de janeiro, as linhas de carro elétrico histórico (1 e 18) irão manter o habitual horário de circulação.

A Rede STCP volta a assumir o horário “normal” no dia 3 de janeiro, quarta-feira.

Horários

Todos os horários das linhas STCP encontram-se disponíveis para consulta nas paragens, no site www.stcp.pt ou através da Linha Azul STCP linhaazul@stcp.pt / 226 158 158.

Aconselha-se sempre a consulta dos horários em tempo real das linhas STCP:

Site STCP em: https://bit.ly/STCP-Horarios

site explore.porto.pt

QR Code na paragem

Pode ser também usado o serviço SMSBUS (custo 0,25 cêntimos): enviar mensagem com o código da paragem para o número 68998.

Museu do Carro Eléctrico

No domingo, dia 31 de dezembro, o Museu do Carro Eléctrico estará a funcionar com o horário habitual (10h00-18h00).

Na segunda-feira, dia 1 de janeiro de 2024, o espaço museológico estará encerrado.

Foto: STCP.

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto

Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

Publicado

on

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.

A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.

De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.

Foto: CCOB.

Continuar a ler

Mais lidas