Connect with us

Atualidade

Pedro Burmester leva composições cinematográficas e românticas ao FIMUV

Concerto gratuito, este sábado, em Santa Maria da Feira, no auditório da Academia de Paços de Brandão

Publicado

on

Para um dos recitais mais aguardados do FIMUV – Festival Internacional de Música de Paços de Brandão, o pianista Pedro Burmester escolheu obras marcantes de Bernardo Sassetti, escritas para cinema, e também composições emblemáticas de Chopin e Liszt, ícones musicais do romantismo. O repertório deste concerto de entrada livre inclui peças de outras referências da história da música, mas todas elas servirão apenas para realçar o virtuosismo do intérprete que vem inspirando diferentes gerações de músicos e melómanos.

Desde o seu primeiro recital aos 10 anos de idade, há quase cinco décadas, Pedro Burmester nunca deixou nenhuma plateia indiferente. Afirmou-se cedo como um intérprete de exceção e desde então tem apurado técnica e sentimento ao longo de uma carreira vasta, que, a título de solista, músico de câmara ou membro de orquestra, o vem levando a diferentes palcos de todo o mundo. Este sábado, às 21h30, cabe ao auditório da Academia de Paços de Brandão receber o músico, que para essa sala de Santa Maria da Feira preparou um repertório particularmente representativo do potencial expressivo do piano ao longo dos séculos.

A obra do compositor Bernardo Sassetti marcará grande parte do concerto. “Escolhi ‘Noite’, do filme ‘Alice’, assim como ‘I left my heart in Algândaros de Baixo’ e ‘Simplesmente Maria’, que abrirão o recital”, revela Pedro Burmester. Seguir-se-á, a Segunda Partita em Dó Menor de Bach e depois a Terceira Sonata de Fernando Lopes Graça, que, segundo o pianista, “será, juntamente com Emanuel Nunes, o maior compositor português do século XX”.

As duas últimas obras a interpretar por Burmester no recital do próximo sábado serão da autoria de Chopin e Liszt, que o músico define como “os dois grandes compositores do romantismo para piano”. No primeiro caso, a escolha recairá assim sobre o Scherzo Número 3 e, no que se refere a Liszt, a seleção para o concerto privilegiou a Balada Número 2.

Pedro Burmester considera que essas são obras ajustadas a um espetáculo que marca o regresso da atividade cultural plena após “dois anos difíceis para todos, em geral, e para quem promovia e organizava concertos, em particular”. É certo que o FIMUV não suspendeu nenhuma edição em 45 anos de vida e que, mesmo no contexto da pandemia de COVID-19, conseguiu manter a sua periodicidade ininterrupta e proporcionar ao público um cartaz completo, mas tanto o pianista convidado para 2022 como os organizadores do evento concordam que, este ano, certame e público beneficiarão de uma experiência que retoma a sua liberdade, num formato isento de condicionantes sanitárias e de restrições à lotação.

Carreira na Casa da Música e currículo com condecorações

Pedro Burmester nasceu no Porto em 1963 e aos 10 anos de idade já dava o seu primeiro recital. Foi aluno de Helena Costa durante uma década e mais tarde aperfeiçoou os estudos nos Estados Unidos, aprendendo com Sequeira Costa, Léon Fleisher e Dimitri Paperno. Em diversas masterclasses intensivas absorveu, ainda, conhecimentos de Jurg Demus, Aldo Ciccolini, Karl Engel, Vladimir Ashkenazy, Tatjana Nikolaiewa e Elisabeth Leonskaia.

Ainda em fase de formação, foi bolseiro do Ministério da Cultura da Áustria e frequentou durante 10 anos consecutivos os cursos de música de verão de Salzburg.

Como intérprete, atuou em palcos como o centro cultural “92nd Y” de Nova Iorque e a Salle Gaveau de Paris. Atuou em festivais como o de Belfast e o da Radio France Occitanie Montpellier, e deu recitais em rádios como a de Bremen e a WDR de Colónia.

Foi convidado por Heinrich Schiff para acompanhar a Northern Orchestra e atuou, igualmente, com outros coletivos, entre os quais a Orquestra Sinfónica de Londres, a Orquestra de Liège, a Orquestra do Théâtre Royal de la Monnaie em Bruxelas, a Filarmónica de Zagreb, a Australian Chamber Orchestra, a Filarmónica de Roterdão e a Sinfónica de Varsóvia.

Graças à colaboração com esses coletivos, Burmester já partilhou os palcos com mais de 50 maestros, incluindo Joana Carneiro, Franz Bruggen, Gianadrea Noseda, Paavo Jarvi, Jan Latham Konig, Georg Solti, Leon Fleisher, Muhai Tang, Lothar Zagrosek, Peter Csaba, Josep Caballé Domenech, Martin André, Michael Zilm, Frans Bruggen, Leopold Hager, Baldur Bronnimann e Peter Rundel.

Em Portugal, a biografia de Pedro Burmester refere que “foi solista com praticamente todas as orquestras e formações de música de câmara”, tendo atuado com Mário Laginha, António Saiote, Gerardo Ribeiro e Paulo Gaio Lima.

Quanto a artistas de outras nacionalidades, destacam-se as suas parcerias com Anner Bylsma, Augustin Dumay, Thomas Zehetmair, o Quarteto Prazak e o Tokyo String Quartette, entre outros.

Desde 1989, Burmester dá formação regular em masterclasses e seminários em diversos estabelecimentos de ensino, como o Conservatório de Música do Porto, a Academia de Música de Espinho e as instituições que organizam o Curso Internacional de Música do Estoril, o Porto PianoFest, o Festival Internacional de Campos de Jordão, no Brasil, e o IKFEM – Festival do Teclado de la Eurociudad de Tui, em Espanha.

Entre janeiro de 2000 e julho de 2003, o pianista interrompeu quase por completo a atividade de docência, para integrar a Comissão Executiva do Conselho de Administração da Casa da Música – Porto 2001, S.A., onde ficou responsável pela área da Programação Musical. De 2006 a 2008, exerceu funções de Diretor Artístico e de Educação na Fundação Casa da Música e, desde 2010, é professor de Piano e Música de Câmara na ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto.

Quanto a prémios, Pedro Burmester ganhou, em 1983, o 2° lugar no Concurso Internacional de Música Viana da Motta, em classificação ex-aequo com o francês Florent Boffard, e, seis anos depois, recebeu o prémio especial do Concurso Internacional de Piano Cliburn, nos Estados Unidos. Posteriormente, arrecadou ainda o Prémio Moreira de Sá, venceu a medalha de prata do Concurso Internacional de Piano Robert Schumann e foi duas vezes condecorado pela Presidência da República Portuguesa: uma com o Grau de Cavaleiro da Ordem de Santiago de Espada, por Mário Soares, e outra com o Grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, por Jorge Sampaio.

Foto: DR.

Atualidade

PSP de Santa Cruz (Madeira) apreende cerca de 100 artigos furtados

Publicado

on

A PSP apreendeu, no dia de ontem, de cerca de 100 artigos de bijuteria, em cor prateada e dourada, os quais apresentam fortes indícios de terem sido furtados.

A ocorrência teve lugar na cidade de Santa Cruz, após a patrulha policial ter sido acionada para uma tentativa de furto em residência, na zona do Caniço. Após percorrer algumas artérias nas zonas adjacentes, foi possível localizar dois suspeitos desta prática, uma mulher de 47 anos de idade e um homem de 38 anos de idade.

Na sua interceção, os mesmos detinham na sua posse os seguintes objetos: 13 relógios de pulso de diversas marcas; 12 colares; 30 anéis, 09 dos quais em cor dourada, com pedras; 32 brincos; 08 broches e alfinetes de Senhora em diversas cores e com pedras; 06 braceletes; 01 peça de bijuteria em formato do Galo de Barcelos, em cor dourada; 02 sinos em cor dourada; 01 alfinete de gravata; diversas moedas de colecionador, nomeadamente: “Batalha de Ourique 1139-1140”; “ Arte Namban 1543-1639”; “Colombo e Portugal”; “Elizabeth II”; e “Tratado de Tordesilhas”.

Apesar de nenhum destes artigos pertencerem à residência que foi alvo de tentativa de furto, os mesmos foram questionados quanto à sua proveniência, não tendo justificado a sua posse. 

Por existirem fortes suspeitas da prática do crime de furto os objetos foram apreendidos, seguindo-se agora a investigação para apurar os seus legítimos proprietários.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

“Méduse” chega ao MUSCARIUM#11 – Festival de Artes Performativas em Sintra

Depois de passar pelo Festival d’Avignon

Publicado

on

O coletivo francês Les Bâtards Dorés estará em Portugal, pela primeira vez, para apresentar o espetáculo “Méduse”, no âmbito do MUSCARIUM#11 – Festival de Artes Performativas em Sintra, organizado pelo teatromosca.

Duplamente premiado no Festival Impatience, em Paris, (Prémio do Júri e do Público) e apresentado, em 2018, no prestigiado Festival d’Avignon, onde foi considerado um dos espetáculos-sensação daquela edição, “Méduse” reabre o processo referente ao naufrágio da Medusa – um dos desastres marítimos mais infames do século XIX. A tragédia atraiu atenção internacional, não apenas pela sua importância política, mas também pelo sofrimento humano e significativa perda de vidas que envolveu. O episódio foi igualmente perpetuado na célebre obra “A Balsa da Medusa”, de Théodore Géricault.

Em “Méduse”, o coletivo francês encena um julgamento que dista 200 anos deste naufrágio: um duelo verbal onde se procura encontrar culpados, uma resposta, uma explicação para os acontecimentos e questiona se será possível formular um julgamento sem se ter vivido a experiência. A partir desse questionamento, a dramaturgia desmorona-se para dar lugar à performance e à experimentação. Longe da História e das suas versões oficiais, Les Bâtards Dorésmergulharão com o público no abismo.

Ainda dentro do MUSCARIUM#11, este jovem coletivo francês também mergulhará no início do processo de criação do espetáculo “Matadouro” em coprodução com o teatromosca, com banda sonora original de The Legendary Tigerman e estreia marcada para 2026. Afirmando a aposta na internacionalização, o teatromosca estará, do mesmo modo, a trabalhar na coprodução que une a companhia de dança finlandesa Kekäläinen & Company, a companhia de dança da Galiza, Colectivo Glovo, e a companhia de teatro Leirena Teatro, de Leiria, “Conversas com Formigas”, que estreará igualmente em 2026.

Celebrando a francofonia, a décima primeira edição do MUSCARIUM contará ainda com mais dois espetáculos de companhias francesas, “éMOI”, de Tiphaine Guitton, pela Petite Compagnie, e “L’Invention du Printemps“, pela La Tête Noire – La Compagnie.

Em 2025, o festival estende-se até à Alliance Française de Lisboa, onde decorrerá um encontro dedicado à criação teatral contemporânea francesa e onde poderá ser visitada a exposição “Micro-Folie”, uma experiência digital que junta mais de cinco mil obras de arte de diferentes instituições culturais.

O MUSCARIUM#11 decorrerá de 1 a 21 de setembro, em vários espaços do concelho de Sintra e reunirá artistas e companhias como a Imaginar do Gigante, MUSGO Produção Cultural, Krisálida, Mia Meneses,María de Vicente e Tristany Munduque apresentará um concerto-performance único na emblemática Sala da Música do Palácio de Monserrate.

A programação completa do MUSCARIUM#11 poderá ser consultada em www.teatromosca.com e inclui espetáculos de teatro, dança, música, performance, debates, lançamentos de livros, conversas e encontros entre públicos e artistas. Destaque para o debate sobre o futuro da cultura em Sintra, no âmbito das eleições autárquicas 2025 e que terá a presença dos principais candidatos e candidatas à presidência da Câmara Municipal de Sintra.

Os bilhetes para os espetáculos já se encontram à venda na BOL e locais habituais, com valores que variam entre os 5 € e 7 €. O concerto-performance de Tristany Mundu tem o valor único de 12 €. Os ensaios abertos, debates, lançamentos de livros, encontros e a festa de encerramento do festival são de entrada livre.

Imagem: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Torne-se amigo da Metropolitana de Lisboa na temporada 2025/2026

Publicado

on

A Metropolitana de Lisboa, criada em 1992, desenvolve um projeto único no contexto nacional e muito raro no panorama internacional. Assenta o seu valor numa atuação transversal, cruzando o ensino especializado com a prática da música. Uma orquestra (OML) e três escolas (Conservatório de Música, Escola Profissional e Academia Nacional Superior de Orquestra) dão corpo a este projeto musical de eleição, que tem vindo a formar centenas de músicos profissionais.

O quotidiano da Metropolitana caracteriza-se pela convivência de diferentes gerações num mesmo edifício (a sua sede, instalada no edifício da antiga Standard Eléctrica, em Lisboa), com a energia inerente à intensa partilha musical entre alunos, professores, músicos profissionais e funcionários administrativos.

Para que este projeto possa consolidar-se e crescer, não basta a atividade que todos eles desenvolvem. A música que fazemos tem como destinatário o público. Sem ele, a nossa missão ficaria incompleta; com ele, ainda podemos fazer mais.

Junte-se aos Amigos da Metropolitana, um grupo de associados que, através do seu contributo e da sua presença, é chamado a participar ativamente na vida da instituição.

Imagem: ML.

Continuar a ler

Mais lidas