Connect with us

Atualidade

Para a Pfizer Portugal e para os Calema, a sensibilização para a Doença Invasiva Meningocócica “Toca a todos”

Publicado

on

Em 2022, o tom volta a ser 100% positivo. Protagonizada pelos Calema, a mais recente iniciativa dedicada à sensibilização para a Doença Invasiva Meningocócica da Pfizer Portugal, tem como mote “Toca a todos”. Escrita, interpretada e coreografada pelos irmãos António e Fradique Ferreira, “Toca a todos” vai ter forte presença nas redes sociais, com particular destaque para o TikTok, onde os fãs da dupla podem aprender uma nova coreografia que os unirá na sensibilização de doenças graves como a Meningite.

Depois do sucesso alcançado no ano passado com “O Meu Maior Sonho” de Fernando Daniel, a Pfizer Portugal volta a apostar na música para alertar para a importância da Meningite. E se, em 2021, o objetivo era mostrar aos mais novos e às suas famílias que nada os pode impedir de sonhar, em 2022, o destaque do conhecimento individual e da educação para a saúde de todos relativamente a esta patologia é a grande mensagem. Para a Pfizer Portugal, e para os Calema, a sensibilização “Toca a todos”.

Acabada de lançar, esta iniciativa vai estar em força nas redes sociais. Para além do vídeo protagonizado pela dupla, “Toca a todos” vai ter forte presença no TikTok, onde os irmãos vão disponibilizar uma coregrafia para unir os seus fãs.

Os fãs de António e Fradique estão convidados a replicar estes movimentos e a partilhar o resultado nas suas próprias redes. Podem começar já, ou esperar para assistir à grande estreia de “Toca a todos” no próximo dia 11 de agosto, no Festival Sol da Caparica.

“Embora rara, a Meningite Meningocócica é uma doença grave, que pode deixar sequelas e provocar a morte em 24 a 48 horas. A sua incidência é maior na infância, nos países industrializados, onde também apresenta um pico secundário na adolescência. No caso do doente, como para a sua família, o impacto da Meningite Meningocócica é muito impactante e pode ser devastador. Um diagnóstico de Meningite Meningocócica pode pôr em causa os planos de uma vida. O conhecimento “toca a todos” e felizmente este está nas nossas mãos. É essa a grande mensagem da iniciativa de sensibilização para a doença este ano, num tom que pretendemos que continue muito positivo”, explica Susana Castro Marques, Diretora Médica da Pfizer Portugal.

O que é a Meningite Meningocócica?

A Meningite Meningocócica é uma inflamação nas meninges (as membranas que revestem o cérebro e a espinal medula), causada por uma bactéria denominada Neisseria meningitidis, também conhecida por meningococo.

Até 15% dos casos de Meningite Meningocócica resultam em morte, mesmo com diagnóstico precoce e tratamento adequado. Até 20% das pessoas que sobrevivem apresentam sequelas permanentes, tais como lesão cerebral, surdez ou défice motor.

Para saber mais sobre os sintomas, grupos e comportamentos de risco, e outras informações, por favor visite o website www.conhecerameningite.com.

Excerto: Toca a todos

Já me perdi nas ruas

Corri pelo mundo

Mas nunca me senti tão feliz

.

Um abraço apertado

Sorriso rasgado

E um pingo de amor para florir

.

Desça do salto

Que aqui no chão

As flores abraçam

Quem tem um bom coração

.

Vem para o meu colo

Vem que o meu amor te chama

Deixa-me cuidar de ti

Só de ti, só de ti

.

Toca a todos

Do mesmo jeito que nos tocou

Do mesmo jeito que a

Luz desse amor

Nos salvou.

Imagem: DR.

Atualidade

“Via Alternativa” traz Hip-Hop e Drum’n’Bass ao centro histórico de Viana do Castelo

Publicado

on

No próximo dia 22 de junho, sábado, Viana do Castelo vai receber o “Via Alternativa”, um encontro músico-cultural único que terá lugar na Praça da República e promete uma experiência inovadora, reunindo duas culturas vibrantes, o Hip-Hop e o Drum’n’Bass.

Das 14h30 às 03h00 da manhã, a Praça da República será palco de uma série de atividades emocionantes, incluindo workshops de produção, conferências e sessões de autógrafos, batalhas de rap, concertos de hip-hop e DJ Set de Drum&Bass.

Nos Workshops de Produção a proposta é para que o público aprenda as técnicas e segredos da produção musical com profissionais da área. Nas Conferências e Sessões de Autógrafos, a ideia passa por permitir ao público a interação com os artistas, conseguindo autógrafos exclusivos.

Nas Batalhas de Rap, o convite é para que participe ou assista a intensas batalhas de rap que destacarão talentos emergentes. Já nos Concertos de Hip-Hop e DJ Set de Drum&Bass, desfrute de atuações ao vivo que combinarão ritmos e estilos de maneira única.

As inscrições para participar nas batalhas de rap estão abertas até ao dia 16 de junho no site oficial da Câmara Municipal de Viana do Castelo. Inscrições aqui: https://www.cm-viana-castelo.pt/via-alternativa-batalhas/

O programa arranca pelas 14h30, com Conferência HipHop, Workshops de Produção HipHop e Sessão de Autógrafos no 1º Piso dos Antigos Paços do Concelho.
O programa inclui uma conferência esclarecedora sobre a cultura HipHop e o Drum&Bass, seguida de workshops envolventes sobre técnicas de produção.

Das 16h30 às 19h00 acontecem as Eliminatórias das Batalhas. A partir das 21h15, atuação de Di Ponti, artista vianense que promete contagiar o público ao som do seu mais recente trabalho.

Às 22h10, arranca a Semifinal, seguida de Final das Batalhas. Às 23h10, atuação de NTS, o rei do improviso RAP em Portugal, que atua pela primeira vez em Viana do Castelo.

Pelas 00h15, Levi Roses DJ Set (Drum&Bass), seguido de FatCap DJ Set (Drum&Bass), à 1h30, DJ e produtor natural de Viana do Castelo que irá fechar esta primeira edição do Via Alternativa.

Imagem: CMVC.

Continuar a ler

Atualidade

PSP recolhe cegonha ferida em Leiria

Publicado

on

O Comando Distrital de Leiria da PSP, através da Esquadra de Marrazes, recolheu, ao final da tarde de terça-feira, uma cegonha que se encontrava ferida.

A cegonha foi avistada a deambular num terreno agrícola, na localidade de Sismarias, Marrazes, por uma cidadã que, depois de se aproximar da ave, verificou que esta apresentava um ferimento na asa direita, o que, possivelmente, a impediria de voar, motivo pelo qual decidiu dar o alerta para o Centro de Comando e Controlo da Polícia de Segurança Pública de Leiria.

Depois da recolha, a cegonha foi transportada por uma equipa da Brigada de Proteção Ambiental (BriPA) da PSP de Leiria para o Centro de Interpretação das Serras de Aire e Candeeiros, em Porto de Mós, de onde seguirá para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Montejunto para que possa ser reabilitada e posteriormente colocada novamente em liberdade.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Surfista biamputado e campeão mundial de triatlo visita Lagos

Brasileiro Pauê perdeu as duas pernas aos 18 anos, numa linha de comboio. Fará uma palestra gratuita e workshop na praia de Porto de Mós no dia 17 de junho

Publicado

on

No dia 8 de junho de 2000, o brasileiro Pauê sofreu um grave acidente numa linha de comboio desativada em São Vicente, Brasil. Era um percurso que fazia quase diariamente. Tinha, na altura, 18 anos e perdeu as duas pernas. Hoje, com 41 anos, é um exemplo de superação e o único surfista biamputado do mundo, tendo sido campeão mundial de triatlo (natação, ciclismo e corrida). Licenciado em Fisioterapia, já realizou mais de 2000 palestras, nas quais relata o seu percurso, fazendo uma correlação com o dia a dia das pessoas, levando mensagens de otimismo, motivação, adaptação, determinação, coragem, gestão de dificuldades e superação.

Na próxima segunda-feira, 17 de junho, pelas 10h00, estará em Lagos, na praia de Porto de Mós, para uma palestra aberta ao público e workshop de surf. O objetivo é contar a sua história a alunos de várias escolas de surf do concelho, assim como à população em geral, e explicar como o surf salvou a sua vida e foi determinante no processo de recuperação e reintegração social. A ação, organizada pela autarquia lacobrigense, é aberta ao público de todas as idades e visa reforçar a ligação de Lagos à modalidade surf e à importância dos temas da inclusão social, desporto jovem e superação.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas