Connect with us

Atualidade

Orquestra Metropolitana de Lisboa estreia concerto para violino, de António Chagas Rosa

Com José Pereira como solista, em Aveiro e Lisboa

Publicado

on

Os anos que se seguiram à Segunda Grande Guerra traduziram-se em grandes mudanças civilizacionais, também em matéria de Música. Quer os compositores mais jovens, quer os mais experientes, todos tiveram que se posicionar esteticamente diante de um mundo novo. Joly Braga Santos e György Ligeti estavam, então, no início das respetivas carreiras. Neste programa, temos a oportunidade de ouvir obras de ambos, igualmente datadas de 1951. Braga Santos já tivera a oportunidade de estudar algum tempo em Itália e optou, nessa fase, por uma escrita eminentemente melódica, por vezes modal e com formas clássicas, como acontece no Concerto para Cordas. Por sua vez, Ligeti encontrava-se a estudar na Academia de Música de Budapeste e, com este Concerto Romeno, recuperava músicas tradicionais, na linhagem de Enescu e Bartók. Pelo meio, António Chagas Rosa estreia a sua segunda criação com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, desta vez um Concerto para Violino.

Assim, no âmbito da iniciativa “Três Concertos”, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, acompanhada por José Pereira, no violino, e sob direção do Maestro Pedro Neves, apresentarão Joly Braga Santos – “Concerto para Cordas em Ré”; António Chagas Rosa – “Concerto para Violino e Orquestra” (estreia absoluta); e György Ligeti – “Concerto Romeno”.

No próximo dia 26 de maio, pelas 21h30, no Teatro Aveirense (bilhetes à venda em https://ticketline.sapo.pt/evento/rmc2023-c7-orq-met-lisboa-73038) e dia 27 de maio, pelas 17h00, no Picadeiro do Museu Nacional dos Coches (bilhetes à venda em https://www.ticketline.pt/evento/tres-concertos-70379).

Imagem: OML.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental

De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

Publicado

on

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.

O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.

A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.

Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.

Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.

O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.

Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.

A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.

No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.

O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.

A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.

A diligência decorreu sem incidentes.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas