Connect with us

Atualidade

Novo Aeroporto de Lisboa: “Os Verdes” acusam o Governo de “total desnorte”

Publicado

on

Em comunicado enviado às redações, o Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) acusa o Governo de “total desnorte” em relação ao projeto do novo aeroporto de Lisboa.

Segue, na íntegra, o referido comunicado:

«Novo aeroporto

A clarividência do total desnorte do governo

Quer a decisão anunciada pelo Ministro Pedro Nuno Santos sobre o novo aeroporto, quer a ordenação, por parte do Primeiro-Ministro, da revogação do despacho que contém a decisão, demonstram o total desnorte do Governo em relação a esta estrutura aeroportuária e ao seu processo.

Desde os tempos da afirmação perentória de que um aeroporto na margem sul “jamais!”, por parte do então Ministro Mário Lino;

passando pela teimosia do Governo de António Costa de construção do aeroporto no Montijo, sempre com a afirmação de que era a melhor solução, mesmo contra todas as evidências;

até à decisão agora anunciada de construção do aeroporto em Alcochete com a prévia construção de uma pista no Montijo;

culminando na ordenação da revogação, no imediato, dessa decisão, pelo Primeiro-Ministro, por forma a negociar com o PSD, fica patente a total falta de credibilidade da solução apresentada pelo Governo e a inquinação completa de todo o processo.

Por um lado, registe-se que a decisão que o Ministro Pedro Nuno Santos anunciou não está baseada em qualquer Avaliação Ambiental Estratégica, tendo em conta que o Governo determinou não adjudicar ao consórcio vencedor do concurso público a realização da Avaliação Ambiental Estratégica.

Numa altura em que os tribunais se preparam para declarar a nulidade da Declaração de Impacte Ambiental para a localização Montijo e depois da contestação generalizada, na qual ‘Os Verdes’ se envolveram fortemente, o Governo teima em ‘castigar’ o riquíssimo património ambiental, os recursos naturais e a toda a biodiversidade que envolve a Base Aérea do Montijo, apenas com o propósito de fazer a vontade à Vinci.

Registe-se que os impactos ambientais serão irreversíveis, e, por isso, não se pode andar a «brincar» aos aeroportos, como se de soluções transitórias se tratassem.

Mais, o Governo, desrespeitando uma Lei da AR que obriga o Governo a promover uma AAE, prepara-se, agora, para ‘encomendar’ à Assembleia da República uma alteração ao Decreto-Lei com o propósito exclusivo de ‘passar por cima’ dos pareceres dos Municípios envolvidos, numa atitude pouco digna de Governantes e num desrespeito sem precedentes na autonomia do Poder Local.

Por outro lado, o Primeiro-Ministro quer a revogação da decisão constante do despacho do Ministro das Infraestruturas, não para a realização da Avaliação Ambiental necessária para a tomada das melhores escolhas, mas para negociar com o PSD os interesses em causa!

O Partido Ecologista Os Verdes lutou muito para que se realizasse uma Avaliação Ambiental Estratégica, que estudasse diversas soluções possíveis de localização de um novo aeroporto, para que objetivamente se escolhesse a solução mais sustentável, com impactos ambientais menos gravosos.

O Governo, infelizmente, volta a cometer o erro de decidir localizações sem antes as sujeitar a um estudo sério, descredibilizando, desta forma, qualquer estudo ou avaliação que venha a ser feita posteriormente, porque fica claro que só servirão para justificar uma decisão já tomada, ao invés de ajudarem a tomar a decisão política.

Assim, o Governo PS descredibiliza totalmente importantes instrumentos de política ambiental, fundamentais para a garantia da sustentabilidade do desenvolvimento, como sejam as Avaliações de Impacte Ambiental e as Avaliações Ambientais Estratégicas.

O PEV lamenta o anúncio feito pelo Governo relativamente à decisão anunciada para um novo aeroporto, assim como a intenção de António Costa de revogar essa decisão, não para garantir os estudos e a avaliação devidos, mas sim para tomar decisões com base em negociações com o PSD. Tudo isto, demonstra o total desnorte do Governo.

Os Verdes continuam a reivindicar uma verdadeira e séria Avaliação Ambiental Estratégica que determine a melhor localização para um novo aeroporto».

Foto: DR.

Atualidade

“Via Alternativa” traz Hip-Hop e Drum’n’Bass ao centro histórico de Viana do Castelo

Publicado

on

No próximo dia 22 de junho, sábado, Viana do Castelo vai receber o “Via Alternativa”, um encontro músico-cultural único que terá lugar na Praça da República e promete uma experiência inovadora, reunindo duas culturas vibrantes, o Hip-Hop e o Drum’n’Bass.

Das 14h30 às 03h00 da manhã, a Praça da República será palco de uma série de atividades emocionantes, incluindo workshops de produção, conferências e sessões de autógrafos, batalhas de rap, concertos de hip-hop e DJ Set de Drum&Bass.

Nos Workshops de Produção a proposta é para que o público aprenda as técnicas e segredos da produção musical com profissionais da área. Nas Conferências e Sessões de Autógrafos, a ideia passa por permitir ao público a interação com os artistas, conseguindo autógrafos exclusivos.

Nas Batalhas de Rap, o convite é para que participe ou assista a intensas batalhas de rap que destacarão talentos emergentes. Já nos Concertos de Hip-Hop e DJ Set de Drum&Bass, desfrute de atuações ao vivo que combinarão ritmos e estilos de maneira única.

As inscrições para participar nas batalhas de rap estão abertas até ao dia 16 de junho no site oficial da Câmara Municipal de Viana do Castelo. Inscrições aqui: https://www.cm-viana-castelo.pt/via-alternativa-batalhas/

O programa arranca pelas 14h30, com Conferência HipHop, Workshops de Produção HipHop e Sessão de Autógrafos no 1º Piso dos Antigos Paços do Concelho.
O programa inclui uma conferência esclarecedora sobre a cultura HipHop e o Drum&Bass, seguida de workshops envolventes sobre técnicas de produção.

Das 16h30 às 19h00 acontecem as Eliminatórias das Batalhas. A partir das 21h15, atuação de Di Ponti, artista vianense que promete contagiar o público ao som do seu mais recente trabalho.

Às 22h10, arranca a Semifinal, seguida de Final das Batalhas. Às 23h10, atuação de NTS, o rei do improviso RAP em Portugal, que atua pela primeira vez em Viana do Castelo.

Pelas 00h15, Levi Roses DJ Set (Drum&Bass), seguido de FatCap DJ Set (Drum&Bass), à 1h30, DJ e produtor natural de Viana do Castelo que irá fechar esta primeira edição do Via Alternativa.

Imagem: CMVC.

Continuar a ler

Atualidade

PSP recolhe cegonha ferida em Leiria

Publicado

on

O Comando Distrital de Leiria da PSP, através da Esquadra de Marrazes, recolheu, ao final da tarde de terça-feira, uma cegonha que se encontrava ferida.

A cegonha foi avistada a deambular num terreno agrícola, na localidade de Sismarias, Marrazes, por uma cidadã que, depois de se aproximar da ave, verificou que esta apresentava um ferimento na asa direita, o que, possivelmente, a impediria de voar, motivo pelo qual decidiu dar o alerta para o Centro de Comando e Controlo da Polícia de Segurança Pública de Leiria.

Depois da recolha, a cegonha foi transportada por uma equipa da Brigada de Proteção Ambiental (BriPA) da PSP de Leiria para o Centro de Interpretação das Serras de Aire e Candeeiros, em Porto de Mós, de onde seguirá para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Montejunto para que possa ser reabilitada e posteriormente colocada novamente em liberdade.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Surfista biamputado e campeão mundial de triatlo visita Lagos

Brasileiro Pauê perdeu as duas pernas aos 18 anos, numa linha de comboio. Fará uma palestra gratuita e workshop na praia de Porto de Mós no dia 17 de junho

Publicado

on

No dia 8 de junho de 2000, o brasileiro Pauê sofreu um grave acidente numa linha de comboio desativada em São Vicente, Brasil. Era um percurso que fazia quase diariamente. Tinha, na altura, 18 anos e perdeu as duas pernas. Hoje, com 41 anos, é um exemplo de superação e o único surfista biamputado do mundo, tendo sido campeão mundial de triatlo (natação, ciclismo e corrida). Licenciado em Fisioterapia, já realizou mais de 2000 palestras, nas quais relata o seu percurso, fazendo uma correlação com o dia a dia das pessoas, levando mensagens de otimismo, motivação, adaptação, determinação, coragem, gestão de dificuldades e superação.

Na próxima segunda-feira, 17 de junho, pelas 10h00, estará em Lagos, na praia de Porto de Mós, para uma palestra aberta ao público e workshop de surf. O objetivo é contar a sua história a alunos de várias escolas de surf do concelho, assim como à população em geral, e explicar como o surf salvou a sua vida e foi determinante no processo de recuperação e reintegração social. A ação, organizada pela autarquia lacobrigense, é aberta ao público de todas as idades e visa reforçar a ligação de Lagos à modalidade surf e à importância dos temas da inclusão social, desporto jovem e superação.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas