Atualidade
Noite Europeia dos Investigadores é celebrada sexta-feira em Braga
Há 77 atividades para todos os públicos, das 16h00 às 24h00, no Altice Forum

A NEI vai ser celebrada em 26 países, O Altice Forum Braga acolhe, a 29 de setembro, das 16h00 às 24h00, 77 atividades gratuitas para miúdos e graúdos descobrirem ciência, no âmbito da Noite Europeia dos Investigadores (NEI). A iniciativa da Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM) junta mais de 400 investigadores, docentes, alunos e técnicos. O evento tem o tema “Ciência para Todos – Inclusão e Sustentabilidade” e a abertura oficial é às 17h00, com a presença da vereadora do Município de Braga, Olga Pereira, e do presidente da ECUM, José González-Méijome, entre outras figuras.
Durante oito horas, os visitantes poderão ver inovações recentes da UMinho ao longo dos expositores, como baterias feitas com materiais biodegradáveis, nanopartículas de ouro que detetam doenças e poluentes ou novas espécies costeiras. Esta “festa da ciência” inclui também experiências interativas, um quizz sobre flores nativas, várias demonstrações e workshops, cruzando as áreas de Biologia, Geologia, Física, Matemática, Optometria, Química, Saúde, Biotecnologia, Têxteis e Psicologia. Os detalhes estão em bit.ly/neibraga.
Escolas também presentes
Destaca-se, ainda, uma mostra de ciência com 24 projetos de escolas básicas e secundárias de Amarante, Braga, Barcelos, Esposende, Famalicão, Guimarães e Vila Verde, integradas na Rede de Clubes Ciência Viva e parceiras da ECUM. Os alunos vão apresentar projetos que criaram no ano letivo, como “Mapear o Universo”, “F1 nas Escolas”, “Robôs em ação”, “Maquete Ascensor Bom Jesus” ou “O problema do lixo espacial”. O programa prevê igualmente bancas de outras entidades, como o INL, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, o Laboratório da Paisagem e os Centros Ciência Viva de Braga e Guimarães.
“As pessoas vão interagir diretamente com quem investiga e esclarecer dúvidas sobre questões como alterações climáticas e inteligência artificial; na prática, estamos a democratizar o conhecimento, a valorizar a ciência no dia a dia de cada um e a inspirar jovens a seguir estas áreas, ajudando-nos assim a dar respostas para um mundo mais sustentável e inclusivo”, desafia o vice-presidente da ECUM, Hernâni Gerós.
“Festa da ciência” em 26 países
incluindo Portugal, com atividades em Braga, Coimbra, Lisboa ou Évora. A iniciativa nasceu em 2005 pela Comissão Europeia. A ECUM participa há 12 anos e está integrada no consórcio SCIEVER, que é financiado pelas Ações Marie Curie do Programa Horizonte Europa e junta ainda as universidades de Lisboa (coordenador), Coimbra, Évora e Nova de Lisboa, o INL, o ISCTE, a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e o Município de Lisboa.
A ECUM tem estado desde julho a promover atividades preparatórias da NEI, apelando para o tema. Por exemplo, meia centena de cidadãos detetou numa manhã 160 espécies de fauna e flora no rio Este; um dia aberto virtual sobre ciência juntou educadores e alunos do 1º ciclo ao 12º ano de todo o país; e crianças dos 4 aos 6 anos exploraram a “vida secreta” dos microrganismos em Braga. Nos últimos cinco anos, a ECUM promoveu 184 atividades no âmbito da NEI, com cerca de 5000 participantes.
Foto: UM.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca