Connect with us

Atualidade

Nasce o novo Portal da Sabedoria para ajudar alunos de matemática, físico-química e física

Publicado

on

Acaba de nascer o novo Portal da Sabedoria, comunidade de explicações especializadas e apoio na preparação para exames de matemática e físico-química que pretende ligar alunos do ensino básico, secundário e superior a professores credenciados que os possam ajudar a evoluir na sua vida escolar. O projeto resulta da fusão do primeiro centro de explicações online em Portugal – Centro de Explicações Online (CEO) e do Portal da Sabedoria, a primeira plataforma de e-learning em Portugal.

Apesar de o início da atividade ser apenas agora, o projeto junta já 50 professores e 200 alunos em Portugal, tendo a ambição de ser a maior plataforma de educação de toda a lusofonia. O Portal da Sabedoria está já a desenvolver uma comunidade gratuita de alunos, com o objetivo de que os estudantes se ajudem mutuamente para a aprendizagem de matemática e físico-química.

“O nosso sonho passa por atrair alunos de toda a lusofonia, fazendo com que cheguem até nós e sejam acompanhados durante todo o seu percurso escolar, até entrar no mercado de trabalho. Com o nosso conteúdo, não vamos estar só a ter um papel relevante no desenvolvimento e promoção da educação, vamos conseguir identificar e captar talento que será essencial para o desenvolvimento do conhecimento em língua portuguesa”, afirma Rogério Jorge, cocriador do Portal do Conhecimento.

“Através do trabalho que temos vindo a fazer, temos já casos de alunos que aumentaram bastante as suas notas, passando, por exemplo, de 8 para 17 ou 18. São resultados assim que comprovam o trabalho que dedicamos a cada aluno individualmente e que nos motivam, ainda mais, para este projeto”, afirma Francisco Faustino, cocriador do Portal da Sabedoria. “O nosso objetivo é juntar alunos e explicadores na melhor experiência de explicação alguma vez feita, através de uma aula experimental gratuita para os alunos testarem o produto, assim como um acompanhamento contínuo para garantir o sucesso escolar e desenvolvimento educacional. Aos explicadores, articulamos o contacto com alunos e damos formação e um acompanhamento contínuo para garantir a qualidade do serviço que estão a prestar”, afirma Francisco Faustino, cocriador do projeto.

Como funciona

O Portal da Sabedoria oferece uma primeira aula, sem custos nem qualquer compromisso. Caso os alunos queiram continuar, passam a ter a explicações semanais e acesso a uma sala de estudo virtual gratuita, aberta 20 horas por semana, com um professor para esclarecer todas as tuas dúvidas. A isto junta-se uma reunião mensal com um especialista de estudo, com valências nas áreas de estudo, gestão de tempo e produtividade.

Os explicadores

Os professores inscritos na plataforma passam por um processo de análise do seu CV, fazem um teste de avaliação e passam por uma entrevista que avalia motivações, interesses e compromisso. Os explicadores ganham entre 15 e 40 euros por hora, dependendo se dão explicações individuais ou a grupos.

Os fundadores

Francisco Faustino, atualmente no último ano da licenciatura em Engenharia Mecânica no Instituto Superior Técnico (IST), fundou o Centro de Explicações Online – CEO, o primeiro centro de explicações online em Portugal. É cocriador do podcast “Tenho média Pa’Isto”.

Francisco Lopes foi o melhor aluno do IST após ter concluído o Mestrado em Engenharia Física Tecnológica em 4 anos, menos do que os habituais 5. Durante o seu percurso profissional, fundou uma agência de crescimento digital multipremiada, foi investidor em múltiplas start-ups, incluindo Fireflyon (www.fireflyon.com), Crossmint.io e Aleph. Além disso, figurou também na lista dos 30 jovens mais promissores, pela Forbes, nos EUA após ter concluído o MBA na Universidade de Stanford.

Gonçalo Simões de Almeida é advogado, sócio da KGSA desde 2019, onde se dedica a assessorar projetos tecnológicos inovadores e instituições de solidariedade social, entre outos. Foi strategic advisor para temas jurídicos e regulatórios numa empresa de criptoativos em Portugal entre 2018 e 2020 e, durante a pandemia, foi assessor da Secretária de Estado da Educação do XXII Governo Constitucional, para matérias jurídicas, plataformas digitais e sistemas de informação da educação.

Rogério Jorge tem licenciatura e mestrado no ISTT, doutoramento em Física, vertente Fusão Nuclear, na École Polytechnique Fédérale de Lausanne, Suíça, e dois pós-doutoramentos (um nos Estados Unidos da América e outro na Alemanha), tendo, de seguida, firmado um contrato de seis anos com a Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal para investigar novos desenhos de reatores nucleares a fusão no IST. É Professor auxiliar convidado do Departamento de Física no IST e líder de um projeto de investigação de 95 mil euros constituído por seis membros de equipa e com financiamento de EuroFusion – consórcio de investigação em fusão nuclear da União Europeia.

Imagem: DR.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas