Connect with us

Atualidade

Município de Barcelos comemora Semana da Família

Dia Internacional da Família assinala-se a 15 de maio

Publicado

on

O Município de Barcelos assinala, de 13 a 21 de maio, a Semana da Família, tendo, para esse efeito, elaborado um programa educativo e cultural, conjuntamente com o Centro Social da Paróquia de Arcozelo, e no qual também participam a OPEN B e a Galoartis.

Esta iniciativa acontece no âmbito do trabalho de proximidade, programas e respostas sociais, apoio e valorização das famílias que a Câmara Municipal tem vindo a desenvolver, procurando assim, através do trabalho em rede, corresponder às prioridades da comunidade e das famílias do território.

A Semana da Família é dirigida a toda a comunidade e desenvolve-se nos equipamentos municipais, e nas escolas e instituições do território com projetos nesta área. 

Na programação deste ano da Semana da Família, constam, entre outras ações, atividades como o “Quiz em Família”, no Museu de Olaria, “Hora do Conto”, na Biblioteca Municipal, Natação, nas Piscinas Municipais, e o “Ciclo de Encontros”, subordinado a diversas temáticas, com 14 sessões, em diversas escolas do concelho. Do programa, fazem também parte as atividades “Pequeno-almoço em Família: vamos conversar sobre a Parentalidade” e “Famílias no Parque”.

Todas estas ações têm como principal foco o desenvolvimento social e educativo integrado, na intergeracionalidade e interculturalidade.

Recorde-se que o Município de Barcelos, no contexto das políticas familiares, tem sido distinguido nos últimos anos com o galardão “Autarquia + Familiarmente Responsável”, atribuída pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis.

Atualmente, o Município Barcelos integra, também, a Rede Europeia de Autarquias Amigas da Família.

Programa completo de 13 a 21 de maio de 2023

Equipamentos municipais com ações dirigidas à Família

Museu de Olaria

13 e 14 de maio (sábado e domingo), 14h00 – 17h00

Quiz em Família”

Com o objetivo de criar um programa familiar dinâmico, esta atividade prevê uma visita guiada à exposição permanente do Museu, onde, após a sua realização, as famílias participarão num Quiz que visa explorar a capacidade de memória e de localização dos participantes, terminando com uma oficina de modelagem, onde cada família idealizará uma peça que a represente. Um trabalho feito em família para a família, no Museu de Olaria.

Condições: Inscrição prévia e obrigatória para: servicoeducativo@cm-barcelos.pt

Biblioteca Municipal

13 de maio (sábado), 10h00

Os Três Desejos – Hora do conto com a atriz Inácia Cruz

Entrada gratuita

Piscinas Municipais

13 de maio (sábado), 16h00 – 18h00

Entrada gratuita para as Famílias

De 13 a 20 de maio

Nas Piscinas Municipais de Barcelos, nas turmas de iniciação e aprendizagem de crianças, os pais/avós vão ter a oportunidade de participar na aula.

Condições: limitado apenas a um elemento do agregado familiar.

De 15 a 19 de maio

Ciclo de Encontros | Dia Internacional da Família nas instituições educativas

Esta ação tem por objetivo valorizar a participação de todas as famílias e o crescimento saudável dos mais jovens, promover o conhecimento e intercâmbio de boas-práticas, envolvendo parceiros com projetos na área. Dinamização dos seguintes temas: Parentalidade Positiva; Envelhecimento e Intergeracionalidade; Exclusão; Interculturalidade.

15 de maio, Dia Internacional da Família

9h00

Escola de Tecnologia e Gestão de Barcelos

Tema: Parentalidade Positiva

Participantes: 10º ano

14h20

Escola Secundária de Barcelos

Tema: Envelhecimento e Intergeracionalidade

Participantes: 10º ano e 11º ano

16 de maio 

9h15

Escola EB 2, 3 Gonçalo Nunes

Tema: Interculturalidade

Participantes: 6º ano

10h15

Escola EB 2, 3 Gonçalo Nunes

Tema: Exclusão

Participantes: 5º ano

14h15

Escola EB 2, 3 Gonçalo Nunes

Tema: Interculturalidade

Participantes: 8º ano

15h15

Escola EB 2, 3 Gonçalo Nunes

Tema: Exclusão

Participantes: 7º ano

16h15

Escola EB 2, 3 Gonçalo Nunes​​​​​​​

Tema: Interculturalidade

Participantes: 9º ano

17 de maio

8h20

Escola EB 2, 3 Rosa Ramalho

Tema: Exclusão

Participantes: 9º ano

18 de maio

9h50

Escola Secundária de Barcelos

Tema: Parentalidade Positiva

Participantes: 10º ano e 12ºano

14h45

Escola EB Fragoso

Tema: Exclusão

Participantes: 8º ano

19 de maio

9h45

Escola Profissional Profitecla

Tema: Interculturalidade

Participantes: Técnico Restauração, Secretariado, Auxiliar Saúde, Comunicação

10h00

Escola Secundária de Barcelos

Tema: Parentalidade Positiva

Participantes: 8º ano

14h20

Escola Secundária de Barcelos

Tema: Exclusão

Participantes: 10º ano e 11º ano

16h05

Escola Secundária de Barcelos

Tema: Interculturalidade

Participantes: 10º ano e 11º ano

Dia 20 de maio (sábado)

“Pequeno-almoço em Família: vamos conversar sobre a Parentalidade” com a Doutora Eva Delgado-Martins e o Doutor Leonel Lusquinhos

10h00 – 12h00, no Claustro dos Paços do Concelho de Barcelos

Inscrição prévia: acaosocialesaude@cm-barcelos.pt

Dia 21 de maio (domingo)

“Famílias no Parque”

10h00-13h00, no Parque da Cidade de Barcelos

Esta atividade é dirigida às famílias e pretende promover a Intergeracionalidade e experiências em família.

10h00 – 10h20

Atuação pela Escola de Dança ARCA DANCE STUDIO

10h00 – 13h00

Oficina do Brinquedo Tradicional

ADOL – Associação Dr. Domingos de Oliveira Lopes

10h30 – 11h15

As músicas do Professor Carlos

Professor Carlos Vieira – Crescer a Musicar

11h30 – 12h30

Conto com Magia

Rui Ramos – Baú do Contador de Histórias

(maiores de 3 anos)

Theatro Gil Vicente

16h00

Peça de teatro infantil, “Ursos”, sobre a vida de três irmãos ursos que dão o seu melhor para conviverem em harmonia. Diferentes… mas iguais, o trio passa pelos obstáculos do dia a dia e mostra que a sua amizade é mais forte que qualquer coisa.

Condições: Os bilhetes para assistir ao espetáculo no teatro devem ser adquiridos na Bilheteira do Theatro Gil Vicente, na bilheteira online (www.bol.pt) nos locais habituais. Peça Infantil para M3 | Preço: 3€ | Descontos: <10 anos, Cartão Quadrilátero e Cartão Barcelos Jovem.

Imagem: CMB.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas