Connect with us

Atualidade

Município de Barcelos assinala Dia de Luto pelas vítimas de violência doméstica

Publicado

on

O Município de Barcelos assinalou, esta manhã, o Dia de Luto Nacional pelas vítimas de violência doméstica. Associaram-se a esta iniciativa, que decorreu nos Paços do Concelho e constou de um minuto de silêncio, diversas instituições: Guarda Nacional Republicana, Corporações de Bombeiros de Barcelos, Barcelinhos e Viatodos, GASC, SOPRO, APAC, CPCJ, Centro Social da Paróquia de Arcozelo e Cruz Vermelha Portuguesa.

No decorrer desta cerimónia, o Vereador da Ação Social, António Ribeiro, recordou o flagelo dos números deste fenómeno, que só no ano passado fez 22 vítimas mortais. No que respeita ao concelho de Barcelos, aquele responsável autárquico referiu que “no âmbito da estrutura de atendimento a vítimas de violência doméstica, que o Município tem protocolado com o GASC, em 2023, foram atendidas 95 pessoas adultas vítimas de violência doméstica (91 do sexo feminino e 4 do sexo masculino) e realizados 509 atendimentos”. No que respeita a vítimas menores de idade, também em 2023, “foram registados 83 processos com crianças e jovens e realizados 853 atendimentos e diligências”. António Ribeiro concluiu dizendo que “neste minuto de silêncio, fica o convite para cada pessoa refletir sobre o que podemos fazer como indivíduos e como sociedade para combater esse problema. Comprometermo-nos a criar um ambiente onde o amor e o respeito floresçam, onde as vítimas se sintam seguras para procurar ajuda e onde os agressores sejam responsabilizados pelos seus atos. Que o silêncio deste momento seja uma lembrança solene da nossa determinação coletiva de fazer do mundo um lugar melhor e mais seguro para todos”.

Relembra-se que o Decreto-Lei do Dia de Luto Nacional pelas Vítimas de Violência Doméstica foi aprovado em Conselho de Ministros, a 28 de fevereiro de 2019, tendo também sido definida a constituição de uma Comissão Técnica multidisciplinar com o objetivo de recolher dados quantitativos e reforçar os mecanismos de proteção das pessoas vítimas e suas famílias, bem como os modelos de formação e atuação.

O Serviço de Informação a Vítimas de Violência Doméstica 800 20 21 48, uma linha telefónica nacional gratuita e confidencial, que funciona 24h/dia, 365 dias/ano, é um exemplo disso. Em Barcelos, as pessoas podem recorrer a apoio e orientação junto do GASC, através dos contactos telefónicos 253 81 61 96 ou 253 181 171, ou dirigindo-se presencialmente ao serviço de receção da instituição, no Campo 25 de abril, nº 24 e 26, Barcelos.

Foto: CMB.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Loures: Homem de 62 anos detido por tráfico de estupefaciente

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 9 de maio, pelas 20h30, na união de freguesias Santo Adrião e Olival Basto, procedeu à detenção de um homem de 62 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.

No decorrer de um policiamento de prevenção e visibilidade, os polícias abordaram uma viatura e seus ocupantes para efeitos de fiscalização.

Durante a abordagem, foi localizado na posse de um dos ocupantes, uma bolsa com vários sacos contendo produto suspeito de ser estupefaciente, que se veio a confirmar tratar-se de 341 doses individuais de heroína.

O detido recolheu ás celas de detenção do COMETLIS, tendo sido presente perante Autoridade Judiciária para 1.º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por suspeita da prática do crime de furto no interior de estabelecimento comercial

Publicado

on

No dia 14 de maio, pelas 12h10, na rua Quinta do Bispo de Angola – Meadela, em Viana do Castelo, foi detido um homem, de 33 anos de idade, operário da construção civil e residente na Ponte da Barca.

Polícias do efetivo da Esquadra de Viana do Castelo, na sequência de informações dando conta da prática de um furto no interior de um estabelecimento comercial, localizado na avenida dos Combatentes da Grande Guerra, na cidade de Viana do Castelo, ali se deslocaram.

No decurso das medidas de polícia desenvolvidas, na rua supramencionada, elemento policial da Esquadra de Trânsito, efetuou a interceção do acima identificado, que, momentos antes, através de astúcia, se havia introduzido no interior do referido estabelecimento comercial e subtraído diversas peças de ourivesaria. De referir ainda que o suspeito, havia tentado proceder à venda dos artigos furtados junto de um estabelecimento comercial localizado nas imediações da artéria onde veio a ser intercetado e detido.

Os bens subtraídos foram todos recuperados e reconhecidos pela responsável da loja. A proprietária do estabelecimento formalizou queixa junto de departamento policial.

O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Vila do Conde: Três detenções por furto

Publicado

on

No dia 13 de maio, pelas 20h05, na Rua Aristides Sousa Mendes, em Vila do Conde, a Divisão Policial de Vila do Conde procedeu à detenção de três homens, entre os 30 e os 40 anos de idade, desempregados e residentes em Braga, Porto e Viana do Castelo, pelo crime de furto.

Após denúncia de uma bicicleta furtada pelas 18h45, e com base na indicação e na descrição de três suspeitos e de uma viatura envolvida, a PSP encetou diligências no sentido de identificar e intercetar os mesmos, vindo a localizar a viatura suspeita pelas 20h00 num posto de combustível com os suspeitos no interior da mesma.

Após terem sido abordados, para além da bicicleta furtada, foi ainda constatada a existência de diversos artigos que os suspeitos não justificaram a sua posse, suspeitando-se de uns serem furtados e outros de servirem para a prática de furtos, nomeadamente: 2 rebarbadoras; 2 berbequins; 2 parafusadoras, 1 trotinete; 5 kispos do Clube de Futebol do Rio Ave; 4 telemóveis; ferramentas e acessórios diversos; e 4 garrafões de 25 litros vazios e um funil.

No decorrer da s diligências policiais foi possível apurar que as matrículas apostas no veículo não correspondiam ao mesmo e no interior estavam as corretas, sendo que estas correspondiam à viatura referenciada como envolvida em diversos furtos anteriores, pelo que se procedeu à apreensão da mesma.

Os detidos encontram-se a ser presentes no Juízo de Instrução Criminal de Matosinhos para 1º interrogatório judicial visando a aplicação de eventuais medidas de coação.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas