Atualidade
Município de Anadia faz balanço positivo da Feira do Ambiente, Saúde e Bem-Estar
A edição 2023 da Feira do Ambiente, Saúde e Bem-Estar de Anadia terminou, no passado domingo, com um balanço “extremamente positivo”, conforme salienta o Município de Anadia. Este ano, o certame, para além da vertente ambiental, contou com mais duas áreas, Saúde e Bem-estar, dando assim uma maior abrangência ao evento.
Mais de 40 expositores estiveram presentes, por forma a sensibilizar a comunidade para a necessidade de uma alteração de comportamentos em prol de um ambiente mais sustentável e a promoção de hábitos de vida saudáveis.
Os vereadores da Câmara de Anadia, Lino Pintado e Jennifer Pereira, com os Pelouros do Ambiente e Saúde, respetivamente, fazem um “balanço muito positivo”, tendo realçado “a grande afluência de visitantes”. Consideram que “a junção das áreas da Saúde e do Bem-Estar revelou-se uma aposta certa, tendo em conta o número de expositores e toda a envolvência criada”.
Lino Pintado sublinhou que o Parque Urbano da Cidade “revelou-se uma aposta ganha”, acrescentando que “o Parque acaba por ser o espaço ideal para a realização deste tipo de evento”. Referiu que as várias atividades que ocorreram, durante os três dias, “tiveram uma grande adesão”, desde a Caminhada Anadia + Verde, a Mesa Redonda subordinada ao tema ‘Nós e o plástico’, até às comemorações do Dia Mundial da Criança. De referir, ainda, que, no sábado, Anadia foi palco do Encontro Regional de Escuteiros, atraindo várias centenas de escuteiros de todo o distrito ao Parque Urbano.
Jennifer Pereira sublinhou, também, que “houve uma grande adesão dos visitantes às atividades de bem-estar e aos diversos rastreios proporcionados pelos expositores presentes”. Referiu, ainda, “o feedback positivo” de todos os expositores e visitantes, considerando que “foi uma ótima oportunidade para conhecerem e revisitarem os serviços de saúde e bem-estar existentes no concelho”. Relativamente aos expositores, realçaram que esta “saída” para fora de portas dos seus espaços físicos “permitiu uma interação diferente e enriquecedora com os seus próprios clientes e o público em geral”.
A palestra sobre a problemática da Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, que decorreu no Museu do Vinho Bairrada, também integrada no âmbito da Feira, foi muito participada, tendo suscitado uma grande curiosidade por parte dos participantes.
Ambos os vereadores são unânimes em afirmar que a edição deste ano da Feira do Ambiente, Saúde e Bem-Estar “foi uma aposta ganha” e que “trouxe visibilidade a vários setores de atividade” do concelho de Anadia e que “de forma saudável se pode contribuir para o bem-estar do nosso concelho e do nosso país”.
Foto: CMA.
Atualidade
Barcelos: Alunos já podem aceder à Plataforma “Escola Virtual”
Os cerca de 7500 alunos do 5º ao 12º ano de todos os estabelecimentos de ensino do concelho de Barcelos já receberam, via e-mail, as credenciais para poderem aceder à Plataforma “Escola Virtual”, disponibilizada pelo Município de Barcelos, através do Pelouro da Educação.
A Plataforma “Escola Virtual” é uma ferramenta pedagógica que permite aos professores e alunos o acesso a conteúdos programáticos digitais de enorme importância para o processo de ensino/aprendizagem, constituindo, simultaneamente, uma excelente ajuda na preparação para os exames nacionais. Com este acesso sem custos para alunos e professores, o Município promove também a igualdade de oportunidades e combate o insucesso escolar.
A Escola Virtual implica um financiamento municipal de cerca de 130 mil euros.
Foto: DR.
Atualidade
Lisboa: Três detenções por posse de armas proibidas e tráfico de estupefacientes
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 1ª Divisão Policial, no dia 26 de outubro, nas freguesias da Misericórdia e de Santa Maria Maior, procedeu às seguintes detenções:
Pelas 03h00, na freguesia da Misericórdia, foi detido, em flagrante delito, um homem de 21 anos, por ser suspeito da prática do crime de Posse de Estupefaciente, tendo na sua posse, 2,1 doses de Cocaína, 3,66 doses de Ecstasy e 1,564 doses de Liamba.
Pelas 06h30, na freguesia de Santa Maria Maior, foi detido, também em flagrante delito, um homem de 41 anos, por ser suspeito da prática do crime de Posse de Arma Proibida.
Já pelas 18h15, na Praça do Martim Moniz, foi detido um homem de 35 anos, por ser suspeito da prática do crime de Posse de Arma Proibida. Foram apreendidas duas armas brancas [ndr: foto de destaque], com as quais, momentos antes, estaria a ameaçar transeuntes.
Todos os suspeitos foram notificados para comparecer em tribunal.
Fotos: PSP.
Atualidade
Barcelos: Câmara Municipal beneficia troço dos Caminhos de Santiago
O Município de Barcelos consignou, na manhã de 22 de outubro, a empreitada de “Beneficiação dos Caminhos de Santiago, em Tamel S. Fins, Aborim e Balugães”. Almejados há mais de dez anos, os trabalhos desta obra foram agora desbloqueados, após o IP – Infraestruturas de Portugal aprovar a intervenção que se vai desenvolver na Estrada Nacional 308, sendo que os trabalhos também incidem noutras vias, como a Estrada Regional 204, no seu troço a norte do Concelho.
A empreitada implica um financiamento de 409 mil euros (IVA incluído) e tem um prazo de execução de 270 dias.
Esta obra vem complementar outras ações que o Município, de forma faseada, tem vindo a fazer em diversos troços do Caminho de Santiago, no sentido de criar condições de circulação mais cómodas e seguras para os peregrinos.
Relativamente aos trabalhos a executar, o projeto inicia-se no entroncamento com a EM 543, a 150m do Albergue da Casa da Recoleta, e termina o entroncamento com a EM 549, desenvolvendo-se numa extensão aproximada de 500m. Atravessa um pequeno aglomerado na parte inicial e zona florestal na parte final do percurso.
Atualmente, a circulação pedonal faz-se nas bermas e, por vezes, nas valetas, com exíguas condições de segurança para os utentes, o que potencia riscos acrescidos a automobilistas e peões. A intervenção visa a criação de um percurso pedonal formalizado em passeio em toda a extensão, o que implica a reformulação pontual do esquema de sinalização e segurança atualmente existente.
Quanto aos trabalhos na Estrada Nacional 308, o projeto prevê a criação de uma passadeira para peões, com um passeio na berma e valeta da faixa direita. Trata-se de uma solução de continuidade de percursos e pode constituir, por si só, um elemento atenuador de velocidades e de acalmia de trânsito, já que tem associada uma sequência de bandas cromáticas em cada faixa.
A empreitada inclui trabalhos referentes à drenagem de águas pluviais e colocação de sinalização rodoviária.
Foto: CMB.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade2 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade1 ano atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Detido por homicídio na forma tentada
-
Atualidade3 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação