Connect with us

Atualidade

Manuela Geleng, representante da Comissão Europeia, em visita ao CESAE Digital no Porto

Publicado

on

Na passada sexta-feira, no contexto do Fórum Social do Porto, Manuela Geleng, Diretora Geral do Emprego e Competências da DG Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão, juntamente com Domingos Lopes – Presidente do IEFP, Joaquim Bernardo, vogal da Comissão Executiva do Programa Pessoas 2030 e Paula Santos – Secretária Técnica do Programa Norte 2030, visitaram as instalações do CESAE Digital do Porto tendo a oportunidade de conhecer e contactar com turmas e formandos de cursos integrados neste projeto europeu, de forma a testemunhar os resultados práticos das políticas de emprego e formação no País.

Esta visita começou com uma apresentação e contextualização do trabalho e resultados do CESAE Digital, em que Luís Manuel Ribeiro, presidente do conselho de administração do CESAE Digital, esclareceu que “a correspondência entre as necessidades das empresas e as respostas do CESAE Digital, através de criação de oferta formativa, só é possível com proximidade e comunicação com as próprias empresas”.

Assim, o presidente do CESAE Digital explicou que os diferentes cursos e diferentes ofertas de requalificação no CESAE, como o Upskilling ou o Digital Reskilling, não têm planos de formação pré-definidos, sendo só concebidos após as próprias empresas identificarem as suas necessidades e, aí, em conjunto com o CESAE Digital, constroem um plano que vá dar resposta às necessidades do mercado.

Antes de prosseguirem a visita pelas instalações, os presentes tiveram a oportunidade de ouvir quatros testemunhos dos casos de sucesso de Bruno Pereira, Diogo Pinto, Helena Queirós e Tiago Teixeira, ex-formandos de diferentes cursos e tipologias de ensino do CESAE Digital.

Manuela Geleng destacou que “mais do que números ou estatísticas, o que realmente importa é o resultado prático nas vidas e carreiras dos formandos e após ouvir os testemunhos percebe-se bem o impacto que a formação no CESAE Digital teve em cada um deles.”

Domingos Lopes, presidente do IEFP, fez um balanço muito positivo da visita, destacando o CESAE Digital como um dos centros protocolares que melhor faz e melhor executa a missão para que os centros de gestão participada foram criados: estarem mais próximos das empresas e associações empresariais para promoverem a qualificação e requalificação dos ativos empregados.

Por último, Joaquim Bernardo, vogal da Comissão Executiva do Programa Pessoas 2030, garantiu que esta visita superou as expetativas, declarando que “nada como ver no terreno os resultados de como os fundos são investidos e conhecer os beneficiários destes investimentos, daí a importância de conhecer alguns casos de sucesso destas formações.”

Realçou, ainda, a importância de perceber, neste Ano Europeu das Competências, que o domínio das competências digitais é necessário para trabalhadores de todas as idades, tanto na sua vida profissional como pessoal, para que possam ter uma cidadania ativa, sem correr riscos de exclusão social.

Foto: DR.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas