Atualidade
Lisboa: Trio sequestra e rouba vítima, acabando, momentos depois, detidos em flagrante delito
Mais ocorrências

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia 26 de março, procedeu à detenção de três homens, com idades entre os 38 e os 43 anos, por serem suspeitos da prática do crime de roubo agravado.
Os Polícias recolheram informações de que estes suspeitos se dedicavam à prática de crimes contra o património, nomeadamente, roubos, com uso de arma branca.
No dia 25 de março, pelas 23h45, no âmbito de um policiamento especifico, dirigido à criminalidade violenta, chegou ao conhecimento dos Polícias, que na zona do Martim Moniz, havia ocorrido um roubo, através do uso de arma branca, sendo a vitima sequestrada durante 40 minutos, ilícito esse perpetrado por um trio de suspeitos, com caraterísticas muito especificas, quer físicas quer indumentárias.
Munidos desta informação, foi possível, de forma faseada, intercetar primeiro um dos suspeitos, depois os outros dois, juntos a locais referenciados pelo consumo de estupefacientes, tendo os mesmos ainda na sua posse, objetos pertencentes à vitima, nomeadamente, 20 euros em numerário e um cartão de débito, pelo que foram conduzidos à esquadra a fim de serem sujeitos às diligências processuais tidas por necessárias, as quais efetuadas com sucesso, permitiram a detenção em reputação de flagrante delito dos ora visados.
Os detidos demonstram inequívoca e ampla pegada criminal, tendo inclusive antecedentes criminais por crimes desta natureza, que levou a que cumprissem, no passado, penas de prisão efetiva.
Foram presentes perante Autoridade Judiciária Competente para efeitos de 1º Interrogatório, tendo sido aplicada a medida de coação de apresentações semanais.
Mais ocorrências
A Divisão de Segurança Aeroportuária, no dia 24 de março, procedeu à detenção de um homem, de 56 anos, por ser suspeito da prática do crime de condução sob influência de bebidas alcoólicas.
O suspeito, motorista de táxi de profissão, preparava-se para iniciar o serviço já com passageiros no interior do táxi, quando ao abordar o Polícia para questionar algo, se percebeu que, além de ser percetível um comportamento aparentemente ébrio, exalava um forte odor a álcool.
Submetido a teste quantitativo de medição de álcool no sangue, apurou-se estar com uma taxa de 1,72 gr/litro, descontada a margem de erro.
Foi detido, constituído arguido e prestou Termo de Identidade e Residência, sendo libertado e notificado para comparecer em audiência de tribunal.
No dia 25 de março, procedeu à detenção de um homem, de 60 anos, por ser suspeito da prática do crime de falta de habilitação legal para conduzir.
O detido tinha uma carta de condução de Angola, caducada, não fazendo parte da Convenção Internacional sobre Circulação Rodoviário de Genebra de 19 de setembro de 1949, situação que o inabilita a conduzir em território nacional.
Ao condutor foi dada voz de detenção, foi constituído arguido e prestou termo de identidade e residência, tendo sido presente em 1º interrogatório judicial, na Instância Local Criminal de Lisboa – Secção de Pequena Criminalidade, no Campus de Justiça.
No dia 26 de março, apreendeu, a três homens, com idades compreendidas entre os 31 e os 47 anos, sacos, uma mochila e uma mala deixados por esquecimento na sala de embarque do Terminal 2.
A denunciante participou à PSP o desaparecimento dos seus pertences esquecidos, na referida sala de embarque. Pelas diligências garantidas pelos Polícias, conseguiu-se chegar à identificação dos suspeitos, funcionários de uma companhia aérea, que tinham retirado as bagagens para o exterior, dividiram os artigos entre si e que os tinham transportado cada um para a sua residência.
Aquando da abordagem policial, foi possível apreender 3 sacos; 1 mochila; e 1 mala de viagem.
Estes artigos continham, no seu interior, roupa diversa, material didático, artesanato e chocolates, tudo num valor total de € 1500.
Os artigos foram entregues à sua legítima proprietária. Os cartões que lhes permite trabalhar na infraestrutura foram cautelarmente apreendidos.
Foto: DR.
Atualidade
Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental
De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.
O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.
A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.
Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.
Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.
Atualidade
Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.
O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.
Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.
A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.
No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.
O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
Foto: PSP.
Atualidade
Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.
A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.
A diligência decorreu sem incidentes.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca