Atualidade
Lisboa: Três carteiristas detidos
Mais ocorrências
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 1ª Divisão Policial, no dia 2 de setembro, pelas 04h10, procedeu à detenção, em flagrante delito, de três homens, com 24, 37 e 42 anos de idade, por serem suspeitos da prática do crime de furto por carteirista.
No decorrer do patrulhamento nas artérias da freguesia da Misericórdia, foi recebida comunicação de um furto de telemóvel, perpetrado por três suspeitos em conjugação de esforços, havendo acesso à informação da localização do aparelho.
Junto com as lesadas, foram efetuadas diligências e face à pronta resposta, vieram a ser intercetados os três suspeitos, que de imediato foram reconhecidos pelas mesmas.
Na posse de um dos indivíduos foi encontrado o telemóvel que havia sido furtado, bem como um segundo, que também foi furtado momentos antes a outro lesado.
Os detidos foram presentes no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa, tendo sido marcada audiência de julgamento para dia 20 do presente mês.
Ocorrências
A Divisão de Segurança a Transportes Públicos, no dia 5 de setembro, pelas 11h05, procedeu à detenção de um jovem, com 20 anos, por posse de arma branca.
Na Estação Ferroviária do Cais Sodré, o suspeito foi abordado, sendo encontrada, na sua posse, uma faca de abertura automática, tipo ponta e mola, com comprimento total de 17cm de lâmina de 7cm, afirmando que a utilizava para sua defesa pessoal.
Face ao exposto, o detido foi presente no Tribunal de Pequena Instância Criminal em Lisboa, sendo-lhe agendada audiência de julgamento para dia 20 de setembro.
A Divisão de Segurança Aeroportuária, no dia 5 de setembro, pelas 15h50, apreendeu a uma cidadã, de 69 anos, um telemóvel de valor comercial 1450 euros, do qual se havia apropriado momentos antes.
A suspeita, passageira de um voo, aquando do rastreio de passageiros no Terminal 1 do Aeroporto Humberto Delgado, apropriou-se de um telemóvel, pertencente a um outro passageiro, quando o mesmo efetuava os mesmos procedimentos de segurança.
O passageiro, ao se aperceber da situação, acionou, de imediato, a PSP, que intercetou a suspeita já depois do controlo de fronteira junto à sua porta de embarque.
Por ter sido recuperado o artigo, a vítima, inicialmente, não quis formalizar denúncia contra a visada, no entanto, enquanto aguardava as diligências, perdeu o seu voo e viu a companhia aérea referir que não procedia à remarcação da viagem sem que fosse adquirido novo cartão de embarque, afirmando desejar procedimento criminal pela situação.
No dia 6 de setembro, pelas 12h55, apreendeu a uma cidadã, de 21 anos, um aerossol de defesa, que transportava na sua bagagem de cabine.
A suspeita, passageira de um voo, aquando do rastreio de passageiros no Terminal 2 do Aeroporto Humberto Delgado, transportava, supostamente, um artigo proibido.
Na presença PSP, foi possível perceber que se tratava, presumivelmente, de um aerossol de defesa, classificado como arma proibida, não sendo também admitido no voo por se tratar de objeto proibido.
Questionada, referiu ter adquirido o mesmo em loja de venda livre, usando-o para sua proteção. Informada, entregou o artigo voluntariamente, sendo este apreendido para submissão a peritagem técnica
A jovem foi constituída arguida e prestou termo de identidade e residência.
Foto: DR.
Atualidade
Barcelos: Alunos já podem aceder à Plataforma “Escola Virtual”
Os cerca de 7500 alunos do 5º ao 12º ano de todos os estabelecimentos de ensino do concelho de Barcelos já receberam, via e-mail, as credenciais para poderem aceder à Plataforma “Escola Virtual”, disponibilizada pelo Município de Barcelos, através do Pelouro da Educação.
A Plataforma “Escola Virtual” é uma ferramenta pedagógica que permite aos professores e alunos o acesso a conteúdos programáticos digitais de enorme importância para o processo de ensino/aprendizagem, constituindo, simultaneamente, uma excelente ajuda na preparação para os exames nacionais. Com este acesso sem custos para alunos e professores, o Município promove também a igualdade de oportunidades e combate o insucesso escolar.
A Escola Virtual implica um financiamento municipal de cerca de 130 mil euros.
Foto: DR.
Atualidade
Lisboa: Três detenções por posse de armas proibidas e tráfico de estupefacientes
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 1ª Divisão Policial, no dia 26 de outubro, nas freguesias da Misericórdia e de Santa Maria Maior, procedeu às seguintes detenções:
Pelas 03h00, na freguesia da Misericórdia, foi detido, em flagrante delito, um homem de 21 anos, por ser suspeito da prática do crime de Posse de Estupefaciente, tendo na sua posse, 2,1 doses de Cocaína, 3,66 doses de Ecstasy e 1,564 doses de Liamba.
Pelas 06h30, na freguesia de Santa Maria Maior, foi detido, também em flagrante delito, um homem de 41 anos, por ser suspeito da prática do crime de Posse de Arma Proibida.
Já pelas 18h15, na Praça do Martim Moniz, foi detido um homem de 35 anos, por ser suspeito da prática do crime de Posse de Arma Proibida. Foram apreendidas duas armas brancas [ndr: foto de destaque], com as quais, momentos antes, estaria a ameaçar transeuntes.
Todos os suspeitos foram notificados para comparecer em tribunal.
Fotos: PSP.
Atualidade
Barcelos: Câmara Municipal beneficia troço dos Caminhos de Santiago
O Município de Barcelos consignou, na manhã de 22 de outubro, a empreitada de “Beneficiação dos Caminhos de Santiago, em Tamel S. Fins, Aborim e Balugães”. Almejados há mais de dez anos, os trabalhos desta obra foram agora desbloqueados, após o IP – Infraestruturas de Portugal aprovar a intervenção que se vai desenvolver na Estrada Nacional 308, sendo que os trabalhos também incidem noutras vias, como a Estrada Regional 204, no seu troço a norte do Concelho.
A empreitada implica um financiamento de 409 mil euros (IVA incluído) e tem um prazo de execução de 270 dias.
Esta obra vem complementar outras ações que o Município, de forma faseada, tem vindo a fazer em diversos troços do Caminho de Santiago, no sentido de criar condições de circulação mais cómodas e seguras para os peregrinos.
Relativamente aos trabalhos a executar, o projeto inicia-se no entroncamento com a EM 543, a 150m do Albergue da Casa da Recoleta, e termina o entroncamento com a EM 549, desenvolvendo-se numa extensão aproximada de 500m. Atravessa um pequeno aglomerado na parte inicial e zona florestal na parte final do percurso.
Atualmente, a circulação pedonal faz-se nas bermas e, por vezes, nas valetas, com exíguas condições de segurança para os utentes, o que potencia riscos acrescidos a automobilistas e peões. A intervenção visa a criação de um percurso pedonal formalizado em passeio em toda a extensão, o que implica a reformulação pontual do esquema de sinalização e segurança atualmente existente.
Quanto aos trabalhos na Estrada Nacional 308, o projeto prevê a criação de uma passadeira para peões, com um passeio na berma e valeta da faixa direita. Trata-se de uma solução de continuidade de percursos e pode constituir, por si só, um elemento atenuador de velocidades e de acalmia de trânsito, já que tem associada uma sequência de bandas cromáticas em cada faixa.
A empreitada inclui trabalhos referentes à drenagem de águas pluviais e colocação de sinalização rodoviária.
Foto: CMB.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade2 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade1 ano atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Detido por homicídio na forma tentada
-
Atualidade3 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação