Atualidade
Lisboa: Sete detidos em operação policial em zonas de diversão noturna
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 5ª Divisão Policial, no dia 1 de dezembro, pelas 20h30, levou a cabo uma operação policial nas zonas de diversão noturna, tendo fiscalizado vários indivíduos, dos quais foram 07 detidos: 1 homem, de 22 anos, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal; 1 homem, de 40 anos, suspeito da prática do crime de condução de veículo em estado de embriaguez; 3 homens, de 20, 25 e 48 anos, suspeitos da prática do crime posse de produto estupefaciente; e 2 homens, de 25 e 34 anos, suspeitos da prática do crime de tráfico de estupefaciente.
Estas detenções surgem enquadradas numa forte estratégia de Policiamento Preventivo e estrategicamente orientado para locais onde existe maior probabilidade de determinados fenómenos criminais terem lugar, sendo o tráfico de estupefaciente uma prioridade no cômputo dos crimes que mais enfraquecem o sentimento de segurança, daí a forte aposta no seu combate.
Aquando da abordagem policial aos suspeitos, foi possível à PSP apreender: 145,32 doses individuais de Haxixe; 130,45 doses individuais de Cocaína; 13,20 doses de Ecstasy; vários selos de LSD; 1 balança de precisão; e 1344 euros em numerário.
Dois dos detidos recolheram às salas de detenção do COMETLIS, para ser presentes à Autoridade Judiciária Competente e os outros detidos foram restituídos à liberdade e notificados para comparecer nos serviços do Ministério Público.
“A PSP continuará a envidar esforços no combate a este tipo de práticas criminais, sendo elas definidas como prioritárias dado o impacto negativo que causam no sentimento de segurança das comunidades e, bem assim, pelo dano profundo à saúde pública, contando com várias dezenas de detenções ao longo do corrente ano”, sublinha.
Foto: PSP.
Atualidade
Crianças do Pré-Escolar descobrem brincadeiras na “Cozinha de Lama”
Iniciativa municipal em todas as salas
As crianças que frequentam a Educação Pré-Escolar pública do Município de Barcelos têm, agora, um novo motivo para brincar ainda com mais alegria. A Câmara Municipal instalou, em todas as 118 salas da Pré-Primária, as designadas “Cozinha de Lama”, as quais permitem a cerca de 2200 crianças mais e diversificadas atividades lúdicas, recreativas e educativas.
Considerando que a Educação é um pilar fundamental do desenvolvimento social e cultural da sociedade, principalmente dos grupos etários mais jovens, esta iniciativa da Câmara Municipal insere-se na estratégia de promoção de ações que favoreçam o desenvolvimento infantil em contextos educativos diversificados, nomeadamente através da realização de atividades ao ar livre.
Consciente de todos os benefícios que a brincadeira ao ar livre e o contacto com a natureza proporcionam no desenvolvimento e no bem-estar geral das crianças, o Município de Barcelos facultou uma “Cozinha de Lama” a todas as salas de Educação Pré-Escolar da rede educativa pública do concelho de Barcelos, num investimento que rondou os 4 700€.
A interação com elementos da natureza, como a água, a terra, a areia, a planta, entre outros, é desafiante para as crianças e proporciona-lhes experiências únicas de bem-estar, desenvolvimento e aprendizagem.
Estes momentos, que surgem da brincadeira criativa e espontânea ao ar livre, do faz de conta, da curiosidade, do fascínio em descobrir e do prazer em experimentar que a cozinha de lama proporciona, fazem a delícia das crianças, em todas as estações do ano.
Imagem: CMB.
Atualidade
Universidade do Minho recebe Encontro Nacional do IN2PAST
Património, artes, sustentabilidade e território juntam 170 cientistas durante quatro dias
O 5º Encontro Nacional do Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território (IN2PAST) vai decorrer de 22 a 25 de janeiro na Universidade do Minho, em Braga, com cerca de 170 participantes, e no Extremo, em Arcos de Valdevez.
Os trabalhos começam nesta quarta-feira, às 17h00, com uma reunião aberta na Reitoria da Universidade do Minho, que envolve representantes regionais e nacionais nas áreas do Património, Artes, Cultura, Sustentabilidade e Território. Com a presença da vice-reitora para a Cultura e Território, Joana Aguiar e Silva, e do vice-reitor para Investigação e Inovação, Eugénio Campos Ferreira, esta sessão pública pretende, mais do que apresentar o IN2PAST, auscultar os representantes das instituições sobre necessidades específicas, a fim de mobilizar parcerias na interação entre os técnicos e os investigadores.
Está confirmada a participação de responsáveis da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, do Centro de Investigación Interuniversitario das Paisaxes Atlánticas Culturais, do Consello da Cultura Galega e do Instituto de Ciencias del Patrimonio (Incipit-CSIC), além de representantes autárquicos de comunidades intermunicipais e municipais, diretores e técnicos de arquivos, bibliotecas, museus e de outras instituições públicas e privadas.
O programa científico arranca na quinta-feira, no edifício 2 do campus de Gualtar. A abertura é às 9h00, no auditório B2, com intervenções de membros das direções do IN2PAST e do Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT), organizadores deste Encontro. Até à tarde seguinte estão previstas seis sessões plenárias de debate – Intervir, Reconhecer, Cruzamentos disciplinares, Tecnologias, Pluralidades e Práticas colaborativas –, a par da reunião do Conselho Científico do IN2PAST e da sessão “Relatores”, com a síntese dos trabalhos.
Saída de campo a Arcos de Valdevez
Para sábado, dia 25, está programada uma saída de campo até ao lugar do Extremo, autêntico laboratório vivo que junta cientistas e a comunidade local no estudo da paisagem e do património numa perspetiva de sustentabilidade e que é um exemplo de práticas colaborativas e ciência cidadã. O momento conta igualmente com a presença de responsáveis do Município arcuense e da Junta de Freguesia de Portela e Extremo.
No Encontro Nacional do IN2PAST cruzam-se diferentes áreas do saber, da História à Química, passando pela Arquitetura, Musicologia, Antropologia, Arqueologia, Urbanismo, Museologia, Conservação, Geologia, Arquivística ou Bioquímica. É um fórum de excelência para a construção de novas formas de investigação, inovação, dinamização e colaboração entre os cerca de 350 doutorados das sete unidades de I&D do IN2PAST.
Estas unidades, repartidas por cinco universidades (Évora, Coimbra, Minho, Nova de Lisboa e ISCTE) e cofinanciadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, são: o Laboratório HERCULES – Herança Cultural, Estudos e Salvaguarda; o Lab2PT; o Centro de História da Arte e Investigação Artística – CHAIA; o Instituto de História Contemporânea – IHC; o Instituto de História da Arte – IHA; o Centro em Rede de Investigação em Antropologia – CRIA; e o Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical – CESEM.
Imagem: UM.
Atualidade
Universidade Católica do Porto promove debate “A Felicidade é Lucrativa?”
Dia 30 de janeiro, pelas 18h00, no Porto
Isabel Braga da Cruz (Pró-Reitora da Universidade Católica Portuguesa), Rui Moreira (Presidente da Câmara Municipal do Porto), Ricardo Costa (Chairman do Grupo Bernardo da Costa e autor do livro “A Felicidade é Lucrativa”) e Sofia Mexia Alves (Presidente da Direção da Unificar) são os oradores convidados do debate “A Felicidade é Lucrativa?”. Um evento que se realiza a 30 de janeiro, pelas 18 horas, no Auditório Corticeira Amorim da Universidade Católica Portuguesa no Porto, e que conta com a moderação de Rui Couceiro (Editor do livro).
Inspirado no livro “A Felicidade é Lucrativa”, de Ricardo Costa, este debate procura trazer a visão de quem lidera organizações em diferentes áreas da sociedade: da academia às instituições públicas, passando também pelas IPSS. No livro, o autor apresenta uma forma nova de olhar para o mundo corporativo – e para o país -, partilhando como se consegue melhorar os espaços de trabalho, mostrando como cada um pode perspetivar a carreira para obter resultados de excelência e ser mais feliz. Ricardo Costa criou, em 2017, o primeiro departamento da Felicidade em Portugal, fez um MBA Executivo e integra o Conselho Consultivo Institucional da Católica Porto Business School.
O debate “A Felicidade é Lucrativa?” é aberto ao público, mas sujeito a inscrição prévia.
Mais informações disponíveis em A Felicidade é Lucrativa? | Universidade Católica Portuguesa – Porto.
Imagem: DR.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade2 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade2 anos atrás
A Seca
-
Atualidade3 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação