Connect with us

Atualidade

Lisboa: Duas detenções por roubo

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 2ª Divisão Policial, no dia 4 de janeiro, pelas 19h45, na freguesia do Parque das Nações, procedeu à detenção, em flagrante delito, de quatro homens, com idades compreendidas entre os 15 e os 20 anos, por serem suspeitos da prática do crime de roubo.

Os Polícias foram interpelados por um cidadão que denunciou o facto de o seu filho e um amigo terem sido vítimas de um roubo, momentos antes. A rapidez da denúncia e comunicação às restantes patrulhas com as principais características dos suspeitos e a sua direção de fuga, permitiu a interceção do grupo de indivíduos cujas características correspondiam na integra às relatadas pela vítima.

Nas diligências subsequentes, a vítima reconheceu os homens como suspeitos do crime, tendo estes sido conduzidos à esquadra para concretização das restantes formalidades processuais. Foi, ainda, possível apreender e restituir à vítima a quantia monetária que lhe havia sido subtraída, em comunhão de esforços.

No que diz respeito aos os demais procedimentos, o jovem de 15 anos foi entregue a um familiar para ser posteriormente presente no Tribunal de Família e Menores da sua área de residência e os restantes detidos recolheram às celas de detenção do COMETLIS, a fim de serem presentes a Autoridade Judiciária competente, tendo-lhes sida aplicada a medida de coação de apresentações quinzenais.

Foto: DR.

Atualidade

Literatura, Música, Teatro e Animação marcam a Feira do Livro de Barcelos

Publicado

on

Da palavra do livro à palavra dos palcos, é assim que a literatura se vai cruzar com a música, ao longo de 10 dias da Feira do Livro de Barcelos.

O certame, que vai para a sua 41.ª edição, conta, entre outros nomes, com a presença de José Pacheco Pereira, Martim Sousa Tavares e Fátima Lopes.

Quem for ao centro de Barcelos entre os dias 5 e 14 de julho, vai encontrar uma minicidade de livros, composta por 21 stands e 94 editoras e pontuada por inúmeras ações, entre as quais o lançamento de novas obras, conversas com escritores, concertos, animação de rua, e grande destaque, no dia 6 de julho, às 5 da tarde, para a Recriação do 25 de Abril pelos Grupos de Teatro do Concelho.

A 41ª edição da Feira do Livro de Barcelos tem palco assente na Avenida da Liberdade, Largo da Porta Nova e Largo Dr. José Novais. A par da venda de livros, estão presentes na Feira 21 stands representando 94 editoras – ao longo de dez dias, a programação abrange lançamento e apresentação de livros (8), conversas com escritores (7), dois concertos musicais e duas conversas-concerto, com Luísa Sobral, Vox Angelis, Nena e Capicua. Simultaneamente, há animação de rua pela VIA3 – Companhia de Teatro e pel’ Associação D’Improviso.

A edição deste ano conta, também, com programação específica dedicada às crianças, que podem desfrutar de atividades diárias, entre as quais: pinturas faciais, apresentações de livros, cantinho da leitura, desenhos para colorir, ludoteca e mural de pintura.

No decorrer da Feira, a 6 de julho, haverá, ainda, espaço para a Recriação Histórico-Cultural do 25 de Abril com os Grupos de Teatro do Concelho e, no dia 9, para a recriação teatral de momento histórico do Caminho Português de Santiago, pela Via 3 Companhia de Teatro. A noite termina com a já tradicional queimada galega.

Também de destacar a tertúlia sobre a Guerra Colonial (dia 8); a tertúlia sobre o Caminho Português de Santiago (dia 9); a tertúlia com jovens autores, no dia 11, moderada pelo escritor, José Ilídio Torres. E ainda as mesas-debate dos dias 12 e 13 de julho.

À semelhança de anos anteriores, a Feira estará aberta ao público de segunda-feira a domingo, das 17h00 às 00h00.

Lançamento de livros e conversas com escritores

Da vasta programação cultural preparada para esta edição, destaca-se, a abrir o certame, no dia 5, a apresentação de novas obras literárias. É o caso da “Viagem ao Mundo dos Silêncios”, de Luís Carvalhido, com apresentação de António Ferreira Afonso e participação de Xico Malheiro e Zeca Torres (Grupo Raízes); e do livro “Barcelos e o 25 de Abril de 1974: Administração Municipal e Sociedade (1974-1990)”, de Victor Pinho, cuja apresentação está a cargo de Armando Malheiro e que conta com a participação do grupo “Trevo de Cordas”.

No dia 6, à tarde (17h00), decorre a Recriação Histórico-Cultural do 25 de Abril com os Grupos de Teatro do Concelho; mais tarde, às 18h30, é apresentado o livro “A Palavra que Resta”, de Stênio Gardel (vencedor do National Book Award), que conta com a participação de Isabel Lucas (jornalista). E à noite, por volta das 21h30, tem lugar a entrevista com Fátima Lopes (escritora) e Victor Vidal (Prémio Leya).

Já no domingo, dia 7, pelas 17h00, é a vez de Joana Cordeiro moderar a apresentação dos livros “Amo-te…ao Ouvido de uma Criança”, de Célia Barbosa, e “A Viagem do Pestanudo”, de Reinaldo Sousa Santos. Às 18h, há entrevista com Anabela Mota Ribeiro sobre o livro “Quarto do Bebé”. E, às 21h30, Conversa-Concerto com Luísa Sobral.

No dia 8 de julho, destaque para a Tertúlia “Guerra Colonial”, com Carlos Matos Gomes, Augusto Freitas, Fernando Costa, às 21h30, mas antes, às 18h00, Victor Pinho apresenta o livro “O Pina d’Airó e Outras Histórias”, de António Carvalho.

Caminho Português de Santiago

O dia 10 de julho é dedicado ao Caminho Português de Santiago, a começar com “Literatura no Caminho – Experiências no Caminho Português de Santiago”, às 17h00; depois, por volta das 21h30, há lugar para uma tertúlia e lançamento dos livros “Descansa em Paz, Pai, ou O Segredo de Finisterra”, de José A. V. Carreto e “O Outro Lado do CamiñoCodex Calixtinus”, de Carlos Clemente, cuja moderação está a cargo de Lúcio Lourenço. No final, às 22h30, a VIA 3 Companhia de Teatro faz a recriação teatral de momento histórico do Caminho Português de Santiago, que termina com uma queimada galega.

Luís de Camões, 500 anos

A Feira do Livro deste ano pretende celebrar os 500 anos do maior poeta português, Luís de Camões. Para celebrar a efeméride, no dia 10 de julho, é inaugurada a exposição de pintura “Luís Vaz de Camões, 500 anos”, da Universidade Sénior de Barcelos, na Biblioteca Municipal, por volta das 16h00; mais tarde, às 18h00, tem lugar a entrevista com Maria João Lopo de Carvalho, sobre o livro “Até que o Amor me Mate. As mulheres de Camões”; e a noite termina com o Concerto “Camões 500 anos – História, Música e Poesia”, pelo Vox Angelis. Ainda relembrando Camões, no dia 11, Isabel Rio Novo é entrevistada sobre o livro “Fortuna, Caso, Tempo e Sorte. Biografia de Luís Vaz de Camões”.

No dia 11, são apresentados os livros “Filha Pródigo”, de Joana Maciel, “Silente”, de Sandra Santos e “Só Quando Te Perdes é que Te Podes Encontrar”, de Fábio Beato, ao mesmo tempo que tem lugar uma tertúlia com estes jovens escritores, cujo moderador é José Ilídio Torres.

No antepenúltimo dia da Feira, a não perder, a homenagem a Nuno Júdice por Raquel Marinho e Rita Taborda Duarte, às 18h00; e, às 21h30, a Mesa de debate: PREC – Processo Revolucionário em Curso, com José Pacheco Pereira, Carlos Magno, Luís Santos e José Santos Alves.

No dia 13 de julho, sábado, regressa a música com Nena, às 22h, e antes acontece a entrevista com Rui Couceiro, escritor e editor (às 17h00) e a Mesa de debate com João Nuno Coelho (escritor e comentador televisivo) e João Gobern (jornalista), às 18h00.

A fechar o evento, no dia 14 de julho, às 17h00, há entrevista com Martim Sousa Tavares, sobre o seu livro “Falar Piano e Tocar Francês”, seguindo-se a Conversa-Concerto com Capicua e, às 21h30, o Expresso das Letras 2024, pel’Associação D’Improviso.

Programa Infantil

A aposta na animação infantil já é um hábito, e este ano, além das atividades permanentes diárias, como a Ludoteca, Jogos de Tabuleiro, Caixa das Ideias “Faz tu mesmo!”, Cantinho da Leitura, Desenhos para colorir e Mural de pintura, destacam-se os espetáculos de magia, de teatro, ateliês de ciências, de barro, pinturas faciais e conversas com escritores.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Assembleia Municipal aprova por unanimidade a compra dos terrenos para o Novo Hospital

Publicado

on

A Assembleia Municipal deu luz verde ao “Acordo de cedências e urbanização para a execução do Plano de Pormenor do Centro Hospitalar de Barcelos”. Em sessão realizada ontem à noite, os deputados municipais votaram favoravelmente, e por unanimidade, a proposta apresentada pela Câmara Municipal que, entre outros pontos, inclui a aquisição dos terrenos para a construção do Novo Hospital, por montante de quatro milhões de euros.

Com esta decisão, dá-se um passo muito decisivo no sentido do cumprimento do acordo estabelecido em 2008 com o Ministério da Saúde, mas que durante 16 anos esteve num impasse.

Aquando da proposta apresentada em reunião do Executivo camarário, o Presidente, Mário Constantino Lopes, tinha enaltecido “a unanimidade político-partidária que se estabeleceu em Barcelos à volta deste importante desígnio para o nosso concelho”. Unanimidade que voltou a imperar agora, na votação em Assembleia Municipal.

Para o Presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, esta é uma “decisão de enorme importância e um passo muito significativo.  Regozijamo-nos por, 16 anos depois, estarmos a cumprir um passo fundamental neste processo, fazendo-o com total transparência procedimental, bem observável na instrução da deliberação que foi colocada a votação”.

Recorde-se que a decisão de avançar de imediato para a compra dos terrenos surgiu na sequência da garantia dada pela Ministra da Saúde de que o Governo irá avançar com a construção do designado Centro Hospitalar de Barcelos, um equipamento que vai servir a população deste concelho e do concelho de Esposende.

Designado “Acordo de cedências e urbanização para a execução do Plano de Pormenor do Centro Hospitalar de Barcelos”, o documento ontem aprovado em Assembleia Municipal estabelece as normas da transação a efetuar entre o Município e a Sociedade Agrícola da Quinta de S. Martinho, S.A..

O acordo, além de estabelecer o montante da aquisição de 155 850 metros de terreno, por 4 milhões de euros, fixa também as áreas de cedência ao domínio público e as parcelas para a construção da Variante Poente e acessos ao Novo Hospital.

Na Assembleia Municipal de ontem, foram também aprovados contratos interadministrativos com diversas Juntas de Freguesia, no montante global de mais de um milhão e meio de euros.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos e Esposende: Caminhada – Caminhos de São Bento da Porta Aberta no Cávado

Percurso liga as localidades

Publicado

on

O Município de Barcelos, em parceria com o Município de Esposende e a Empresa Municipal Esposende 2000, promove, no próximo domingo, dia 30 de junho, a Caminhada – Caminhos de São Bento da Porta Aberta no Cávado. Este é um percurso linear entre Esposende e Barcelos, com uma distância de 21 Km, ao longo da margem direita do Rio Cávado, que percorre vários pontos de interesse nas freguesias de ambos os concelhos, nomeadamente Gandra, Gemeses, Perelhal, Mariz e Vila Frescainha, Barcelos.

Além do fomento da prática desportiva e de hábitos de vida saudáveis, esta iniciativa pretende igualmente dar a conhecer e percorrer uma parte dos Caminhos de S. Bento da Porta Aberta, visitando, entre outros, locais recônditos que convidam os caminhantes a pausas contemplativas.

Em Barcelos, o ponto de encontro é junto à Igreja do Senhor Bom Jesus da Cruz / Campo da Feira, às 07h00. Depois, às 07h59, seguem no autocarro para Esposende. Por volta das 09h00 há lugar a um briefing, exercícios de aquecimento e início da atividade.

A idade mínima de participação é de 14 anos. O percurso apresenta um grau de dificuldade médio/alto e o valor de inscrição é de 5,00 € (inclui guias do percurso, seguro de acidentes pessoais e reforço alimentar sólido/liquido).

O transporte Barcelos > Esposende, às 7h59, tem um custo de 3,00€ e de regresso, no final da atividade, também de 3,00 € (Esposende > Barcelos).

Para mais informações ou para efetuar a inscrição, os interessados deverão aceder ao site https://www.esposende2000.pt/pt/43-eventos/485-30-jun-caminhada-caminhos-de-s-bento-da-porta-aberta-no-cavado-2024-06-30/

Imagem: DR.

Continuar a ler

Mais lidas