Connect with us

Atualidade

Lisboa: Dois detidos por várias burlas qualificadas

Mais ocorrências do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia 25 de maio, procedeu à detenção de dois homens, com 47 e os 48 anos de idade, por serem suspeitos da prática de 35 burlas qualificadas e 254 utilizações indevidas de cartão bancário.

A investigação remonta a dia 3 de janeiro, data em que os polícias se aperceberam que existia um fenómeno criminal associado a um falso funcionário bancário. O suspeito, ardilosamente, fazendo-se passar por funcionário bancário, interpelava as vítimas, de idade avançada, dizendo-lhes que necessitava do cartão para o substituir. Já na posse do cartão multibanco, solicitava o código PIN e agendava um falso encontro sempre no Balcão 2 de uma qualquer entidade bancária.

Com as informações que, entretanto, conseguia obter junto das vitimas, efetuou utilizações indevidas e não consentidas, num valor total avaliado em 163 912,40 euros.

O burlão, ardilosamente, escolhia vítimas mais indefesas em razão da idade, todas elas entre os 80 e os 95 anos de idade, levando consigo, literalmente, de forma ilícita poupanças de uma vida.

O falso funcionário do banco apresentava-se bem vestido, sempre de fato e camisa e com viaturas de alta cilindrada. Escolhia vítimas de maior vulnerabilidade tendo em conta a avançada idade das mesmas. Deambulava por diversas Comarcas do País sempre com este modus operandi, seguido de perto pelos investigadores da PSP.

Assim, a Equipa da Divisão de Investigação Criminal, especialmente criada para estes fenómenos itinerantes, em coordenação com a 3ª Secção do DIAP, iniciou uma operação policial que visava o cumprimento de Mandados de Busca Domiciliária e Não Domiciliária e de Detenção, através da distribuição de vários investigadores, pelas zonas onde o suspeito atuava com maior regularidade. Surge que, aquando da sua localização para efeitos de cumprimento da referida ordem judicial de detenção, o mesmo havia acabado, em coautoria, de cometer o crime de que vem sendo investigado. Assim, naquela manhã, havia interpelado um idoso e, quando surpreendido pela PSP, havia acabado de efetuar levantamentos e operações indevidas na conta dessa vítima.

Consequentemente, foram cumpridos os Mandados de Busca referidos, sendo apreendidos 3.090 euros, 2 viaturas de alta cilindrada; e 1 telemóvel.

O Juiz de Instrução Criminal de Lisboa, a quem os dois detidos foram apresentados na sequência da recolha probatória da PSP pela 3ª Secção do DIAP de LISBOA, decretou que o alvo principal ficasse a aguardar julgamento em prisão preventiva e o seu coautor em regime de apresentações semanais.

Ocorrências do Comando Metropolitano de Lisboa

A Divisão de Segurança a Transportes Públicos, no dia 26 de maio, pelas 16h45, na freguesia de Santa Maria Maior, procedeu à detenção de uma mulher, com 51 anos, por existir sob a mesma um mandado de detenção.

No âmbito da fiscalização aos estabelecimentos, na Estação Ferroviária de Santa Apolónia, os Polícias avistaram a suspeita a deambular errantemente pela plataforma, demonstrando, de imediato, um crescente nervosismo assim que se apercebeu da presença daqueles, motivo esse que levou à sua abordagem proactiva.

Foi solicitado documento de identificação para averiguar se pendia algum ilícito criminal sobre a mesma, tendo a PSP apurado que tinha um mandado de detenção, por crime de abuso de confiança, para pagamento de 900 euros, convertidos em 150 dias de prisão subsidiária.

A detida efetuou o pagamento voluntário da multa, tendo sido restituída à liberdade.

No dia 30 de maio, pelas 18h45, na freguesia da Venda Nova, procedeu à detenção de um homem com 42 anos de idade, por existir sobre o mesmo um mandado de detenção.

No âmbito da fiscalização aos estabelecimentos, na Estação do Metropolitano da Amadora Este, os polícias avistaram o suspeito sem fazer uso de máscara de proteção individual na plataforma de embarque, demonstrando de imediato um comportamento duvidoso e de inquietação, assim que se apercebeu da presença daqueles, motivo esse que levou à sua abordagem proactiva.

Foi solicitado documento de identificação para averiguar se pendia algum ilícito criminal sobre o mesmo, tendo-se apurado que tinha um mandado de detenção, por crime de desobediência, para pagamento de 600 euros, convertidos em 80 dias de prisão subsidiária.

O detido efetuou o pagamento voluntário da multa, tendo sido restituído à liberdade.

A Divisão Policial de Loures, no dia 28 de março, em Loures, procedeu à detenção de três indivíduos com idades compreendidas entre os 20 e 24 anos de idade por serem suspeitos da prática do crime de tráfico de estupefacientes.

Os Polícias, ao fiscalizaram a viatura em que seguiam os agora detidos, verificaram que o seu condutor não possuía habilitação legal para a condução de veículos, bem como, um forte odor a estupefacientes, resultando na deteção e apreensão de 52,08 doses individuais de haxixe.

Os detidos após cumpridos todos os formalismos legais foram libertados e notificados para comparecerem no Tribunal Judicial de Loures perante a competente Autoridade Judiciária.

A Divisão de Segurança Aeroportuária, no dia 29 de maio, apreendeu a um suspeito de 34 anos de idade, um smartwatch desaparecido no RX do Terminal 1, do Aeroporto Humberto Delgado.

O suspeito, no dia 23 de maio, após ter passado o pórtico de rastreio, encontrou um smartwatch numa passadeira das máquinas do RX quando estava a ser rastreado, e não o entregou a nenhum funcionário ali presente.

Pelas diligências imediatas, garantidas pela PSP, esta conseguiu chegar à identificação do suspeito, que já tinha embarcado num voo. Apurou que o suspeito regressaria a Portugal no dia 29 de maio, tendo o mesmo sido abordado e assumido que tinha o relógio na sua posse e que se tinha esquecido de o entregar na secção de perdidos e achados.

O relógio, avaliado em cerca de 500 euros será entregue, oportunamente, ao seu legítimo proprietário.

No dia 28 de maio, deteve um homem, de 42 anos de idade, por ter na sua posse de uma arma branca dissimulada, faca do tipo “borboleta”.

O suspeito, passageiro de um voo, foi abordado pela PSP depois de, no rastreio da sua bagagem de cabine, se perceber existir um objeto proibido classificado como “Arma de classe A”, de acordo com Regime Jurídico de Armas e Munições.

Aquando da abordagem policial foi possível apreender uma arma branca faca do tipo “borboleta”.

Em cumprimento com os pressupostos definidos, o arguido foi confrontado com a possibilidade da suspensão provisória do processo, mediante o pagamento de uma Unidade de Conta no valor de 102 euros, tendo concordado e efetuado o pagamento do respetivo montante, o qual por sua opção deve reverter a favor da Instituição “Acreditar” – Associação de Pais e Amigos de Crianças com cancro.

Foto: DR.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

“Méduse” chega ao MUSCARIUM#11 – Festival de Artes Performativas em Sintra

Depois de passar pelo Festival d’Avignon

Publicado

on

O coletivo francês Les Bâtards Dorés estará em Portugal, pela primeira vez, para apresentar o espetáculo “Méduse”, no âmbito do MUSCARIUM#11 – Festival de Artes Performativas em Sintra, organizado pelo teatromosca.

Duplamente premiado no Festival Impatience, em Paris, (Prémio do Júri e do Público) e apresentado, em 2018, no prestigiado Festival d’Avignon, onde foi considerado um dos espetáculos-sensação daquela edição, “Méduse” reabre o processo referente ao naufrágio da Medusa – um dos desastres marítimos mais infames do século XIX. A tragédia atraiu atenção internacional, não apenas pela sua importância política, mas também pelo sofrimento humano e significativa perda de vidas que envolveu. O episódio foi igualmente perpetuado na célebre obra “A Balsa da Medusa”, de Théodore Géricault.

Em “Méduse”, o coletivo francês encena um julgamento que dista 200 anos deste naufrágio: um duelo verbal onde se procura encontrar culpados, uma resposta, uma explicação para os acontecimentos e questiona se será possível formular um julgamento sem se ter vivido a experiência. A partir desse questionamento, a dramaturgia desmorona-se para dar lugar à performance e à experimentação. Longe da História e das suas versões oficiais, Les Bâtards Dorésmergulharão com o público no abismo.

Ainda dentro do MUSCARIUM#11, este jovem coletivo francês também mergulhará no início do processo de criação do espetáculo “Matadouro” em coprodução com o teatromosca, com banda sonora original de The Legendary Tigerman e estreia marcada para 2026. Afirmando a aposta na internacionalização, o teatromosca estará, do mesmo modo, a trabalhar na coprodução que une a companhia de dança finlandesa Kekäläinen & Company, a companhia de dança da Galiza, Colectivo Glovo, e a companhia de teatro Leirena Teatro, de Leiria, “Conversas com Formigas”, que estreará igualmente em 2026.

Celebrando a francofonia, a décima primeira edição do MUSCARIUM contará ainda com mais dois espetáculos de companhias francesas, “éMOI”, de Tiphaine Guitton, pela Petite Compagnie, e “L’Invention du Printemps“, pela La Tête Noire – La Compagnie.

Em 2025, o festival estende-se até à Alliance Française de Lisboa, onde decorrerá um encontro dedicado à criação teatral contemporânea francesa e onde poderá ser visitada a exposição “Micro-Folie”, uma experiência digital que junta mais de cinco mil obras de arte de diferentes instituições culturais.

O MUSCARIUM#11 decorrerá de 1 a 21 de setembro, em vários espaços do concelho de Sintra e reunirá artistas e companhias como a Imaginar do Gigante, MUSGO Produção Cultural, Krisálida, Mia Meneses,María de Vicente e Tristany Munduque apresentará um concerto-performance único na emblemática Sala da Música do Palácio de Monserrate.

A programação completa do MUSCARIUM#11 poderá ser consultada em www.teatromosca.com e inclui espetáculos de teatro, dança, música, performance, debates, lançamentos de livros, conversas e encontros entre públicos e artistas. Destaque para o debate sobre o futuro da cultura em Sintra, no âmbito das eleições autárquicas 2025 e que terá a presença dos principais candidatos e candidatas à presidência da Câmara Municipal de Sintra.

Os bilhetes para os espetáculos já se encontram à venda na BOL e locais habituais, com valores que variam entre os 5 € e 7 €. O concerto-performance de Tristany Mundu tem o valor único de 12 €. Os ensaios abertos, debates, lançamentos de livros, encontros e a festa de encerramento do festival são de entrada livre.

Imagem: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Torne-se amigo da Metropolitana de Lisboa na temporada 2025/2026

Publicado

on

A Metropolitana de Lisboa, criada em 1992, desenvolve um projeto único no contexto nacional e muito raro no panorama internacional. Assenta o seu valor numa atuação transversal, cruzando o ensino especializado com a prática da música. Uma orquestra (OML) e três escolas (Conservatório de Música, Escola Profissional e Academia Nacional Superior de Orquestra) dão corpo a este projeto musical de eleição, que tem vindo a formar centenas de músicos profissionais.

O quotidiano da Metropolitana caracteriza-se pela convivência de diferentes gerações num mesmo edifício (a sua sede, instalada no edifício da antiga Standard Eléctrica, em Lisboa), com a energia inerente à intensa partilha musical entre alunos, professores, músicos profissionais e funcionários administrativos.

Para que este projeto possa consolidar-se e crescer, não basta a atividade que todos eles desenvolvem. A música que fazemos tem como destinatário o público. Sem ele, a nossa missão ficaria incompleta; com ele, ainda podemos fazer mais.

Junte-se aos Amigos da Metropolitana, um grupo de associados que, através do seu contributo e da sua presença, é chamado a participar ativamente na vida da instituição.

Imagem: ML.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental

De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

Publicado

on

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.

O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.

A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.

Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.

Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Mais lidas