Atualidade
“Ler em Viana” assume-se como Festa do livro e das artes de 15 a 30 de abril no Centro Cultural de Viana do Castelo

O Centro Cultural de Viana do Castelo é palco, de 15 a 30 de abril, do “Ler em Viana – Festa do livro e das artes”. Esta iniciativa insere-se numa estratégia mais ampla de criação e consolidação de hábitos de leitura para elevar o nível de literacia da população. Apresenta uma programação estruturada no diálogo entre cultura e educação, que contempla múltiplas atividades como sessões de lançamento de livros, conferências, oficinas, encontro com escritores, cientistas e artistas, espetáculos, teatro, concertos e a 43ª Feira do Livro, tendo todas as iniciativas entrada gratuita.
Na conferência de imprensa de apresentação da segunda edição do “Ler em Viana”, o Vereador da Cultura e da Educação, Manuel Vitorino, indicou que esta é “uma iniciativa cultural relevante para o concelho, que alia cultura e educação” e que está assente numa “programação estruturada e de qualidade”.
“Este diálogo entre a educação e a cultura é muito relevante e gera um enriquecimento mútuo”, declarou. No ano passado, o “Ler em Viana” conquistou 10 mil visitantes e os “Contornos da Palavra” reuniram 13 mil alunos, pelo que as expetativas para esta segunda edição são elevadas.
O diretor da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, Rui Viana, destacou as duas componentes do evento: os Contornos da Palavra, que se desenrolam nas escolas do concelho, e a Feira do Livro que acontece no Centro Cultural, oferecendo oficinas, recitais de poesia, concertos, programação voltada para o público infantil nas tardes de sábado, domingo e no feriado do 25 de abril.
Este sábado, 15 de abril, às 11h00, inaugura a exposição “Os Lusíadas 10 cantos por 10 ilustradoras”, com ilustrações para a edição de OS LUSÍADAS Município de Guimarães, Universidade do Minho, Kalandraka Editora Portugal BIG – Bienal de Ilustração de Guimarães (2021). Estará patente nos Antigos Paços do Concelho, na Praça da República, de 15 a 30 de abril.
A Feira do Livro contará com 32 stands, reunindo 14 livreiros que representam as principais editoras do país. Funcionará de segunda a sexta-feira, das 17h00 às 24h00, e ao fim-de-semana das 15h00 às 24h00.
Já os Contornos da Palavra acontecem nos 7 agrupamentos escolares, com atividades nas 71 escolas públicas e 4 escolas privadas dirigidas aos alunos do concelho e à comunidade educativa.
O programa inclui a presença de grandes nomes nacionais da cultura, como um concerto de Rodrigo Leão (15 de abril, 21h30), “A importância da palavra na música” com António Victorino d’Almeida e Valter Hugo Mãe (17 de abril, 21h30) e “As palavras e a censura” com José Pacheco Pereira e António Pedro Vasconcelos (18 de abril, 21h30).
“Conversa com escritores” irá juntar Marlene Ferraz e José Luís Peixoto (20 de abril, 21h30) e a proposta “Falar de livros e de filmes” trará Mário Augusto ao Centro Cultural vianense (21 de abril, 21h30). Dia 22 de abril, às 21h30, SURMA apresenta-se num concerto na principal sala de espetáculos do concelho. A 29 de abril, também às 21h30, atua Noiserv.
Os três concertos têm lotação máxima de 300 lugares e entrada gratuita, sendo que o levantamento dos ingressos deverá ser feito no dia dos concertos, das 15h00 às 21h15, até ser atingida a lotação.
Na segunda semana, “Conversa com escritores” reúne Isabel Campos e Rita Ferro em torno do livro “Brevíssimo dicionário dos snobs” (26 de abril, 21h30) e Isabel Campos e Richard Zimler para apresentar a obra “A aldeia das almas desaparecidas: a floresta do avesso” (27 de abril, 21h30). Já “O Corpo Humano e a Ciência” junta Carlos Fiolhais e Alexandre Quintanilha (28 de abril, 21h30)
Paralelamente, entre 17 e 28 de abril, acontece a 14ª edição dos Contornos da Palavra, em articulação com a Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares, direcionada para os alunos e professores das escolas públicas e privadas do concelho de Viana do Castelo. A edição deste ano tem como temática “A Ciência de Educar” e proporcionará uma imersão em atividades culturais e formativas que contribuem para aprendizagens significativas dos nossos alunos, da edução pré-escolar ao ensino secundário, bem como para o desenvolvimento profissional dos docentes e outros agentes da comunidade educativa.
Foto: CMVC.
Atualidade
Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental
De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.
O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.
A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.
Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.
Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.
Atualidade
Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.
O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.
Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.
A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.
No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.
O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
Foto: PSP.
Atualidade
Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.
A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.
A diligência decorreu sem incidentes.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca