Atualidade
Lagos: Feira Concurso Arte Doce quase a chegar

É já de 27 a 31 de julho que o Complexo Desportivo de Lagos se irá encher de doces, petiscos, música e muita animação. Já na sua 33ª edição, o regresso deste grande evento do concelho lacobrigense apresenta um dos melhores cartazes do verão algarvio, com Rui Veloso, Gabriel o Pensador, Dillaz, Bárbara Bandeira e Mariza, em cinco dias muito “gulosos”. A funcionar entre as 18h00 e as 24h00 e com entrada livre, “estão todos convidados para rumar a Lagos e adoçar o seu verão”, afirma o município.
A suspensão de dois anos da Feira Concurso Arte Doce devido à situação pandémica foi motivo para a autarquia preparar um regresso em grande. O evento decorre, agora, em cinco dias, tendo também aumentado o espaço envolvente do recinto para acomodar mais participantes. Para além da doçaria regional, que se mantém no interior do pavilhão, o exterior contará com artesanato, tasquinhas e outros produtos alimentares, num total de cerca de 113 participantes.
Celebrando o centenário da chegada do comboio a Lagos, uma iniciativa com várias atividades a decorrer nos dias 29 e 30 de julho, esse foi, de resto, o tema escolhido para esta edição do certame. Para reforçar os laços entre as várias tradições do país, foi também convidada a região da Estremadura que estará presente na forma de artistas, doçaria e artesanato.
No que toca a animação musical, para além dos já referidos cabeças de cartaz Rui Veloso, Gabriel o Pensador, Dillaz, Bárbara Bandeira e Mariza no palco principal, o recinto integra um palco secundário por onde passarão artistas locais (Banda da Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1º de Maio, Rancho Folclórico e Etnográfico de Odiáxere, Daddy Jack Band, Paulo Ribeiro, DJ Manu, Time for T, Ana Marques, Ana Valentim, Vítor do Carmo, José Santana e Orquestra Ligeira de Lagos) e da Estremadura (Orquestra de Foles, Sons da Terra, Alma Menor e Rancho Velha Guarda do Folclore da Nazaré).
Para aqueles que querem aprender (e provar) mais sobre doçaria e gastronomia, os showcookings diários são obrigatórios: doce fino, sabores da Estremadura, doce conventual de Alcobaça, sabores da baía de Lagos e gastronomia com o chef Louis Anjos (Estrela Michelin) são as várias opções disponíveis.
Mas obviamente que o foco do certame estará na sua própria história, o concurso de doçaria, que destaca o talento e a criatividade de doceiras e doceiros. Nesta edição, as categorias a concurso são Arte Doce – Tema obrigatório e Tema livre, Qualidade na Tradição (Melhor Dom Rodrigo, Doce Fino, Morgado e Doce de Figo) e Doces de Inovação, os quais serão anunciados ao longo dos três primeiros dias de feira, com a entrega dos prémios a decorrer no quinto e último dia.
Mas as novidades não se ficam por aqui. Neste ansiado regresso, o evento terá também uma zona infantil alargada com muitas animações e atividades para os mais pequenos, a colaboração do Comboio Turístico de Lagos que, alinhado com o tema deste ano, fará o transporte gratuito de visitantes entre o centro histórico de Lagos e o recinto, um novo website onde pode consultar o programa, mapa e participantes, e a dinamização da feira por Hugo Mendes (Passadeira Vermelha, SIC Caras e SIC).
Imagem: CML.
Atualidade
Barcelos: Peregrinação a cavalo à N.ª S.ª Senhora Aparecida de Balugães
Iniciativa conta com 70 cavalos e 12 charretes

É uma iniciativa inédita. O Município de Barcelos, em parceria com Confraria da Nossa Senhora Aparecida, promove, no próximo domingo, 13 de abril, uma “Peregrinação a cavalo à N.ª S.ª Senhora Aparecida” de Balugães, pelos caminhos de São Tiago. Evento pioneiro no concelho de Barcelos, esta peregrinação equestre arranca junto ao Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, pelas 9h00 da manhã, estando prevista a chegada a Balugães, por volta das 13 horas. Vão participar nesta peregrinação 70 cavalos e 12 charretes.
Além do caráter religioso, esta iniciativa pretende promover o território de Barcelos, no meio equestre nacional.
A Peregrinação alicerça-se historicamente na passagem pela Casa da Recoleta, atual Albergue Municipal, onde se terá programado a primeira peregrinação à Senhora da Aparecida. Atentos a este quadro, onde se junta atividade equestre, história e tradição, esta iniciativa visa valorizar o “cluster” equestre em Barcelos e posicionar o território neste segmento a nível nacional.
Imagem: CMB.
Atualidade
Amadora: Detidos por vaga de roubos

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial da Amadora, no dia 2 de abril, pelas 07h40, na freguesia de Encosta do Sol, procedeu à detenção de dois homens de 24 e 26 anos, por serem suspeitos da prática de quatro crimes de roubo.
O modus operandi dos suspeitos baseava-se no seguimento das vítimas até às respetivas residências com o intuito de as invadir. Com recurso à violência deixavam as vítimas na impossibilidade de resistir, apoderavam-se de dinheiro e de ouro que depois vendiam em ourivesarias.
Os crimes ocorreram entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025 e foram declarados como prioritários, sendo alocadas equipas de investigação criminal em exclusivo nestas investigações. Em estreita e simbiótica coordenação com o Ministério Público da Amadora, foi possível recolher indícios da prática dos crimes pelos suspeitos que sustentaram a emissão de mandados de busca domiciliária. Dessas diligências foi possível apreender objetos roubados e vestuário com valor probatório e, de forma superveniente, apreender várias armas de fogo e estupefacientes.
Os detidos, ambos com antecedentes criminais vários, nomeadamente crimes violentos dirigidos à esfera patrimonial, foram presentes a 1.º Interrogatório Judicial tendo sido submetidos à medida de coação de Prisão Preventiva.
A prevenção e investigação deste tipo de fenómenos criminais são prioritárias em termos de intervenção policial, tendo em conta a violência com que são praticados, neste caso, contra vítimas especialmente vulneráveis sendo este tipo de detenções relevante para o fortalecimento do sentimento de segurança das populações, afirmando a confiança na PSP, enquanto instituição de referência dos cidadãos na área da segurança.
Foto: PSP.
Atualidade
Porto: Mais quatro detenções por contrafação

No dia 07 de abril, no Porto, a 1.ª Divisão Policial, numa operação de fiscalização e em colaboração com representantes legais de marcas registadas e protegidas, procedeu à detenção de quatro homens com idades compreendidas entre os 54 e os 68 anos de idade, por posse de artigos contrafeitos para venda.
Desta operação, foram apreendidos 18 kits (camisola + calção) e 600 artigos contrafeitos referentes a marcas registadas e protegidas pelo Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos.
Os detidos foram notificados para comparecer perante as Autoridades Judiciárias competentes.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca
-
Atualidade3 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação