Atualidade
Lagos: Avança a requalificação e valorização do troço de costa entre o Farol da Ponta da Piedade e a Praia do Pinhão

A intervenção, que teve início neste mês de abril, corresponde à 2ª fase – Componente 2 da empreitada e vai intervir nas acessibilidades e estacionamentos, prolongamento do circuito de passadiços, criação de miradouros seguros, melhoria da iluminação pública e promoção da requalificação paisagística da área envolvente. A obra envolverá condicionamentos de circulação automóvel na via.
Considerado um dos troços mais emblemáticos da costa portuguesa, a intervenção passa pelas estratégias da autarquia em conservar e valorizar aquele que é também um dos ex-libris do concelho de Lagos. Com um prazo de execução de 360 dias e cofinanciamento pela União Europeia – FEDER – Portugal 2020 – CRESC Algarve 2020, a empreitada tem um valor de 2 404 895 € (acrescido de IVA) e tem como objetivos o reordenamento do acesso viário e estacionamento, privilegiando a mobilidade suave e pedonal; renovação e melhoria da iluminação pública; continuação dos passadiços – ligação entre a 1ª e a 2ª fase (na envolvente do Farol da Ponta da Piedade) e prolongamento até à Praia do Pinhão; e construção de escadaria de madeira para acesso à Praia do Pinhão. De abril a agosto/setembro, os trabalhos irão incidir, sobretudo, no troço da via entre o cruzamento da Praia do Camilo (onde irá nascer uma nova rotunda) e a Ponta da Piedade. De setembro em diante, a intervenção decorrerá no troço da via entre o nó de acesso à Praia D. Ana e a rotunda viária do Camilo.
Na componente viária, o projeto a implementar prevê que o acesso à parte final da Estrada da Ponta da Piedade passe a ser destinado apenas a viaturas de serviço do Farol, de abastecimento de mercadorias e situações de emergência, eliminando as bolsas atualmente em utilização. Igual critério será aplicado ao atual acesso à Praia do Camilo, que será convertido em via de acesso condicionado, terminando em miradouro. Em alternativa, serão construídos dois novos parques de estacionamento: um situado no cruzamento de acesso à Praia do Camilo (capacidade para 56 veículos ligeiros), e um segundo parque, que servirá a Ponta da Piedade (dimensionado para 150 veículos ligeiros e 10 autocarros de turismo). A estrada terá, também, um novo perfil, com duas faixas de rodagem, ciclovia adjacente à estrada e um passeio lateral para peões, que, nalguns troços, serão partilhados.
Naturalmente, a obra irá envolver condicionamentos ao trânsito, devidamente sinalizados, sendo que para que os trabalhos decorram com toda a normalidade, celeridade e segurança, a Câmara Municipal de Lagos apela a todos os residentes e visitantes que evitem a circulação automóvel na zona de intervenção, utilizando, em alternativa, as infraestruturas (passadiços) já existentes e optem pela circulação pedonal. No caso dos autocarros turísticos em visita à Ponta da Piedade, deverão largar e recolher os seus passageiros na Praia D. Ana, que acedem, nesse local, ao passadiço pedonal já existente em direção à Praia do Camilo e ao Farol.
A beleza única da paisagem deste troço de costa e as infraestruturas que, no local, estão a ser criadas têm atraído cada vez mais visitantes. De acordo com os números apurados pelo sistema instalado aquando da execução da 1ª fase de intervenção, mais de 1,8 milhões de pessoas já passearam nos passadiços da Ponta da Piedade.
Imagem: CML.
Atualidade
Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental
De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.
O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.
A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.
Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.
Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.
Atualidade
Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.
O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.
Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.
A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.
No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.
O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
Foto: PSP.
Atualidade
Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.
A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.
A diligência decorreu sem incidentes.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca