Connect with us

Atualidade

Jornadas na Universidade do Minho consolidam Braga como referência na informática

Publicado

on

O Departamento de Informática da Universidade do Minho (UMinho), em Braga, recebe, até quinta-feira, as XVIII JOIN – Jornadas de Informática, com palestras, workshops, torneios e uma feira de emprego com 16 empresas nacionais e internacionais. O evento tem entrada livre e o site https://join.di.uminho.pt/ .

A próxima fase da internet, a segurança cibernética e o futuro dos videojogos são alguns temas dos debates previstos. A organização da iniciativa cabe aos núcleos de estudantes de Engenharia Informática (CeSIUM), Ciências da Computação (NECC) e Engenharia Física (NEFUM), à Escola de Engenharia e à Escola de Ciências da UMinho.

As empresas vão estar presentes nas sessões técnicas e em stands, podendo os alunos dialogar sobre áreas da sua preferência e conhecer aliciantes propostas de emprego e de colaboração, como conciliar o trabalho com estudos de licenciatura, mestrado ou doutoramento. Entre estágios de verão e profissionais, bolsas de investigação, freelancing em modo presencial e remoto, as opções são imensas. O evento é assim uma oportunidade para as empresas cativarem futuros recursos humanos qualificados e capazes de responder à evolução e inovação deste desafiante setor tecnológico.

Pleno emprego

“Felizmente, não temos alunos nesta área que cheguem para os pedidos que recebemos do mercado, regista-se uma situação de pleno emprego”, afirma o professor António Sousa, do Departamento de Informática da UMinho. “Isso deve-se à reputação dos nossos cursos, construída nas últimas décadas, ao dinamismo do tecido industrial e ao reconhecimento da qualidade e versatilidade dos profissionais aqui formados”, frisa.

Diversos diplomados têm, ainda, protagonizado iniciativas empresariais próprias. “A sociedade está a ser sustentada nas tecnologias de informação, por isso a tendência é manter estes índices de procura e de dinâmica, mesmo face a um cenário económico mais desafiante”, nota António Sousa.

Foto: UMinho.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas