Atualidade
ISCTE assinala abertura do ano letivo em Sintra

A abertura do ISCTE Sintra foi assinalada com um concerto no Centro Cultural Olga Cadaval, no dia 1 de outubro.
Neste espetáculo, o Coro do ISCTE, o Nova Era Vocal Ensemble e uma orquestra dirigida pelo maestro João Barros, interpretaram a obra Alexander´s Feast, or The Power of Music, de Handel.
A cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta e da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato. O ISCTE esteve representado pela Reitora, Maria de Lurdes Rodrigues, e pelo diretor do ISCTE Sintra, Ricardo Paes Mamede, tendo estado presentes representantes de vários órgãos da universidade, docentes, estudantes e funcionários, num evento aberto ao público, que encheu o Centro Cultural Olga Cadaval.
O Presidente da Câmara Municipal de Sintra esteve presente no concerto e realçou, no seu discurso de abertura, “a importância que este momento tem para Sintra. Marca a abertura do território ao ensino superior que se traduz num verdadeiro investimento nas pessoas e no seu futuro. Aliás, o desenvolvimento económico e social de Sintra é tributário do enino universitário no que toca à inovação e novas tecnologias, setores em que o ISCTE tem larga experiência”.
O autarca agradeceu, ainda, “ao ISCTE, na pessoa da sua reitora e respetiva equipa, a persistência em trazer estes cursos para Sintra, que deu os frutos que hoje podemos colher com a instalação do Instituto e com os mais de 200 alunos que vão frequentar as suas aulas.” A finalizar, o edil referiu, mais uma vez, que “a autarquia caminhará ao lado do ISCTE, cooperando e colaborando para que a permanência do ISCTE seja um sucesso para o concelho e para o país”.
Elvira Fortunato, Ministra da Ciência e do Ensino Superior, lembrou “que sempre que nasce uma instituição de ensino superior em Portugal, o país cresce. Cresce porque significa mais conhecimento, mais ciência, mais emprego qualificado, mais desenvolvimento social e económico”. A ministra saudou ainda “os novos alunos dos novos cursos do ISCTE” e frisou “ser um privilegio estudar, olhando para o futuro, numa vila cheia de passado e de história. Num momento único da história, numa época de digitalização e sustentabilidade que implicam mais conhecimento e ciência, estamos perante áreas emergentes do conhecimento e cada vez mais essenciais”.
No mesmo dia, num momento que antecedeu o concerto de abertura do ano letivo, o Presidente da Câmara Municipal de Sintra esteve presente da Festa de Outono, no Jardim da Correnteza, para assistir à exibição da Tuna Académica do ISCTE, num gesto de boas-vindas a mais uma instituição de ensino superior ao concelho de Sintra.
O evento de entrada livre, e organizado pela autarquia e pela União das Freguesias de Sintra, decorreu no Jardim da Correnteza e nas áreas adjacentes, Rua Dr. Alfredo Costa e Av. Dr. Miguel Bombarda, um local com vista privilegiada para o Vale da Raposa e para o Centro Histórico da Vila.
O ISCTE Sintra iniciou as atividades em setembro, com oito novas licenciaturas, cujas vagas foram integralmente preenchidas na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso. Durante a tarde, as instalações do ISCTE Sintra, estiveram abertas e foram visitadas pela população e convidados.
Foto: CMS.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca