Connect with us

Atualidade

Investigação da PSP leva a três presos efetivos por associação criminosa e tráfico de armas

Publicado

on

Decorrente de uma investigação desenvolvida pela Polícia de Segurança Pública (PSP), através do seu Departamento de Armas e Explosivos, foram condenados 3 arguidos pela coautoria do crime de associação criminosa e pela coautoria do crime de tráfico e mediação de armas, tendo-lhes sido aplicado 8, 6 e 5 anos de pena de prisão efetiva a cada um dos arguidos. Outro arguido envolvido no processo foi condenado pelo crime de detenção de arma proibida, tendo-lhe sido aplicado 3 anos e 9 meses de pena de prisão efetiva.

O líder do grupo criou e liderou uma organização tendente à venda, em Portugal, de armas de fogo por si transformadas e modificadas a partir de armas de venda livre de calibre Flobert, na Eslováquia e na República Checa e de munições por si fabricadas.

O modus operandi desta organização criminosa consistia na encomenda e aquisição de centenas de armas de alarme e armas de sistema Flobert a um armeiro, na Eslováquia e República Checa e, posteriormente, transportava-as para Portugal, onde tinham uma oficina, devidamente equipada com as ferramentas necessárias, para proceder à transformação daquelas armas em armas de fogo de calibre .22, 7,65 mm e 9 mm, bem como, à fabricação de munições adequadas para as mesmas.

Material apreendido (Foto: PSP)

A investigação deste processo foi delegada pela 11ª Seção do DIAP de Lisboa no Departamento de Armas e Explosivos da Polícia de Segurança Pública que, no âmbito das suas competências de investigação criminal, desenvolveu uma investigação relacionada com tráfico internacional, mediação e transformação de armas de fogo. Recorrendo, para tal, aos diferentes mecanismos de partilha de informação, nacionais e internacionais, relacionados com a venda e posse ilícita de armas de fogo em Portugal e na Europa.

Esta investigação durou 22 meses e totalizou 7 detidos; 47 mandados de busca e apreensão, sendo 13 domiciliários e 34 não domiciliários; 176 armas apreendidas; e mais de 1 milhar de munições de calibre diverso apreendidas.

Fotos: PSP.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Barcelos: Cossourado inaugura Casa Mortuária

Publicado

on

O conhecido verso de Fernando Pessoa – “Deus quer, o homem sonha, a obra nasce” – foi ontem evocado pelo pároco Carlos Leme, aquando da bênção e inauguração da Casa Mortuária de Cossourado.

Sob o conceito “a luz”, o novo edifício, com traço arquitetónico de Armando Santos, não deixa ninguém indiferente e visivelmente é motivo de orgulho dos habitantes de Cossourado.

A casa mortuária inaugurada (Foto: CMB)

Na cerimónia, ocorrida ontem (domingo de manhã), o Presidente da Câmara de Barcelos, Mário Constantino Lopes, mostrou o seu contentamento por ver que “a sociedade, neste caso, a freguesia de Cossourado, mostra respeito pelos seus entes queridos”, fazendo uma obra que “dignifica a freguesia” e contribuiu para a “melhoria do centro cívico que assim ficou mais atrativo e acolhedor”. O Presidente da Câmara Municipal destacou “o excelente resultado das parcerias entre as Juntas de Freguesia e o Município” para salientar que só assim se “conseguem resultados em obras de qualidade que beneficiam as populações e contribuem para o desenvolvimento coeso e sustentado do concelho”.

Antes, a Presidente da Junta de Cossourado, Teresa Esteves, justificou a pertinência deste projeto face “à necessidade de um espaço que permitisse dar dignidade ao momento do velório, sendo uma forma de respeitarmos os que partem e nos são queridos, independentemente do seu credo ou confissão religiosa”. Teresa Esteves agradeceu o empenho de todos, especialmente da Câmara Municipal, corroborando as palavras do Presidente: “a construção deste edifício era um desejo e, hoje, com muito trabalho, cooperação e colaboração entre a Junta de Freguesia e o Município, está concluído”.

A nova Casa Mortuária, que foi financiada pela Câmara Municipal em 90 mil euros, integra espaço de velório, sala de apoio à família, gabinete administrativo e casas de banho.

Fotos: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Federação Portuguesa de Voleibol E UNA SEGUROS renovam parceria para a época 2024/2025

Vicente Araújo, Presidente da Federação Portuguesa de Voleibol (FPV), e Nuno Catarino, Administrador Comercial da Una Seguros, assinaram a renovação da parceria para mais uma época

Publicado

on

A UNA Seguros é a Seguradora Oficial da FPV, continuando a assumir o patrocínio da Seleção Nacional de Seniores Masculinos, bem como da Liga Nacional de Voleibol Masculino 2024/2025, a Liga Una Seguros e com especial participação em todos os eventos desenvolvidos pela Federação, num claro apoio a todos os atletas da modalidade.

Este acordo reafirma o compromisso contínuo da seguradora com o desenvolvimento e a promoção da modalidade em Portugal. A parceria inclui, ainda, a manutenção do Prémio Fairplay, uma iniciativa que exalta o espírito desportivo e os valores de respeito e integridade em todas as competições.

“É uma parceria que vai já para o quarto ano consecutivo, fortalecendo a nossa conexão com o voleibol nacional e confirmando o nosso empenho com o crescimento do desporto em todas as suas formas“, aponta Nuno Catarino.

A seguradora, está também presente no Circuito de Voleibol de Praia. A edição deste ano já começou – decorre entre os dias 23 de junho e 11 de agosto – e realiza-se de Norte a Sul do País, incluindo Lisboa, Porto, Portimão, Esmoriz, Barcelos e Freixo de Espada à Cinta.

“Esta modalidade promove um estilo de vida saudável, fortalece a ligação com a comunidade e incentiva a prática desportiva ao ar livre. Estamos comprometidos em continuar a apoiar o Voleibol em todas as suas formas, porque acreditamos no poder do desporto para unir pessoas e inspirar futuras gerações de atletas” conclui Nuno Catarino.

Vicente Araújo, Presidente da Federação Portuguesa de Voleibol, destaca os valores similares que caracterizam as duas entidades: “Anunciamos hoje a renovação da parceria com a Una Seguros. É importante para nós podermos continuar a contar com um parceiro que, tal como o Voleibol, defende valores tão importantes como o respeito, a integridade, o trabalho de equipa, o compromisso e a confiança. Acreditamos que esta parceria continuará a ser benéfica para ambos e que nos permitirá manter no rumo da excelência, sobretudo a nível da Seleção Nacional“.

Foto: FPV.

Continuar a ler

Atualidade

Parque de diversões Anadia Splash abre portas a 13 de julho

Publicado

on

Anadia vai ter um parque de diversões, de 13 de julho a 11 de agosto. Instalado no Vale Santo, o Anadia Splash promete animar miúdos e graúdos, dentro e fora de água. O parque estará aberto ao público de terça-feira a domingo, entre as 14h00 e as 19h00, encerrando à segunda-feira.

Além de atrativos aquáticos, como piscinas, insufláveis e escorregas, o parque conta também com um carrossel, trampolins, um comboio elétrico e, entre outros equipamentos, um campo de futebol insuflável. A lista de atrações inclui ainda espaços para jogos, como o dominó gigante, e festas da espuma diárias. No recinto, é possível ter acesso ao bar do parque, que dispõe de esplanada.

A entrada no Anadia Splash tem um custo de 2 euros por pessoa. Para as instituições particulares de solidariedade social e para as associações do concelho, que se apresentem no local com grupos de 15 ou mais pessoas, a entrada custa de 1 euro por pessoa. O uso de meias é obrigatório para todos os utilizadores dos vários pontos de diversões.

O Anadia Splash, promovido pelo Município de Anadia, visa proporcionar momentos de salutar convívio e de diversão, aliados à prática de atividade física, com interesse para várias gerações, e economicamente acessíveis a todos.

Imagem: DR.

Continuar a ler

Mais lidas