Atualidade
GARCIA GARCIA escolhida pela FINIECO para ampliação da sua unidade industrial em Santo Tirso

Com o objetivo de alavancar a capacidade produtiva e logística e elevar os seus níveis de eficiência no mercado, a FINIECO, um dos principais players europeus do setor de soluções de packaging comercial e alimentar, entregou à GARCIA GARCIA, o projeto de design & build para a ampliação da sua unidade de produção, no Parque Empresarial da Ermida, em Santo Tirso. Especializada em edifícios industriais e logísticos, a construtora nacional tem a cargo a execução da obra, cujo projeto se desenvolve em duas fases. A primeira, já concluída, incidiu na ampliação da área de produção e a segunda fase, já iniciada, prevê a construção de um moderno armazém automático. Com este projeto as duas empresas voltam a reforçar uma relação de parceria, pautada nos últimos anos por diversos projetos em que colaboraram mutuamente.
O forte investimento em inovação e tecnologia, assim como a aposta na sustentabilidade da sua operação tornam a FINIECO numa referência do setor do papel e do packaging. Com o desenvolvimento registado pela empresa nos últimos anos, pautado por um incremento significativo da procura atual e da procura que projeta, tendo em conta a alteração dos padrões dos consumidores que procuram uma alternativa ao plástico, a empresa avançou para o desenvolvimento da sua unidade fabril, elegendo a GARCIA GARCIA como parceiro para esta expansão.
Projeto exigente desenvolvido em duas fases
O projeto traçado pela GARCIA GARCIA dividiu-se em duas fases distintas, sendo a primeira relativa à ampliação da área de produção e a segunda centrada na construção de um moderno armazém automático.
A primeira fase de execução do projeto, já concluída, consistiu na construção de uma unidade fabril com 3.200 m2 destinada à produção. O principal desafio nesta fase de obra passou por minimizar os constrangimentos na cadeia de abastecimento da construção, resultantes da crise global de logística e das matérias-primas, consequência do contexto de pandemia. Para garantir o sucesso do projeto e não comprometer os prazos do mesmo, foi necessário implementar um planeamento apertado, com um cumprimento rigoroso dos trabalhos e dos prazos estabelecidos.
No que concerne à segunda fase do projeto, já iniciada, a mesma consiste na construção de nave industrial de logística com 8.150 m2 e uma altura de 25 m, que irá integrar um armazém totalmente automatizado. Este investimento tem como principal objetivo potenciar a capacidade de armazenagem da FINIECO, assim como a eficiência do processo de stockagem e logística, reforçando, consequentemente, o seu posicionamento enquanto líder no mercado.
Igualmente prevista está a construção de novas zonas administrativas e sociais, de suporte à atividade da zona exterior envolvente, assim como a instalação de um avançado Sistema de Combate a Incêndios e todos os arranjos adjacentes, como arruamentos, parques de estacionamento, entre outros.
Fundada em 1998 e instalada em Santo Tirso, a FINIECO é uma empresa que produz, diariamente, mais de dois milhões de embalagens, exportando mais de 90% da sua produção para todos os continentes, tendo presença direta em mais de 40 países, destacando-se o acelerado desenvolvimento no mercado norte-americano.
Ficha Técnica do Projeto
Primeira fase – Ampliação de unidade de produção
Construção: GARCIA GARCIA
Local: Parque Empresarial da Ermida, Santa Cristina do Couto
Prazo de Obra – 6 meses
Data de Conclusão – janeiro de 2022
Segunda fase – Construção de armazém automático e áreas administrativas e sociais
Construção: GARCIA GARCIA
Local: Parque Empresarial da Ermida, Santa Cristina do Couto
Área de Construção – 9.630 m2
Prazo de Obra: 11 meses
Data de Conclusão – dezembro 2022.
Foto: GG.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca