Connect with us

Atualidade

Fungo do Gerês em lista mundial de 50 espécies aquáticas que exigem conservação

Collembolispora barbata foi descrita por Cláudia Pascoal e Fernanda Cássio, da Universidade do Minho

Publicado

on

O fungo Collembolispora barbata, descoberto no Parque Nacional da Peneda-Gerês por cientistas da Universidade do Minho (UMinho), integra uma lista de 50 espécies de água doce ameaçadas e em risco de extinção no planeta. O relatório “Fantastic Freshwater: 50 landmark species for conservation” é lançado pela Iniciativa Shoal, pelo Centro Global para Sobrevivência de Espécies do Zoo de Indianápolis e pela União Internacional para a Conservação da Natureza e alerta que, no geral, uma em cada três espécies de água doce está em risco de extinção. É a primeira vez que um relatório deste tipo inclui fungos aquáticos.

Collembolispora barbata foi encontrada há duas décadas, num riacho de montanha em S. João do Campo, Terras de Bouro, por Fernanda Cássio e Cláudia Pascoal, do Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA) da Escola de Ciências da UMinho, que tiveram o apoio da taxonomista checa Ludmila Marvanová. Aquela espécie de fungo ajuda ao equilíbrio do ecossistema local e é uma espécie rara, não tendo ainda sido detetada noutra parte do mundo, tal como sucede por exemplo com o lírio-do-Gerês.

O relatório foca 50 espécies que incluem anfíbios, aves, crustáceos, peixes, fungos, insetos, mamíferos, moluscos, plantas e répteis de água doce, mostrando a sua diversidade e beleza, mas sobretudo a sua urgente conservação. Isabel Fernandes, especialista em fungos aquáticos no CBMA, colaborou neste relatório, sugerindo a inclusão da Collembolispora barbata. “Não há nada feito no mundo ao nível da conservação de fungos de água doce, logo a sua presença neste relatório é um marco para alertar a população, os decisores políticos e até a comunidade científica para a importância da conservação deste grupo de microrganismos, que são ainda pouco estudados e envolvem poucos investigadores a nível global”, justifica.

Isabel Fernandes (Foto: DR)

A investigadora salienta que, embora o número de artigos científicos na área tenha vindo a aumentar, na sociedade persiste a ideia de que os fungos prejudicam a saúde e o ambiente: “Os fungos não se resumem apenas ao pé de atleta ou aos patogénicos que atacam as vinhas, pois existem muitas espécies que são essenciais para os ecossistemas”. São eles os principais responsáveis por reciclar a matéria orgânica de origem vegetal nos rios, charcos ou ribeiros, que depois vai servir de alimento a muitos animais. “Os fungos aquáticos são, por isso, um elo essencial nas redes alimentares dos ecossistemas de água doce, desempenhando um papel fulcral no funcionamento destes ecossistemas”, frisa.

Poluição e alterações climáticas entre as ameaças

As espécies apontadas no relatório têm como principais ameaças a poluição por químicos (como pesticidas, fungicidas e fertilizantes), as alterações climáticas, o excesso de nutrientes nas águas e as alterações do uso do solo. “Se continuar o aquecimento medio anual, há espécies que talvez se adaptem, mas outras podem ser mais sensíveis”, assinala Isabel Fernandes. A investigadora defende ainda a rápida aposta na proteção das florestas ribeirinhas, já que os campos agrícolas estendem-se amiúde até ao limite dos ribeiros, sacrificando recursos alimentares de muitos seres vivos que ali vivem”.

Fotos: DR.

Atualidade

Barcelos retoma o investimento em saneamento após 15 anos sem nenhuma obra

Publicado

on

Após 15 anos de interrupção, devido ao contencioso que a Câmara Municipal manteve com a empresa Águas de Barcelos, e que o atual Executivo Municipal conseguiu sanar, arrancou no início desta semana, na freguesia de Campo, a execução da primeira obra da rede pública de saneamento, integrada no Plano de investimentos da empresa Águas de Barcelos.

Acompanhado pelos responsáveis da Concessionária do Serviço: administrador Luís Vasconcellos e diretor geral Hilário Seara, o presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, esteve, ontem, no local onde estão a decorrer os trabalhos da empreitada, para marcar simbolicamente este momento de retoma do investimento na rede de saneamento.

“É com enorme satisfação que assinalámos o retomar de um investimento que nunca deveria ter sido parado, muito menos 14 anos consecutivos, o que resultou num lamentável atraso no acesso das populações a este serviço tão importante para os nossos munícipes”. O Presidente da Câmara assegurou que “esta será a primeira de muitas mais obras na rede de saneamento, o que vai permitir que o nosso concelho atinja melhores patamares de desenvolvimento”. Recorde-se que o Plano de Investimentos tem previstos mais 25 milhões de euros para extensão de redes de abastecimento de água e serviço de saneamento.

Por seu lado, o Presidente da Junta de Freguesia, Filipe Silva, explicou a importância desta realização para os moradores daquela área, afirmando que “muitos construíram as suas casas e comércios com a garantia de que teriam rede de saneamento, mas tiveram de esperar mais de uma década para que a obra se concretizasse.  Felizmente que agora essa lacuna está a ser resolvida, o que nos deixa muito satisfeitos e felizes com este desfecho”.

A empreitada adjudicada pela Águas de Barcelos à empresa Martins e Filhos Lda., pelo valor de 140 mil euros, contempla o prolongamento da rede de saneamento na Rua do Casal e EM 543, na freguesia de Campo e deverá ficar concluída num prazo de 140 dias.

A extensão deste troço de rede de saneamento é de 1246m, estando prevista a construção de 50 novos ramais de águas residuais, estimando-se que sejam servidos mais 150 habitantes.

Esta empreitada representa um aumento de 11% na cobertura de rede de saneamento desta freguesia, atingindo assim os 90%, sendo que no âmbito deste projeto, numa segunda fase serão executados mais 800 metros de rede, os quais permitirão aumentar a cobertura do serviço de saneamento na freguesia de Campo para os 95%.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia dedica semana à Juventude

Publicado

on

O Município de Anadia vai dedicar a semana de 23 a 28 de setembro à juventude, dinamizando um conjunto de atividades, culminando com o “Festival Anadia Jovem”.

A semana começa (23 de setembro) com o workshop “Finanças inteligentes: o teu futuro começa agora”, dinamizado por Ana Januário, economista e educadora financeira certificada. A atividade vai decorrer na Biblioteca Municipal de Anadia, a partir das 18h00, tendo como público-alvo adolescentes, jovens e jovens adultos. Pretende-se com esta iniciativa capacitar os participantes a compreender e a elaborar orçamentos realistas, considerando fontes de rendimento, despesas e metas de poupança. Por outro lado, incutir hábitos financeiros saudáveis, destacando a importância da poupança regular, bem como familiarizar e explicar conceitos como o IRS, Segurança Social e Recibos Verdes. Os interessados em participar devem efetuar as respetivas inscrições para o e-mail juventude.m.anadia@gmail.com, para o Instagram @anadiajovem ou através do telefone 231 519 090.

Na 3ª-feira, dia 24, o Cineteatro Anadia acolhe, entre as 8h00 e as 17h30, a Conferência “Começar Hoje”, com um variado leque de oradores, nomeadamente Jorge Faustino, Ricardo Carriço, Mariana Barbosa, Rui Bairrada, Rita Piçarra, Alexandra Lemos e Bárbara Tinoco. Evento transformacional em que os jovens têm contacto com profissionais com percursos fantásticos, num ambiente que proporciona a mudança e alinhamento de mindsets, levando os jovens a perceber realmente qual será o seu futuro profissional e a forma como podem lá chegar. Atividade destinada a jovens do 11º e 12º ano dos estabelecimentos de ensino do concelho de Anadia.

Na 4ª-feira, 25 de setembro, o Parque Urbano de Anadia acolhe, entre as 14h00 e as 19h00, desportos de aventura, nomeadamente escalada, slide e teia, e surf mecânico. Esta atividade é aberta à comunidade. Paralelamente, neste dia, elementos da Força Aérea Portuguesa estarão presentes no local para apresentação do vasto leque de formação e condições de ingresso neste ramo das Forças Armadas. Os jovens serão, ainda, contemplados com oferta de experiência em simulador de voo e/ou em sistemas de realidade virtual, numa tenda destinada para o efeito. Este dia contará ainda com animação musical a cargo do DJ Mr. White.

Na 5ª-feira, dia 26, a partir das 18h00, a Biblioteca Municipal de Anadia acolhe a masterclass “Falar em público e Técnicas de Apresentação”, dinamizada por Alexandra Ataíde, da Universidade de Aveiro. Pretende-se, com esta iniciativa, dar a conhecer a estrutura base numa apresentação; identificar técnicas de apresentação a aplicar na conceção de uma apresentação; aprender formas de conexão com a audiência; analisar com eficácia apresentações em público; aprender a planear uma apresentação em público de forma eficaz, assim como aprender estratégias para lidar com o medo e a ansiedade de comunicar em público. As inscrições devem ser efetuadas para o e-mail juventude.m.anadia@gmail.com, para o Instagram @anadiajovem ou através do telefone 231 519 090.

A semana da Juventude culmina com o “Festival Anadia Jovem” que decorre na sexta-feira e no sábado, respetivamente 27 e 28 de setembro. À semelhança dos anos anteriores, decorrerá no anfiteatro do Vale Santo (recinto da Feira da Vinha e do Vinho), em Anadia. No primeiro dia do evento, a animação estará a cargo de Vaskiiito, Mizzy Miles, Sara Santini, DJ’s Pedro Moniz e André Cardoso. No segundo, o palco do Festival conta com a presença do Applause Band, Badoxa, Kiss Kiss Bang Bang, Mr. White e Tiede.

As entradas no recinto são gratuitas.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Atualidade

Força Aérea vigia Mediterrâneo até ao final do ano

“Elefantes” retomam operação em 5 de setembro

Publicado

on

A Força Aérea volta a destacar militares e um avião C-295M para a vigilância do Mediterrâneo, numa missão promovida pela Agência FRONTEX, que vai decorrer a partir da Base Aérea de Málaga, em Espanha. Esta missão, denominada Joint Operation Índalo 2024, tem como objetivo a salvaguarda da vida humana, a prevenção de migração ilegal e o tráfico de seres humanos, bens e armamento, combate ao tráfico de estupefacientes, controlo e fiscalização de atividades de pesca, controlo da poluição marítima, combate ao tráfico de estupefacientes e controlo do tráfego marítimo, através da vigilância da guarda de fronteiras e costeira.

Com partida para 5 de setembro, esta é a segunda fase da missão, depois de uma primeira fase que decorreu entre 20 de março e 10 de julho do presente ano. Recorde-se que, durante aquele período, a Força Aérea detetou perto de 18 mil embarcações, sendo que 14 delas representavam imigração ilegal, detetando 202 migrantes, e 428 relacionadas com atividades ilícitas, num total 320 horas de voo.

O destacamento da Força Aérea vai operar a partir da Base Aérea de Málaga até dia 27 de novembro.

Foto: FAP.

Continuar a ler

Mais lidas