Connect with us

Atualidade

Festival MUSCARIUM duplica o número de residências artísticas na edição de 2023

Publicado

on

A nona edição do MUSCARIUM investe na realização de mais residências artísticas e quer atrair os públicos a ocuparem as salas de ensaios. Ao todo, oito coletivos, nacionais e internacionais, vão estar a criar as suas obras pelo concelho de Sintra.

Para a equipa do teatromosca, verão é sinónimo das últimas preparações para o MUSCARIUM – festival de artes performativas em Sintra.  A nona edição terá lugar de 2 de setembro a 1 de outubro, em vários locais do concelho. Com a realização de oito residências artísticas, duas por semana, o teatromosca ambiciona, por um lado, aproximar, ainda mais, as equipas artísticas e os públicos. Por outro, pretende que os artistas em residência se possam conhecer, dialogar e colaborar.

Em residência artística, estarão artistas de dança, teatro e das artes visuais. Carlota Rosón, artista galega, experimentará as linguagens da dança contemporânea, clown e acrobacia na obra “COLLIGE, VIRGO, ROSAS”, enquanto Bruna Carvalho, bailarina e coreógrafa portuguesa, explora a ideia de “A Ausência da Minha Presença”. Na semana dedicada à escrita e dramaturgia, André Murraças, escritor, encenador, dramaturgo, cenógrafo e intérprete, começa a escrever um solo sobre o bullying na adolescência, “O Meu Amigo Freddy Krueger”. Da Bulgária chegam os coletivos de artistas, Radar Sofia e Drama Pact, com o espetáculo “A Hora da Verdade #2/The Hour of Truth #2” no qual desafiam sete artistas, cujo trabalho principal não implica aparecer em frente ao público, a contar a sua verdade em palco, e serem protagonistas por um dia. A chamada aberta para interessados a participar nesta residência está disponível até 18 de agosto.

A semana três do MUSCARIUM acolhe os ensaios do espetáculo “Maria Coroada”, uma ​coprodução A Companhia João Garcia Miguel, ASTA e Alma d’Arame. A quarta, e última, semana de festival celebra o diálogo intergeracional. Renata Bueno e Sezen Tonguz desenvolvem o projeto “Correspondência” com os seniores, beneficiários do Espaço Projeto Movimenta-te da Junta de Freguesia de Algueirão Mem-Martins. Maria Caetano Vilalobos estará a trabalhar com um grupo de jovens em torno das temáticas da educação sexual e emocional no projeto “Em Geral Não”. Todas as residências artísticas têm, no final da semana, um momento de apresentação pública do trabalho, de entrada livre, seguido de uma conversa com os espetadores.

Nesta edição, destacam-se os espetáculos para os mais pequenos, maiores de 3 anos, como é o caso de “Isto é tudo inventado” da Imaginar do Gigante e “Corpo Pequenino, Olhos de Gigante”, a partir de “O Menino d’ Olhos de Gigante”, de Almada Negreiros, do Teatro Estúdio Fontenova. Para maiores de 6 anos, “RESPIRAR (doze vezes)”, uma coprodução teatromosca, Teatro Art’Imagem e La Tête Noire – La Compagnie, com ​texto de Marie Suel, ​encenação de Patrice Douchet, e banda sonora original de Noiserv, estreia a 16 de setembro, no AMAS – Auditório Municipal António Silva, depois da residência de ensaios finais, também, inserida no festival.

Por seu lado, o público jovem e adulto poderá assistir aos “Os Amores Encardidos de Padi & Balbina” da companhia de teatro, Cães do Mar. A dança está presente com o espetáculo “TABÚ” do Colectivo Glovo, vindo da Galiza. O MUSCARIUM#9 terminará a 1 de outubro com o concerto Encontros com o Jazz no Dia Mundial da Música, do Jazz Ensemble do Conservatório de Música de Sintra e Big Band da Academia de Música e Dança do Fundão.

A programação do festival, que poderá ser consultada em www.teatromosca.com, ainda contempla uma exposição, o lançamento de dois livros e duas formações. Os bilhetes para os espetáculos já se encontram à venda na BOL e locais habituais, com valores que variam entre 5 € e 7 €. Os ensaios abertos ao público e o concerto de encerramento são de entrada livre, limitada à capacidade da sala, pelo que se aconselha reserva. Para mais informações sobre os workshops e a chamada aberta, deverá contactar geral@teatromosca.com.

Imagem: Alex Gozblau.

Atualidade

Loures: Homem de 62 anos detido por tráfico de estupefaciente

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 9 de maio, pelas 20h30, na união de freguesias Santo Adrião e Olival Basto, procedeu à detenção de um homem de 62 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.

No decorrer de um policiamento de prevenção e visibilidade, os polícias abordaram uma viatura e seus ocupantes para efeitos de fiscalização.

Durante a abordagem, foi localizado na posse de um dos ocupantes, uma bolsa com vários sacos contendo produto suspeito de ser estupefaciente, que se veio a confirmar tratar-se de 341 doses individuais de heroína.

O detido recolheu ás celas de detenção do COMETLIS, tendo sido presente perante Autoridade Judiciária para 1.º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por suspeita da prática do crime de furto no interior de estabelecimento comercial

Publicado

on

No dia 14 de maio, pelas 12h10, na rua Quinta do Bispo de Angola – Meadela, em Viana do Castelo, foi detido um homem, de 33 anos de idade, operário da construção civil e residente na Ponte da Barca.

Polícias do efetivo da Esquadra de Viana do Castelo, na sequência de informações dando conta da prática de um furto no interior de um estabelecimento comercial, localizado na avenida dos Combatentes da Grande Guerra, na cidade de Viana do Castelo, ali se deslocaram.

No decurso das medidas de polícia desenvolvidas, na rua supramencionada, elemento policial da Esquadra de Trânsito, efetuou a interceção do acima identificado, que, momentos antes, através de astúcia, se havia introduzido no interior do referido estabelecimento comercial e subtraído diversas peças de ourivesaria. De referir ainda que o suspeito, havia tentado proceder à venda dos artigos furtados junto de um estabelecimento comercial localizado nas imediações da artéria onde veio a ser intercetado e detido.

Os bens subtraídos foram todos recuperados e reconhecidos pela responsável da loja. A proprietária do estabelecimento formalizou queixa junto de departamento policial.

O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Vila do Conde: Três detenções por furto

Publicado

on

No dia 13 de maio, pelas 20h05, na Rua Aristides Sousa Mendes, em Vila do Conde, a Divisão Policial de Vila do Conde procedeu à detenção de três homens, entre os 30 e os 40 anos de idade, desempregados e residentes em Braga, Porto e Viana do Castelo, pelo crime de furto.

Após denúncia de uma bicicleta furtada pelas 18h45, e com base na indicação e na descrição de três suspeitos e de uma viatura envolvida, a PSP encetou diligências no sentido de identificar e intercetar os mesmos, vindo a localizar a viatura suspeita pelas 20h00 num posto de combustível com os suspeitos no interior da mesma.

Após terem sido abordados, para além da bicicleta furtada, foi ainda constatada a existência de diversos artigos que os suspeitos não justificaram a sua posse, suspeitando-se de uns serem furtados e outros de servirem para a prática de furtos, nomeadamente: 2 rebarbadoras; 2 berbequins; 2 parafusadoras, 1 trotinete; 5 kispos do Clube de Futebol do Rio Ave; 4 telemóveis; ferramentas e acessórios diversos; e 4 garrafões de 25 litros vazios e um funil.

No decorrer da s diligências policiais foi possível apurar que as matrículas apostas no veículo não correspondiam ao mesmo e no interior estavam as corretas, sendo que estas correspondiam à viatura referenciada como envolvida em diversos furtos anteriores, pelo que se procedeu à apreensão da mesma.

Os detidos encontram-se a ser presentes no Juízo de Instrução Criminal de Matosinhos para 1º interrogatório judicial visando a aplicação de eventuais medidas de coação.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas