Connect with us

Atualidade

ÉvoraWine regressa já esta sexta-feira com mais de 250 vinhos do Alentejo em prova

Evento decorre sexta e sábado, em Évora

Publicado

on

A 8ª edição do ÉvoraWine acontece já esta sexta-feira e sábado, nos dias 19 e 20 de maio, na Praça do Giraldo, em Évora. Nos dois dias da iniciativa que junta vinho, gastronomia e a cultura alentejana, os visitantes vão ter a oportunidade de degustar mais de 250 referências de cerca de 40 produtores da região.  

A sessão de abertura do ÉvoraWine está agendada para as 17h15, na Rota dos Vinhos do Alentejo (Rua Cinco de Outubro nº 88, 7000-854 Évora), e a partir das 18h00, o maior evento de vinhos da região vai começar a receber os amantes e curiosos de vinho nacionais e estrangeiros no centro da capital alentejana, na Praça do Giraldo.

A mostra de vinhos vai contar, nos dois dias do evento, às 18h30, com sessões de showcooking: na sexta-feira com o Chef Rui Fialho, do Restaurante Fialho, e no sábado a sessão está a cargo do Chef Naldo, do Restaurante Tábua do Naldo. 

Os visitantes vão, também, ter a oportunidade de assistir a atuações regionais das Cantadeiras do Redondo, da banda Raquel, Francisco & Friends, do grupo Escolas de Sevilhanas, do saxofonista David Carrapo, da banda Los Colchoneros e, ainda, poder ouvir os cantares alentejanos dos Almocreves e ver o espetáculo de Tinho Pinho.

O evento é de entrada livre e o copo para prova e a bolsa de suporte têm um custo associado de 10 euros por dia.

Programa

Sexta-feira, 19 de maio

17h15 – Sessão de abertura do ÉvoraWine na Rota dos Vinhos do Alentejo

18h00 – Entrada na Praça do Giraldo

18h30 – Showcooking do Chef Rui Fialho

18h30 – Atuação dos Almocreves

19h39 – Cantadeiras do Redondo

20h30 – Espetáculo Tinho Pinho

21h30 – Raquel, Francisco & Friends

Sábado, 20 de maio  

18h00 – Entrada na Praça do Giraldo

18h30 – Showcooking do Chef Naldo

18h30 – Atuação do grupo Escolas de Sevilhanas

20h00 – Atuação do saxofonista David Carrapo

21h00 – Banda Los Cochoneros

Produtores

A marcar presença nesta edição do ÉvoraWine estão 38 produtores alentejanos: Comenda Grande; Herdade Paço do Conde; Adega de Borba; Monte do Álamo; Ervideira; Fundação Eugénio de Almeida; Tapada de Chaves; Aldeias da Juromenha; Quinta do Paral; João Portugal Ramos Vinhos; Tiago Cabaço Winery; Adega Mayor; Tapada de Coelheiros; Vinhos Pêra-Grave; Terrenus Veritae/ Vinhos Folha do Meio; Herdade das Servas; Casa de Sabicos; Quetzal; Aromas do Sul; Mamoré de Borba – Sovibor; Adega de Redondo; Herdade Grande; Ribafreixo Wines & Herdade da Rocha; Herdade da Mingorra; Herdade dos Coteis; Herdade do Peso; LV- Lobo de Vasconcellos Wines; Mainova; António Maçanita; Herdade da Malhadinha Nova; Quinta da Pigarça; Quinta da Plansel; HMR – Vinhos Pousio; Ravasqueira; Figueirinha; Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito; Vinipax – Município de Beja e Herdade do Mouchão.

O ÉvoraWine 2023 vai levar muitas novidades à Praça do Giraldo, em Évora, de 19 a 20 de maio, e juntar vinhos, petiscos, enoturismo e cultura do Alentejo para celebrar a força da região. Para a maior edição de sempre, esperam-se perto de 8 mil visitantes portugueses e estrangeiros e um número recorde de produtores associados. A oitava edição do maior evento de vinho do Alentejo tem como parceiros o Turismo do Alentejo, a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, a Confraria dos Enófilos do Alentejo e a Câmara Municipal de Évora.

Sobre o Turismo do Alentejo

A Turismo do Alentejo, ERT é a entidade regional responsável pela valorização e promoção turística do território, competindo-lhe realizar a gestão integrada do Destino. Na sua missão privilegia, entre outras atividades, a captação e realização de eventos que, pelo seu posicionamento e notoriedade, podem contribuir para a projeção da imagem do Alentejo e do Ribatejo, contribuindo para a dinâmica de negócio e da atividade turística.

Foto: DR.

Atualidade

Loures: Homem de 62 anos detido por tráfico de estupefaciente

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 9 de maio, pelas 20h30, na união de freguesias Santo Adrião e Olival Basto, procedeu à detenção de um homem de 62 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.

No decorrer de um policiamento de prevenção e visibilidade, os polícias abordaram uma viatura e seus ocupantes para efeitos de fiscalização.

Durante a abordagem, foi localizado na posse de um dos ocupantes, uma bolsa com vários sacos contendo produto suspeito de ser estupefaciente, que se veio a confirmar tratar-se de 341 doses individuais de heroína.

O detido recolheu ás celas de detenção do COMETLIS, tendo sido presente perante Autoridade Judiciária para 1.º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por suspeita da prática do crime de furto no interior de estabelecimento comercial

Publicado

on

No dia 14 de maio, pelas 12h10, na rua Quinta do Bispo de Angola – Meadela, em Viana do Castelo, foi detido um homem, de 33 anos de idade, operário da construção civil e residente na Ponte da Barca.

Polícias do efetivo da Esquadra de Viana do Castelo, na sequência de informações dando conta da prática de um furto no interior de um estabelecimento comercial, localizado na avenida dos Combatentes da Grande Guerra, na cidade de Viana do Castelo, ali se deslocaram.

No decurso das medidas de polícia desenvolvidas, na rua supramencionada, elemento policial da Esquadra de Trânsito, efetuou a interceção do acima identificado, que, momentos antes, através de astúcia, se havia introduzido no interior do referido estabelecimento comercial e subtraído diversas peças de ourivesaria. De referir ainda que o suspeito, havia tentado proceder à venda dos artigos furtados junto de um estabelecimento comercial localizado nas imediações da artéria onde veio a ser intercetado e detido.

Os bens subtraídos foram todos recuperados e reconhecidos pela responsável da loja. A proprietária do estabelecimento formalizou queixa junto de departamento policial.

O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Vila do Conde: Três detenções por furto

Publicado

on

No dia 13 de maio, pelas 20h05, na Rua Aristides Sousa Mendes, em Vila do Conde, a Divisão Policial de Vila do Conde procedeu à detenção de três homens, entre os 30 e os 40 anos de idade, desempregados e residentes em Braga, Porto e Viana do Castelo, pelo crime de furto.

Após denúncia de uma bicicleta furtada pelas 18h45, e com base na indicação e na descrição de três suspeitos e de uma viatura envolvida, a PSP encetou diligências no sentido de identificar e intercetar os mesmos, vindo a localizar a viatura suspeita pelas 20h00 num posto de combustível com os suspeitos no interior da mesma.

Após terem sido abordados, para além da bicicleta furtada, foi ainda constatada a existência de diversos artigos que os suspeitos não justificaram a sua posse, suspeitando-se de uns serem furtados e outros de servirem para a prática de furtos, nomeadamente: 2 rebarbadoras; 2 berbequins; 2 parafusadoras, 1 trotinete; 5 kispos do Clube de Futebol do Rio Ave; 4 telemóveis; ferramentas e acessórios diversos; e 4 garrafões de 25 litros vazios e um funil.

No decorrer da s diligências policiais foi possível apurar que as matrículas apostas no veículo não correspondiam ao mesmo e no interior estavam as corretas, sendo que estas correspondiam à viatura referenciada como envolvida em diversos furtos anteriores, pelo que se procedeu à apreensão da mesma.

Os detidos encontram-se a ser presentes no Juízo de Instrução Criminal de Matosinhos para 1º interrogatório judicial visando a aplicação de eventuais medidas de coação.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas