Connect with us

Atualidade

Escola de Psicologia da Universidade do Minho celebra, amanhã, 14 anos

Laborinho Lúcio e Tiago Pereira estão entre os oradores

Publicado

on

A Escola de Psicologia da Universidade do Minho (EPsi) comemora o 14º aniversário esta quarta-feira, com uma cerimónia, às 14h30, no seu auditório multimédia, no campus de Gualtar, em Braga.

A sessão abre com a palestra “Contributos da Psicologia para um ponto final à pobreza”, por Tiago Pereira, da direção da Ordem dos Psicólogos Portugueses. O momento inclui, também, uma intervenção de Laborinho Lúcio, que é juiz conselheiro jubilado do Supremo Tribunal de Justiça, escritor, professor e ex-ministro.

O programa prossegue, depois, com a entrega de prémios e reconhecimentos, além dos discursos da presidente da Associação de Estudantes de Psicologia da UMinho, Mariana Magalhães, do Presidente da EPsi, Miguel Gonçalves, e do Vice-reitor da UMinho, Eugénio Campos Ferreira. Prevê-se, ainda, um vídeo sobre a Escola e uma breve atuação musical de alunos do mestrado em Psicologia Clínica e Psicoterapia de Adultos.

As comemorações começam mais cedo, às 11h30 e no mesmo local, com a conferência inaugural “Diversidade, incerteza e risco – os uns e os outros”, por Laborinho Lúcio. A moderação cabe a Maria do Céu Taveira, coordenadora do Laboratório de Aprendizagem, Instrução e Carreira do Centro de Investigação em Psicologia (CIPsi).

Nascida em 2009 após a extinção do Instituto de Educação e Psicologia, a EPsi tem 674 alunos inscritos em 13 cursos, 29 docentes, 26 investigadores e sete trabalhadores técnicos, administrativos e de gestão. É organizada em três subunidades orgânicas: o Departamento de Psicologia Básica, o Departamento de Psicologia Aplicada e o CIPsi, classificado como “Excelente” nas duas últimas avaliações da tutela. Integra, ainda, há sete anos, a Associação de Psicologia da UMinho, que presta serviços à comunidade, articulando os seus projetos de ensino/investigação e em parceria com os municípios de Braga e Guimarães. Tem, igualmente, ligações estreitas com o laboratório colaborativo ProChild. O site oficial é www.psi.uminho.pt.

Foto e imagens: UM.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas