Atualidade
Escola das Artes da Católica do Porto lança Formação internacional especializada em Pós-Produção para Cinema
Mark Mangini, designer de som e vencedor de dois óscares, será um dos tutores

Claire Atherton (referência internacional da Montagem para Cinema), Mark Mangini (vencedor de 2 Óscares da Academia e 6 nomeações para Óscares), Mariana Gaivão (realizadora, montadora e coordenadora do curso), Paulo Américo (um dos mais reputados coloristas de cinema em Portugal), Ricardo Ferreira (especialista de Efeitos Visuais premiado com 2 Óscares), Vasco Carvalho (especialista em design de som em Portugal) e Alexander Gerner (especialista em Estética de Generative A.I. nas Artes) são os tutores da nova formação em Pós-Produção de Cinema lançada pela Escola das Artes, da Universidade Católica no Porto. O objetivo: preparar futuros profissionais de cinema e audiovisual para um trabalho inovador e de vanguarda nas várias áreas de pós-produção, elevando a sua aprendizagem e prática aos mais altos padrões contemporâneos.
“O desenvolvimento de conhecimentos e competências sobre pós-produção acompanhará a construção de uma consciência teórico-prática, com o objetivo central de preparar os participantes para uma colaboração criativa aprofundada com os autores dos filmes, acompanhando tanto as mais conceituadas metodologias como as mais recentes tendências da indústria nesta área,” refere Nuno Crespo, diretor da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa.
Como aprender e ensaiar o pensamento criativo a par do domínio técnico na Pós-Produção? “Neste curso, o exercício prático da Montagem de Imagem, do Desenho e Montagem de Som, dos Efeitos Visuais e do Grading, será feito a partir do material bruto de longas-metragens contemporâneas, em ambiente real, ensaiando e testando metodologias de trabalho, da organização e primeiro visionamento ao último corte, assim como o pensamento dramatúrgico, rítmico, espacial e temporal necessário às questões tanto técnicas quanto profundamente criativas que cada uma destas etapas coloca ao montador de imagem, som, artista VFX ou colorista”, salienta Mariana Gaivão, coordenadora do curso especializado de Pós-Produção de Cinema, da Escola das Artes.
O curso será lecionado por docentes da Escola das Artes e por tutores convidados, nacionais e internacionais, com reconhecida experiência e trabalho de referência nas diferentes áreas afetas à Pós-Produção. Entre eles, incluem-se: Claire Atherton, referência internacional na montagem de cinema que foi colaboradora próxima de Chantal Akerman e montadora de filmes de outros realizadores como Éric Baudelaire ou Wang Bing; Mark Mangini, designer de som, vencedor de dois Óscares da Academia de Hollywood com Dune e Mad Max Fury Road, e nomeado outras seis vezes pela Academia em filmes como Blade Runner 2049, Star Trek I, IV e V, O Quinto Elemento e Gremlins; Mariana Gaivão, coordenadora do curso, programadora de cinema, realizadora e montadora de filmes de realizadores como Marco Martins e João Pedro Rodrigues, exibidos em festivais como Cannes, Berlim, Veneza ou Locarno; Paulo Américo, um dos mais reputados coloristas de cinema em Portugal, com mais de 15 anos de experiência e participação em cerca de uma centena de filmes; Ricardo Ferreira, especialista de efeitos visuais que integrou a equipa que venceu dois Óscares de Melhores Efeitos Visuais com Interstellar (2015) e Ex-Machina (2016); Vasco Carvalho, designer de som com mais de 20 anos de experiência que trabalhou no desenho e/ou mistura de som de mais de 60 filmes, muitos deles exibidos e premiados em festivais nacionais e internacionais; e Alexander Gerner, especialista em estética de Generative A.I., incluindo as suas aplicações à arte e aos media, num momento de transição tecnológica prestes a revolucionar toda a prática de criação visual.
A formação vai decorrer entre abril e setembro, em regime pós-laboral.
Mais informação:
https://artes.porto.ucp.pt/pt-pt/formacao-especializada-em-pos-producao-para-cinema
Imagem: UCP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
Atualidade
Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto
Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.
A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.
De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.
Foto: CCOB.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca