Connect with us

Atualidade

Educação STEAM do Município de Aveiro vence edição nacional dos European Enterprise Promotion Awards

Aveiro distinguiu-se na categoria “Investimento nas Competências Empreendedoras”

Publicado

on

A estratégia de Educação STEAM, promovida pela Câmara Municipal de Aveiro em toda a rede escolar do município, venceu a edição nacional deste ano dos European Enterprise Promotion Awards, na categoria “Investimento nas Competências Empreendedoras”.

Coordenada, em Portugal, pelo IAPMEI, a iniciativa da Comissão Europeia, que visa distinguir boas práticas de promoção do empreendedorismo na Europa, atribuiu o primeiro lugar ao projeto Educação STEAM em Aveiro, uma metodologia de ensino que prevê a integração de conhecimentos de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, no sentido de preparar os alunos para desafios do futuro, quer como cidadão, quer no mercado de trabalho.

Em Aveiro, a implementação deste modelo de ensino, que se materializa, por exemplo, através dos laboratórios Tech Labs, é desenvolvida em parceria com os sete agrupamentos de escola e a Universidade de Aveiro, através da Fábrica Centro Ciência Viva. Destaque, ainda, para outras atividades como a plataforma de literacia em código UBBU ou o concurso “A tua ideia conta”, no qual participam ainda as duas escolas profissionais do município, a Gesentrepreneur, a Betweien, a Starteatro, a UA Incubator e empresários locais, que também são reconhecidos neste Prémio Europeu de Promoção Empresarial.

A promoção de competências STEAM, que arrancou através da Aveiro Tech City em 2019 nas escolas, desde o 1º ciclo ao ensino secundário, está já em execução em toda a rede escolar do município, respondendo assim à estratégia política da Câmara Municipal de Aveiro em colocar a Educação como um dos pilares fundamentais para a construção de um município baseado no conhecimento, preparando as novas gerações com as competências necessárias para o seu sucesso na nova era digital.

A aprendizagem é amplamente beneficiada com a interdisciplinariedade e contribui para estimular a descoberta de capacidades e o interesse dos alunos por estas áreas, com a criação de espaços de experimentação e o contacto direto com as TICE, para uma utilização eficiente, crítica e responsável das tecnologias digitais.

Em simultâneo, têm sido promovidas iniciativas de formação junto de professores e educadores, contando já com mais de 500 professores com formação concluída neste âmbito. A implementação desta estratégia de educação STEAM já permitiu o envolvimento de mais de 22.600 estudantes de Aveiro.

É ainda ambição da autarquia, avançar, em 2023, com a criação de uma Rede Europeia de Cidades STEAM, em parceria com a cidade de Oulu – Capital Europeia da Cultura 2026, através da qual seja possível partilhar e aprender com experiências que estejam a ser implementadas noutras cidades da Europa.

A estratégia de Educação STEAM surgiu no âmbito da iniciativa Aveiro Tech City e é, hoje, parte integrante do processo de candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027.

Foto: CMA.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas