Connect with us

Atualidade

Distrito de Aveiro: Sete detidos entre 16 e 19 de junho

PSP apreende arma de fogo, navalha, munições e chicote

Publicado

on

A Polícia de Segurança Pública, no período compreendido entre as 08h00 do dia 16 de junho e as 08h00 de hoje, procedeu à detenção 07 cidadãos.

Em Aveiro, deteve 01 em cumprimento de Mandado de Detenção; 01 por condução sob o efeito de álcool, tendo acusado uma taxa de alcoolemia de 1,54 g/l.; e 02 por condução sem habilitação.

Em Espinho, foi detido 01 por condução sob o efeito de álcool, tendo acusado uma taxa de alcoolemia de 1,78 g/l.

Já em São João da Madeira, deteve 01 por violência doméstica. No dia 17 de junho, pelas 17h40, um homem, de 65 anos, estava a injuriar a esposa, de 64 anos, na via pública, pelo que um cidadão, residente próximo do local, se aproximou do casal, com a intenção de acalmar a situação, tendo o suspeito, de imediato, retirado um chicote da bagageira do seu automóvel e passado a desferir-lhe chicotadas, atingindo-o em várias partes do corpo. De seguida, passou também a agredir a esposa, puxando-lhe o cabelo e desferindo-lhe várias chicotadas, atingindo-a nos braços. A esposa, que, entretanto, solicitou a presença desta Polícia no local, vítima do crime de violência doméstica, cometido em flagrante delito, foi notificada para comparecer, hoje, no Gabinete Médico-Legal Forense / Hospital de Santa Maria da Feira, a fim de ser submetida a exame médico direto. O chicote foi apreendido por esta Polícia [ndr: foto abaixo] e o detido foi presente, hoje, pelas 14h00, ao DIAP de Santa Maria da Feira, para conhecimento de eventual medida de coação.

Foto: PSP.

Em Ovar, foi detido 01 por posse de arma proibida. No dia 17 de junho, pelas 22h39, no seguimento de uma denúncia telefónica, a Polícia intercetou um homem, de 65 anos, quando se encontrava numa esplanada de um café, naquela cidade, na posse de uma arma de fogo, com o respetivo carregador e 7 munições, de calibre 6,35 mm, bem como uma arma branca (navalha), tendo, de imediato, sido apreendidos. De referir que o suspeito transportava a arma de fogo num bolso traseiro das calças, pronta a disparar, estando carregada com 1 munição na câmara e 3 no carregador. Noutros bolsos, transportava as restantes munições e a navalha [ndr: foto de destaque]. O suspeito, que não possuía licença de uso e porte de arma, foi libertado e notificado para comparecer no Tribunal de Ovar, hoje, pelas 10h00, desconhecendo-se, até ao momento, a medida de coação a que possa ter ficado sujeito.

Fotos: DR.

Atualidade

Universidade do Minho lança livro que reflete o futuro da universidade numa perspetiva sustentável

“(E)vidência Futura” é uma proposta editorial, que envolve as doze unidades orgânicas da universidade

Publicado

on

A Universidade do Minho realiza uma sessão de apresentação do livro “(E)vidência Futura”, no dia 4 de fevereiro, pelas 17h00, no B-Lounge da Biblioteca Geral da UMinho, em Gualtar. A publicação, com chancela da UMinho Editora e coordenação de Pedro Bandeira, Susana Gaudêncio e João Cardoso Rosas, lança o mote “Universidade do Minho: projetos e planos em devir no âmbito de um desenvolvimento sustentável”.

O desafio deste projeto editorial, lançado à Comissão Comemorativa dos 50 anos da Universidade do Minho, foi o de convidar as unidades orgânicas a pensar o futuro, indo ao encontro da sua missão, assumindo um compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Os contributos da publicação chegaram de 43 investigadores das diversas escolas e institutos da UMinho.

A sessão contará com a presença e a intervenção do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, do Presidente da Comissão Comemorativa dos 50 anos da UMinho, João Cardoso Rosas, bem como dos coordenadores da obra e de um painel de representantes das 12 unidades orgânicas da universidade que participaram na obra.

Imagem: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Alto Minho FIRECAMP 2025 arranca em Ponte de Lima com debate alargado sobre fogos florestais e cooperação transfronteiriça

Publicado

on

O Alto Minho FIRECAMP 2025 arrancou ontem, dia 30 de janeiro, em Ponte de Lima, reunindo especialistas nacionais e internacionais para debater os desafios da gestão de incêndios florestais. O evento, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), celebra este ano 12 anos de existência, reafirmando-se como um espaço de referência na capacitação e partilha de boas práticas na prevenção e combate a incêndios florestais.

A sessão de abertura contou com a intervenção do primeiro secretário da CIM Alto Minho, Paulo Queiroz, que destacou a evolução do FIRECAMP desde a sua criação, em 2013, e a sua afirmação como um espaço de excelência no debate sobre incêndios florestais, riscos associados e alterações climáticas. Salientou, ainda, que o evento tem sido impulsionado por sucessivos apoios de programas de financiamento europeu, promovendo o intercâmbio de experiências e conhecimentos a nível internacional. A 6ª edição decorre no âmbito do projeto ATEMPO – Asistencia Transfronteriza de Emergencias, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), e pretende dar continuidade ao compromisso com soluções inovadoras e sustentáveis na prevenção e mitigação de incêndios.

Gonçalo Rodrigues, vereador da Câmara Municipal de Ponte de Lima, destacou o papel do FIRECAMP na consolidação de um espaço de excelência para o debate e partilha de conhecimento sobre incêndios florestais, riscos associados e alterações climáticas. Referiu, também, a importância do projeto ATEMPO na capacitação de agentes operacionais, no reforço dos meios disponíveis e na sensibilização das comunidades para a gestão do risco. Enalteceu o compromisso das entidades envolvidas na promoção de um trabalho conjunto que contribua para uma resposta mais eficiente e integrada aos desafios da proteção civil.

Nuno de Almeida, diretor do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza-Norte de Portugal, abordou a recente abertura da 6ª convocatória do POCTEP 2021/2027, a 15 de janeiro, encerrando a 14 de março, constituindo uma oportunidade para projetos na área da proteção civil e alterações climáticas. Destacou a relevância da cooperação transfronteiriça e o impacto do projeto ATEMPO no reforço da resiliência dos territórios face a emergências naturais.

O diretor Xeral de Emerxencias e Interior da Xunta de Galicia, Santiago Villanueva Álvarez, reforçou a importância da colaboração entre as regiões da Galiza, Norte de Portugal e Castela e Leão, sublinhando que, em situações de emergência, as fronteiras desaparecem. Salientou que a cooperação transfronteiriça permite uma resposta mais eficaz e coordenada perante catástrofes, sendo um exemplo de boas práticas na gestão de incêndios e outras emergências.

O Alto Minho FIRECAMP continuou hoje com um programa dedicado a temas como a ecologia do fogo na prevenção de incêndios rurais, a gestão de riscos e impactos das alterações climáticas, a inovação tecnológica na gestão do fogo e a utilização de inteligência artificial para a previsão de desastres naturais. Os debates contarão com especialistas nacionais e internacionais, terminando, às 17h15, com a intervenção do presidente da CIM Alto Minho, Manoel Batista.

Fotos: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Vila Franca de Xira: Homem de 31 anos detido por tráfico de estupefacientes

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Vila Franca de Xira, no dia 29 de janeiro, na freguesia de Vila Franca de Xira, procedeu à detenção de um homem de 31 anos de idade, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente;

Os polícias que se encontravam em serviço de patrulhamento, verificaram uma viatura com uma condução irregular e, ao visualizarem o passageiro da viatura, notaram que era conhecido por várias ocorrências criminais no que concerne ao consumo/tráfico de estupefaciente, motivo pelo qual foi dada ordem de paragem ao condutor.

O passageiro, ao ser questionado se possuía algum produto ilícito, respondeu afirmativamente e entregou uma bolsa 579.78 doses individuais de haxixe, uma navalha e 685 euros em numerário.

O condutor da viatura prestou Termo de Identidade e Residência e o passageiro da viatura foi detido e recolheu às salas de detenção do Comando Metropolitano de Lisboa, encontrando-se a aguardar para ser ouvido em 1º interrogatório Judicial, para aplicação de medidas de coação.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas