Connect with us

Atualidade

Distinção de artesãos encerra 41ª edição da Mostra de Artesanato e Cerâmica de Barcelos

Gala do Artesanato decorreu no dia 04 de agosto, no Parque da Cidade

Publicado

on

“Dignificar, reconhecer, agradecer e homenagear todos os artesãos de Barcelos” é o propósito da Gala do Artesanato, nas palavras do Presidente, Mário Constantino Lopes, que encerrou, a 04 de agosto, a 41ª edição da Mostra de Artesanato e Cerâmica de Barcelos, no Parque da Cidade.

O artesão Manuel Macedo foi distinguido com o Prémio Carreira, prémio este que condecora uma personalidade do artesanato que dedicou a sua vida profissional a esta arte, contribuindo para o seu enriquecimento.

Na categoria Revelação, Boaventura Pereira venceu o Prémio Revelação Artesanato Contemporâneo, enquanto António Ramalho arrecadou o Prémio Revelação Artesanato Tradicional.

No que respeita ao Prémio Inovação, o 1º lugar coube ao artesão Daniel Alonso; na 2ª posição ficou a artesã Rosália Abreu; e o 3º posto foi para o artesão Pinha. Para além dos vencedores, o júri, composto por Teresa Costa e Diana Barbosa, da ADERE CERTIFICA, e por Karine Pascual, da Associação Espanhola de Profissionais de Cerâmica, entendeu também destacar com Menções Honrosas as peças dos artesãos Eduardo Pias, Glória de Araújo e Rosa Cristiana de Sá.

Quanto ao Prémio do Melhor Stand, Rosa Cristiana de Sá arrecadou o 1º lugar, seguido de Hélder Ferreira, com o 2º lugar, e, na 3ª posição, ficou Maria Kabaça.

De destacar a homenagem, a título póstumo, a três grandes mestres do artesanato nacional: Fernando Morgado, Júlio Alonso e Joaquim Miranda. Homens que marcaram o tempo, e com as suas mãos e criatividade modelaram histórias, vidas, contextos, emoções e o quotidiano barcelense ao longo de décadas. Nomes maiores que elevaram de forma categórica o nome de Barcelos em Portugal e no mundo. 

Esta Gala juntou o cancioneiro português e a filarmonia das últimas décadas, com a participação do Maestro Alfredo Macedo e da sua orquestra, composta por músicos barcelenses, e também com as vozes de Débora Faria e Sofia Pereira, e ainda os bailarinos Donald Mind e Inês Fortuna.

“Dignificar, reconhecer, agradecer e homenagear todos os artesãos de Barcelos”

Na cerimónia de entrega dos prémios, o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino Lopes, começou por saudar “as estrelas desta Gala. A gala existe exatamente por causa delas que são os artesãos de Barcelos e todos os outros que vieram até nós.” Para o Presidente, esta gala faz sentido apenas por quatro motivos: “para dignificar, reconhecer, agradecer e homenagear todos os artesãos de Barcelos. É uma riqueza absolutamente notável que nós temos na nossa região e que nos transporta para todo Mundo.” Para o Município, esta gala “é a expressão máxima da cultura, da nossa criatividade, da criatividade das nossas gentes.” Mário Constantino Lopes aproveitou para “destacar o trabalho em ateliê com os nossos jovens, nós podemos arriscar dizer que Barcelos está a criar uma nova geração com a Casa da Criatividade, com estes ateliês que vão também transmitindo para as gerações vindouras este «bichinho» do artesanato.” O Presidente rematou com uma palavra de agradecimento “para quem nos visitou, todos aqueles concelhos vizinhos que vieram, mas também a nível internacional que cá se disponibilizaram a vir”, pois é “este intercâmbio que nos permite projetar ainda mais e cada vez melhor o nome de Barcelos e dos nossos artesãos”.

41ª Mostra de Artesanato e Cerâmica de Barcelos

A 41ª Mostra de Artesanato e Cerâmica de Barcelos, que decorreu de 26 de julho a 4 de agosto, celebrou mais uma vez a excelência do melhor que se faz em Barcelos e em Portugal nas artes e ofícios tradicionais.

Ao longo destes 10 dias, na edição deste ano, em que participaram 122 artesãos, 96 dos quais de Barcelos, as crianças e adultos tiveram a oportunidade de participar nos inúmeros workshops criativos por: Agostinho Coelho, Abílio Pereira, Júlio Ferreira, Glória Araújo, Carlos Dias, Olaria João Lopes, Fátima Miranda, Nicole Pimentel, Rosália Abreu, Ricardo Lopes, Irene Salgueiro, Bernardino Coelho, Joaquim Esteves, Maria Jesus Martins, João Veiga, Rancho Folclórico e Etnográfico “A Telheira de Barqueiros”, e Museu de Olaria.

A animação esteve a cargo de Marisa Liz, Amália Hoje, Siga a Farra, Big Band BMO e Convidados, e ainda as Cantadeiras do Grupo Cénico Lírio do Neiva com a Orquestra Barcina. Também a dança esteve presente com o espetáculo “Liberdade”, apresentado pela ARCA, e a RTP fez um programa especial – a Festa do Emigrante, para celebrar os encontros e reencontros das famílias no mês de agosto.

Fazendo jus ao título de Barcelos Cidade Criativa da UNESCO, a Mostra de Artesanato e Cerâmica constitui uma montra viva de produtos das artes e ofícios, desde a olaria e o figurado, à cestaria, bordados e linhos, passando pelos trabalhos em madeira e em cobre, artigos em pele e têxteis, até ao artesanato contemporâneo e joalharia.

Foto: CMB.

Atualidade

Barcelos: Comissão Municipal de Proteção Civil avalia riscos de incêndios florestais

A palavra de ordem é prevenção

Publicado

on

A Comissão Municipal de Proteção Civil reuniu-se esta manhã, nos Paços do Concelho, para fazer um ponto de situação do risco de fogos florestais, face às elevadas temperaturas que desde sexta-feira assolam o concelho e o país.

Considerando que “vivemos um momento de alerta máximo”, e que “a prevenção é absolutamente decisiva”, o Presidente da Câmara quis ouvir dos vários membros da Comissão as suas impressões e conselhos para lidar com a situação de elevado risco de ignições.

Esta reunião surge depois de o Governo ter decretado a situação de alerta em todo o território no período que iniciou às 13h00 de ontem e se prolonga até ao fim do dia de amanhã.

Com 11 ocorrências nos últimos oito dias, de que resultou uma área ardida de três hectares, o Presidente da Câmara Municipal deixou uma mensagem de agradecimento e de total confiança no trabalho de prevenção e combate aos fogos realizado pelos Bombeiros do concelho. Palavras idênticas foram dirigidas às Forças de Segurança pelo empenho colocado no trabalho de vigilância. Em resposta, os representantes da PSP e da GNR asseguraram que têm o máximo de recursos alocados ao patrulhamento, principalmente nos locais onde o risco de incêndio é mais elevado.

Do lado dos Bombeiros (Barcelos, Barcelinhos e Viatodos), após um ponto de situação relativamente às zonas de Carapeços e Panque, zonas críticas face à possibilidade de reacendimentos, os comandantes ou respetivos representantes também deram nota de que muitos dos seus recursos humanos e meios de combate estão requisitados para ajudar nos combates noutros concelhos. Sublinhando que as forças de combate devem ser solidárias com outros territórios, essa situação, todavia não pode colocar em causa a operacionalidade da prevenção e combate no nosso Município.

Quanto às Juntas de Freguesia, o seu representante na Comissão Municipal assegurou que as autarquias locais estão prontas para ajudar no que for necessário, tendo já identificados os pontos de água junto às zonas mais críticas.

Finalmente, os elementos ligados à autoridade de Saúde Pública informaram que têm ativado o Plano de Contingência, sensibilizando para os riscos de saúde que as ondas de calor potenciam.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Valença convida à descoberta do Património Ferroviário

Publicado

on

A Ecopista do Rio Minho será a protagonista de uma caminhada e visita guiada, gratuita, ao património ferroviário, do antigo ramal de Valença a Monção, sábado, 21 de setembro.

O ponto de encontro está marcado para as 10h00, na Estação dos Caminhos de Ferro de Valença e a visita / caminhada terá uma duração previsível de 4h30.

A atividade proporcionará a descoberta da história do Ramal de Valença a Monção, do seu património, edificado, cultural e azulejar e importância da sua preservação, aproveitando as condições naturais subjacentes a este percurso, hoje uma Ecopista, cuja importância e diversidade natural integra a Rede Natura 2000 e a Zona de proteção para as Aves Aquáticas do estuário do Rio Minho.

O Ramal de Monção era uma linha ferroviária que ligava Valença a Monção. Este troço fez parte da Linha do Minho, até 31 de dezembro de 1989, data em que foi encerrado.

A visita será conduzida por técnicos da Unidade de Ecopistas e Património Histórico e Cultural da IP Património.

Programa:

10h00 – Receção na Sala de Espera da Estação de Valença: breve abordagem histórica sobre a estação;

10h30 – Caminhada pela Ecopista do Minho, com paragens e abordagens várias durante o percurso (Temática da JEP; História do Ramal; Estações Ferroviárias; Rotas dos Azulejos; Ecopista);

12h30 às 14h00 – Pausa para almoço livre, de responsabilidade de cada participante;

16h30 – Fim da jornada (junto aos Portões da Quinta do Castro – Friestas) e regresso (em autocarro).

A meio do percurso será fornecido um reforço de água e fruta.

A visita / caminhada é gratuita, mas requer inscrição prévia, até ao próximo dia 20 de setembro, para o e-mail geral@cm-valenca.pt.

A iniciativa é da IP Património, em parceria com o Município de Valença e decorre no âmbito das Jornadas Europeias do Património 2024 – Rotas, Redes e Conexões.

Imagem: CMV.

Continuar a ler

Atualidade

Portimão: Homem detido por tráfico de droga e falsificação de documentos

Publicado

on

O Comando Distrital da PSP de Faro, através da Esquadra de Portimão, procedeu à detenção de um indivíduo, com 40 anos de idade, pela prática dos crimes de tráfico de estupefaciente e de falsificação de documentos.

A detenção sucedeu no passado domingo, aquando da abordagem do indivíduo no âmbito da fiscalização rodoviária. No momento da fiscalização foram recolhidos indícios de falsificação de documentos, nomeadamente, da sua carta de condução e do cartão de identificação.

Na sequência das diligências policiais, foi encontrado na sua posse produto estupefaciente e verificou-se a existência de dois Mandados de Detenção sobre o suspeito, um para cumprimento de uma pena de prisão de 6 anos, por tráfico de estupefacientes, e, outro, para prestação de Termo de Identidade e Residência.

Da ação policial resultou a apreensão de 6,35 gramas de cocaína, equivalente a 31,75 doses individuais, já acondicionados em doses individuais para venda, um telemóvel e 9 815€ em numerário, que se suspeitam provir da atividade criminosa, assim como 45 saquetas de material de corte.

O detido foi presente perante Autoridade Judiciária para aplicação das medidas de coação consideradas adequadas ou para cumprimento de pena de prisão.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas