Connect with us

Atualidade

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios assinalado em Sintra com atividades gratuitas

Publicado

on

A Câmara Municipal de Sintra assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a 14 de abril, com diversas atividades gratuitas nos Museus Municipais.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios comemora-se a 18 de abril e pretende celebrar a diversidade patrimonial, bem como a solidariedade internacional em torno da salvaguarda e da valorização do património de todo o mundo.

Este ano, subordinado ao tema “Património e Clima”, desenvolvem-se atividades relacionadas com as grandes causas da sustentabilidade e da economia circular, bem como potencializar o património cultural, promovendo os monumentos e sítios históricos e valorizar o património, assim como a sua conservação e proteção.

A autarquia de Sintra assinala esta efeméride com a realização de diversas atividades gratuitas nos museus municipais. O MU.SA – Museu das Artes de Sintra, Museu de História Natural, Museu Ferreira de Castro, Museu Anjos Teixeira e o Museu Leal da Câmara oferecem nesta data: ateliers, caminhadas e visitas guiadas. As atividades destinam-se ao público escolar e ao público em geral. 

Todas as atividades são gratuitas, mas carecem de inscrição prévia.

PROGRAMA

MAT – Museu Anjos Teixeira | 10h00

Visita guiada ao Museu, seguida de ateliê “Trabalhar a Natureza” – oficina ecológica que pretende chamar a atenção dos mais novos para a relação da natureza com a obra dos Mestres. Com materiais recolhidos no jardim, vamos criar uma escultura com pauzinhos, folhas, pedras e sementes.

Destinatários: Pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos.

Participação gratuita, com inscrição prévia através do tlf.: 21 923 8827

MHNS – Museu de História Natural de Sintra | 10h00

Ateliês de Geometria e Matemática nos monumentos de Sintra. Experiências de laboratório sobre o problema da acidez nos monumentos, eletrólise da água, o CO2, apagar a vela com CO2. Outras atividades em parceria com o MAR – Museu da Água e Resíduos.

Destinatários: Público escolar acesso gratuito

Participação gratuita, com inscrição prévia através do tlf.: 219 238 563

MFC – Museu Ferreira de Castro | 10h00

Roteiro Castriano no Centro Histórico de Sintra

Percurso: Partida do Museu – centro da Vila de Sintra – Igreja de Santa Maria – Túmulo de Ferreira de Castro.

Duração previsível: 2 horas. Aconselha-se roupa e calçado confortável.

Destinatários: Público em geral

Participação gratuita, com inscrição prévia através do tlf.: 21 923 8828

MU.SA – Museu das Artes de Sintra | 10h00

Visita guiada “Apanhados do Clima” sob a temática do Património e Alterações Climáticas e um ateliê de expressão artística propositadamente dificultado com a intrusão de elementos que produzem calor e frio, aplicados no decorrer do processo criativo dos alunos.

Destinatários: Público escolar

Participação gratuita, com inscrição prévia através do tlf.: 21 923 6106

CMLC – Casa-Museu Leal da Câmara | 10h00

Visita guiada à Exposição temporária “Leal da Câmara Projetista”

A exposição exibe a peculiar e interessante faceta de projetista e decorador do Mestre Leal da Câmara através da exibição de variadas peças conservadas em reserva na neste museu municipal, como:  plantas aguareladas de moradias, desenhos de mobiliário, cerâmicas de revestimento e esboços de elementos decorativos.

Destinatários: Público em geral

Participação gratuita, com inscrição prévia através do tlf.: 21 923 8841.

Foto: CMS.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas